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SÃO PAULO, 31 de janeiro de 2022
SÃO PAULO, 31 de janeiro de 2022 /PRNewswire/ -- A MZ, empresa líder em soluções para relações com investidores, reuniu nesta quinta-feira (27/1) profissionais de RI de grandes empresas do Brasil durante a terceira edição do IR Summit. Realizado no estúdio da MZ na região da Berrini e com transmissão online, o evento tratou de temas como tendências e novas ferramentas para o mercado. Já o cenário econômico brasileiro para 2022 foi analisado pela convidada especial Thais Heredia, jornalista da CNN. Durante o encontro, a MZ apresentou ainda uma série de inovações, como o MZ Insights e o seu novo portal, a "Netflix do mercado de capitais".
A mediação dos debates foi conduzida por PH Zabisky, CEO, Cássio Rufino, CFO e COO, e João Marin, sócio da MZ.
"A evolução da tecnologia no cotidiano do profissional de RI" foi o tema do painel de abertura. Cássio Rufino destacou dados de um levantamento feito pela empresa mostrando que 85% dos sites de RI já possuem URL amigável e 60%, de acordo com a LGPD, disponibilizam aviso sobre cookies de armazenagem de informação. Ainda segundo o estudo, 30% dos websites não utilizam mais scroll na primeira página. Os números estão de acordo com as estratégias adotadas por Camila Francischelli, da Movida, para comunicação com os investidores. Ela explicou que cada vez mais a companhia se preocupa com a questão da acessibilidade no site, uma vez que a marca preza por tecnologia e inovação. Camila destacou a ferramenta "Movibot", usada para interação e que registra três vezes mais acessos nos períodos de divulgação de resultados. Ela comentou ainda a funcionalidade da ferramenta de IRM.
"Na Movida usamos a tecnologia para fazer um Trending Topics com os principais assuntos comentados nas conferências. Esse material é muito importante para o nosso feedback interno", avaliou.
Alinhado à análise de Camila, Daniel Soraggi, da Estapar, chamou atenção ainda para a importância da comunicação visual. Em relação à ferramenta de IRM, ele explicou que consegue consultar o perfil dos participantes de uma reunião, traçar um roteiro e usar esses dados estrategicamente para ajudar a canalizar e organizar o trabalho de forma mais estratégica.
José Leoni, da CSU, lembra que a tecnologia ajuda a identificar as seções mais ou menos acessadas, priorizando assim o que de fato interessa ao visitante. Em relação ao conteúdo, ele aposta que "menos é mais. "O site é vivo e atualizado frequentemente, com informações ordenadas e na primeira página Quanto mais fácil conseguir navegar, melhor", completou.
Durante o painel, Cássio Rufino apresentou dados de uma pesquisa realizada pela MZ que revelam o aumento das lives em função da pandemia. Em 2021, foram arquivados mais de 750 comunicados desse tipo na CVM. A CSU, uma das empresas que mais produziu apresentações neste formato em 2021, usa o recurso para apresentar a companhia de maneira rápida e estimular a interação. "Nosso acesso tem sido totalmente digital desde o ano passado. Transformamos os webcasts e teleconferência em videoconferência", completou José Leoni.
Camila Francischelli, da Movida, também utiliza as lives para comunicados semanais, principalmente para se relacionar com o investidor pessoa física. Segundo ela, eventos como o Movida Day, que conta inclusive com tradutor de libras, aumentam a acessibilidade e o número de participantes quando comparados com um evento físico. Já Daniel Soraggi, da Estapar, deixou um recado para as empresas que estão começando a utilizar esse modelo: "É possível fazer lives mais básicas para ir amadurecendo até chegar no patamar de superproduções", pontuou.
Métricas
O segundo painel do dia abordou o tema "Métricas para mensurar a efetividade do Programa de RI". Sérgio Serio Filho, da Totvs, abordou os desafios de encontrar as métricas mais relevantes, uma vez que, na sua opinião, não existe uma fórmula única. Ele ressaltou que é importante analisar o contexto do cenário, inclusive internamente, para adotar a métrica correta para medir o valor da empresa. "Mas, atenção para não confundir métrica com meta", alertou.
Antonio Guimarães, da XP, diz que adotou recentemente o valuation relativo como métrica única por ser uma ferramenta simples de acompanhar. Já Fabio Costa, da Flytour, contou que costuma analisar o percentual de interação com os analistas e o quanto consegue converter para avaliar se vale a pena participar de todas as conferências.
Tendências e desafios para o RI
O tópico sobre as principais tendências e desafios para o RI em 2022 foi um assunto para reflexão durante o evento. José Roberto Pacheco, da OdontoPrev, acredita que as companhias deveriam segmentar seus públicos. Para o setor de varejo, por exemplo, ele sugere uma mensagem mais objetiva, sem termos técnicos e em inglês, com explicações claras sobre o negócio. No caso dos analistas, a abordagem deveria incluir conversas mais técnicas e frequentes, considerando a capacidade de comparação com outros modelos e conhecimento de métricas de outros players do segmento. Para ele, o terceiro público - os acionistas - é o mais relevante. Ele ressaltou ainda a importância do feedback. Para José Roberto, um bom programa de RI tem uma base construída com seus pares.
"Esse é um processo que deve acontecer de forma proativa. Façam road shows internos conhecendo os seus negócios", deixou a dica.
Daniela Breathauer, diretora de RI da Via, umas das empresas com maior base de pessoas físicas do mercado, contou como adotou medidas para simplificar a comunicação, tais como produção de vídeos explicativos divulgados junto com apresentações de fatos relevantes. Ela citou ainda ações para ampliar o relacionamento com os acionistas, como melhorias no site e realizações de lives. Renata Oliva, da Positivo Tecnologia, também destacou as novas estratégias de comunicação para acompanhar o crescimento de pessoas físicas. Com 40% de seus investidores como CPFs, a diretora avalia que a pandemia acelerou o processo de digitalização e o acesso a novas ferramentas para munir o RI.
O avanço da agenda ESG, que engloba questões ambientais, sociais e de governança, é outro tema que ganha espaço entre as companhias de capital aberto. Os participantes foram unânimes em afirmar que é preciso dar mais atenção a área, uma vez que os acionistas querem saber se as empresas se sustentam além dos indicadores financeiros. "Esse assunto sempre foi importante, mas atualmente os investidores têm dado mais relevância a ele, principalmente os fundos internacionais", sinalizou Renata Oliva.
Cenário econômico
Também como foco no futuro, Thais Heredia, jornalista da CNN, traçou o cenário econômico de 2022. Por meio de artes, gráficos e levantamentos, a especialista mostrou que é um momento difícil para tomar decisões em função de três pontos fundamentais. O primeiro está ligado a pandemia, no que se refere a tempo, intensidade e vacinação. É preciso levar em conta também a inflação, que se tornou um problema mundial e, por último, questões ligadas as eleições, tais como polarização, políticas econômicas e gastos públicos.
Por outro lado, para impulsionar a economia brasileira, ela acredita nos recursos do benefício governamental "Auxílio Brasil" nas exportações e no agronegócio em detrimento da indústria, e na retomada do emprego, mesmo que de maneira tímida. Ela citou ainda as oportunidades de investimento na área de infraestrutura. Já em relação a confiança, os empresários estão mais otimistas e os economistas pessimistas.
"Outra boa notícia é que o Brasil está pleiteando figurar no grupo de países mais desenvolvidos do mundo com a entrada na OCDE. Estamos avançados em várias frentes, mas temos gargalos como a reforma tributária. O Brasil tem que reafirmar seu compromisso com outros valores, como a redução do desmatamento", avaliou Thais Heredia.
Lançamentos MZ
Durante o encontro, a MZ apresentou cinco inovações para o mercado levando em conta a mudança na forma do consumo de informações. Um dos destaques foi o MZ Insights, que possibilita o acesso a análises de informações de empresas de todo o mundo e percepções de valor em uma única plataforma. De forma dinâmica e intuitiva, a ferramenta auxilia conselheiros, diretores e profissionais de RI no acompanhamento do mercado em tempo real.
Para mensurar e analisar o impacto das comunicações em tempo real, todos os clientes da MZ passam a ter acesso ao novo dashboard do Mailer, que contará com monitoramento em tempo real e relatórios personalizados por e-mai.
A partir de agora, analistas e investidores podem acessar resultados em um formato totalmente interativo, sem o tradicional download de uma planilha estática, com um sistema de resultados interativos dentro do próprio site de RI.
Outro lançamento é o novo Dashboard Webcast. Integrado ao Zoom, a solução tecnológica oferece monitoramento e análises em tempo real das conferências, além de relatórios personalizados e históricos de participantes e perguntas.
E o novo portal vai reunir em um só lugar tudo o que importa para o mercado: transmissões de eventos ao vivo e replays, estudos de mercado, documentos CVM, cases e entrevistas e muito mais, de forma personalizada. Um verdadeiro Netflix do mercado de capitais.
Contato:
Cássio Rufino - cassio.rufino@mzgroup.com
FONTE MZ