CGTN: O mundo se reúne para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim

CGTN: O mundo se reúne para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim

PR Newswire

PEQUIM, 4 de fevereiro de 2022

PEQUIM, 4 de fevereiro de 2022 /PRNewswire/ -- A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 foi realizada no Estádio Nacional de Pequim na noite de sexta-feira.

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 no Estádio Nacional em Pequim, na China, 4 de fevereiro de 2022. /Xinhua News Agency (PRNewsfoto/CGTN)

O presidente chinês Xi Jinping declarou abertos os Jogos de Inverno após o discurso do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.

"Este Ano do Tigre também é um ano olímpico", disse Bach. "O Ano do Tigre e o Tigre Olímpico representam ambição, coragem e força. Graças a essa ambição, hoje a China é um país de esportes de inverno. Mais de 300 milhões de pessoas praticam esportes de inverno em cerca de duas mil estações de esqui e pistas de gelo."

Bach complementou: "Caros atletas, estamos todos com vocês. Estamos todos apoiando vocês. Estamos todos torcendo por vocês."

Parte da apresentação na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 no Estádio Nacional em Pequim, na China, 4 de fevereiro de 2022. /Xinhua News Agency (PRNewsfoto/CGTN)

Zhang Yimou, que foi responsável pela épica cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, foi novamente o diretor-chefe da cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno de 2022. O conceito dos flocos de neve estava no cerne de sua ideia central para o evento de sexta-feira à noite, que contou com duas apresentações. O acendimento da chama olímpica também incluiu o tema.

"Diferentes flocos de neve chegam a Pequim e se juntam em um floco de neve gigante da humanidade", comentou Zhang sobre seu conceito para a abertura em entrevista ao China Media Group (CMG).

Delegações de mais de 90 países e regiões participaram da cerimônia, juntamente com líderes mundiais, como o presidente russo Vladimir Putin, o presidente sérvio Aleksandar Vucic, o presidente argentino Alberto Fernández e o secretário-geral da ONU Antonio Guterres, dentre outros.

Atletas da delegação da China participam do desfile na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 no Estádio Nacional em Pequim, na China, 4 de fevereiro de 2022. /Xinhua News Agency (PRNewsfoto/CGTN)

Como parte da tradição olímpica, os membros da delegação da Grécia foram os primeiros a entrar no estádio durante o desfile dos atletas, seguidos pela delegação da Turquia. Como anfitrião dos Jogos Olímpicos de Inverno, a delegação da China foi a última a desfilar. O patinador de velocidade Gao Tingyu e o atleta de skeleton Zhao Dan carregaram a bandeira nacional chinesa para a delegação.

Ao final da cerimônia, a pira olímpica foi acesa no centro do estádio pela tocha que passou pelas mãos de cerca de 1.200 condutores, incluindo o próprio Bach, durante um revezamento de três dias nas três zonas de competição de Pequim, Yanqing e Zhangjiakou.

Nos próximos 16 dias, cerca de 2.900 atletas competirão em 109 eventos de 15 disciplinas em sete esportes nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

https://news.cgtn.com/news/2022-02-04/Beijing-2022-Winter-Olympics-opening-ceremony-begins-17nLl93I95S/index.html

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1740641/CGTNphoto1.jpg
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1740642/CGTNphoto2.jpg
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1740643/CGTNphoto3.jpg

FONTE CGTN

Voltar noticias em Português no Mundo