CGTN: o que está no topo da agenda da China para o desenvolvimento?

CGTN: o que está no topo da agenda da China para o desenvolvimento?

PR Newswire

PEQUIM, 13 de abril de 2022

PEQUIM, 13 de abril de 2022 /PRNewswire/ -- A China entrou em um estágio de desenvolvimento de alta qualidade, e a província de Hainan, no sul, está liderando os esforços do país para equilibrar a proteção ambiental e o desenvolvimento.

O presidente chinês, Xi Jinping, está em Hainan desde domingo, colocando a conservação ecológica, a revitalização rural e a segurança alimentar no topo da agenda durante sua inspeção.

Sistema de parques nacionais 

Ao inspecionar uma seção do Hainan Tropical Rainforest National Park na segunda-feira, na cidade de Wuzhishan, o presidente Xi enfatizou a importância de impulsionar o desenvolvimento do parque nacional em Hainan.

Ele também destacou a necessidade de compreender plenamente a importância estratégica para o país do desenvolvimento do parque nacional de Hainan e solicitou esforços contínuos e significativos com relação a isso.

Seguindo o princípio de "proteção ecológica em primeiro lugar", a China em 2017 apresentou o plano geral de estabelecer seu novo sistema de parques nacionais em um esforço para promover a harmonia do homem com a natureza, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

No ano passado, o líder chinês anunciou a designação oficial do primeiro grupo de parques nacionais do país ao fazer um discurso de abertura por videoconferência na cúpula de líderes da 15ª reunião da Conferência das Partes para a Convenção de Diversidade Biológica (COP15). O Hainan Tropical Rainforest National Park é um deles.

O parque nacional abrange nove cidades e condados, cobrindo uma área total de mais de quatro mil quilômetros quadrados. O parque abriga as florestas tropicais mais concentradas e bem preservadas da China e o único habitat dos gibões-de-hainan, os primatas mais raros do mundo.

Ao contrário dos parques nacionais comuns, os parques nacionais designados fazem parte da estratégia de "linha vermelha" do país para conservação ecológica e estão sujeitos às mais rigorosas medidas de proteção possíveis.

Com o sistema de parques nacionais tomando forma no país mais populoso do mundo, a China deu um passo concreto em direção a um futuro em que todos os seres podem viver em harmonia e prosperar por meio de um sistema de áreas protegidas tendo como base os parques nacionais.

Revitalização rural a todo vapor 

Durante suas visitas de inspeção por todo o país, o presidente chinês sempre parava para conversar com famílias das áreas rurais. Na segunda-feira, ele entrou nas casas do povo étnico local, os Li, em Maona, um vilarejo na cidade de Wuzhishan, e fez trocas cordiais com com autoridades locais e moradores.

Na praça pública de Maona, os moradores deram as calorosas boas-vindas a Xi.

"Alcançamos uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos e estamos marchando em direção à modernização e promoção da prosperidade comum", disse Xi, incentivando esforços concretos para consolidar as conquistas de redução da pobreza e alinhá-las com o avanço completo da revitalização rural.

A China faz esforços contínuos para o desenvolvimento rural, com o Relatório sobre o Trabalho do Governo divulgado em março enfatizando o aumento da produção agrícola e a promoção da revitalização rural em 2022.

Xi também conclamou os funcionários do Partido a fazerem "todos os esforços possíveis" para garantir que as pessoas possam viver felizes, dizendo que os funcionários do Partido não devem abrigar interesses egoístas, e que devem se dedicar à melhoria da vida das pessoas.

"A preocupação do Partido Comunista da China é como garantir que a vida do povo chinês de todos os grupos étnicos esteja melhorando a cada dia."

"Sementes chinesas" 

A segurança alimentar da China só pode ser protegida quando os recursos de sementes estiverem firmemente controlados em nossas próprias mãos, disse o presidente Xi ao inspecionar a cidade de Sanya no domingo, solicitando o trabalho em direção à autossuficiência alimentar e o avanço no setor de sementes do país.

"Para garantir que os recursos de sementes da China sejam autossuficientes e estejam sob melhor controle, a autossuficiência deve ser alcançada na tecnologia de sementes", disse ele.

No entanto, Xi reconheceu que o processo levará tempo. "São necessários 10 anos para afiar uma espada", disse Xi, citando um ditado chinês.

Destacando o significado estratégico do trabalho associado, ele pediu para levar adiante o espírito de cientistas e pesquisadores das gerações mais velhas, incluindo Yuan Longping (1930-2021), que ficou conhecido por desenvolver as primeiras variedades de arroz híbrido nos anos 1970 e evitar a fome de milhões de pessoas.

No recém-lançado "Documento Central nº 1", a primeira declaração política divulgada pelas autoridades centrais da China este ano, o país delineou o desenvolvimento do setor de sementes como uma de suas prioridades políticas, com movimentos específicos, como a implementação de um plano de ação sobre o setor de sementes, a promoção da coleta de germoplasmas e o aprimoramento da proteção à propriedade intelectual no setor.

https://news.cgtn.com/news/2022-04-12/Xi-inspects-Wuzhishan-in-Hainan-19aEjvCVVzG/index.html

Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=Kh5RJn1AK1A

 

 

 

FONTE CGTN

Voltar noticias em Português no Mundo