Novavax anuncia aprovação da vacina Nuvaxovid™ contra a COVID-19 para imunização primária e de reforço no Japão

Novavax anuncia aprovação da vacina Nuvaxovid™ contra a COVID-19 para imunização primária e de reforço no Japão

PR Newswire

GAITHERSBURG, Maryland, 20 de abril de 2022

GAITHERSBURG, Maryland, 20 de abril de 2022 /PRNewswire/ -- A Novavax, Inc. (Nasdaq: NVAX), uma empresa de biotecnologia dedicada ao desenvolvimento e comercialização de vacinas de última geração contra doenças infecciosas graves, anunciou hoje que sua parceira, a Takeda,  recebeu a aprovação do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão para fabricar e comercializar sua injeção intramuscular Nuvaxovid™ (Nuvaxovid), a nova vacina recombinante à base de proteína contra a COVID-19 da Novavax, para a imunização primária e de reforço em pessoas com idade igual ou superior a 18 anos. A Nuvaxovid (NVX-CoV2373 fora do Japão e TAK-019 no Japão) é a primeira vacina à base de proteína a ser autorizada para uso no Japão.

Stanley C. Erck, presidente e CEO da Novavax, disse: "Juntamente com a Takeda, temos o prazer de oferecer a primeira vacina à base de proteína contra a COVID-19 a adultos com idade igual ou superior a 18 anos no Japão. Essa aprovação é significativa porque inclui tanto a vacinação primária quanto a de reforço. Nossa parceria com a Takeda demonstra nosso compromisso contínuo de oferecer outra opção uma vez que as autoridades de saúde pública consideram a necessidade de reforços e de revacinação anual."

A aprovação tem como base o envio da solicitação de novo medicamento da Takeda, que incluiu resultados parciais positivos de um estudo de Fase 1/2 realizado pela Takeda no Japão e de vários estudos realizados pela Novavax, como dois estudos clínicos de Fase 3 fundamentais no Reino Unido, EUA e México e estudos de Fase 1/2 na Austrália e nos EUA. Foram enviados dados adicionais de segurança e eficácia para análise da imunização de reforço, que incluíram um estudo de Fase 2 realizado pela Novavax na África do Sul para uma única dose da vacina dada seis meses após a imunização primária.

A Novavax licenciou e transferiu suas tecnologias de fabricação e está fornecendo o adjuvante Matrix-M™ para permitir que a Takeda fabrique a vacina em sua instalação de Hikari. A Takeda, detentora da autorização de comercialização da Nuvaxovid no Japão, iniciará a distribuição das doses compradas pelo governo do Japão assim que possível.

Autorização nos EUA

A NVX-CoV2373 ainda não foi autorizada para uso nos EUA, e o nome comercial Nuvaxovid ainda não foi aprovado pela Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA.

Informações de segurança importantes

Para mais informações sobre a segurança, incluindo o resumo completo das características do produto com a bula da embalagem, acesse www.NovavaxCovidVaccine.com.

Sobre o estudo clínico da TAK-019

Esse estudo de Fase 1/2 controlado por placebo no Japão avaliou a segurança e a imunogenicidade de duas doses da vacina TAK-019 administradas com 21 dias de intervalo. O primeiro dos 200 participantes com idade igual ou superior a 20 anos recebeu a dose no Japão em 24 de fevereiro de 2021, e cada participante foi designado para receber um placebo ou uma dose de 0,5 ml da TAK-019 em ambas as etapas da vacinação. Os participantes foram monitorados por 12 meses após a segunda dose do produto experimental.

Sobre os estudos de Fase 3 da NVX-CoV2373

A NVX-CoV2373 está sendo avaliada em dois estudos de Fase 3 fundamentais.

O PREVENT-19, um estudo realizado nos EUA e no México com quase 30 mil participantes com idade igual ou superior a 18 anos, atingiu 90,4% de eficácia em geral. Ele foi projetado como um estudo randomizado 2:1, controlado por placebo e cego para avaliar a eficácia, segurança e imunogenicidade da NVX-CoV2373. O desfecho primário do estudo PREVENT-19 foi a primeira ocorrência de COVID-19 sintomática (leve, moderada ou grave) confirmada por PCR, com início pelo menos sete dias após a segunda dose, em participantes adultos sorologicamente negativos (para SARS-CoV-2) no início do estudo. O critério estatístico de sucesso incluiu um limite inferior de 95% CI >30%. Um desfecho secundário é a prevenção da COVID-19 moderada sintomática ou grave confirmada por PCR. Ambos os desfechos foram avaliados pelo menos sete dias após a segunda vacinação do estudo em voluntários que não tinham sido infectados com o SARS-CoV-2 anteriormente. Em geral, ela foi bem tolerada e desencadeou resposta de anticorpos significativa após a segunda dose em ambos os estudos. Os resultados completos do estudo foram publicados no New England Journal of Medicine (NEJM).

Um estudo realizado no Reino Unido com 14.039 participantes a partir dos 18 anos foi projetado como um estudo randomizado, controlado por placebo e cego para o observador e alcançou a eficácia de 89,7% em geral. O desfecho primário do estudo baseou-se na primeira ocorrência de COVID-19 sintomática (leve, moderada ou grave) confirmada por PCR, com início pelo menos sete dias após a segunda etapa de vacinação do estudo em participantes adultos sorologicamente negativos (para SARS-CoV-2) no início do estudo. Os resultados completos do estudo foram publicados no NEJM.

Sobre o adjuvante Matrix-M™

O adjuvante patenteado da Novavax à base de saponina, Matrix-M™, demonstrou um efeito potente e bem tolerado ao estimular a entrada de células apresentadoras de antígeno no local da injeção e melhorar a apresentação de antígeno em linfonodos locais, aumentando a resposta imunológica.

Sobre a Novavax

A Novavax, Inc. (Nasdaq: NVAX) é uma empresa de biotecnologia que promove a melhoria da saúde em todo o mundo por meio da descoberta, do desenvolvimento e da comercialização de vacinas inovadoras para prevenir doenças infecciosas graves. A plataforma de tecnologia recombinante exclusiva da empresa combina o poder e a velocidade da engenharia genética para produzir com eficiência nanopartículas altamente imunogênicas desenvolvidas para atender às necessidades urgentes de saúde global. A NVX-CoV2373, a vacina contra a COVID-19 da empresa, vem recebendo autorização de autoridades regulatórias múltiplas globalmente, incluindo a Comissão Europeia e a Organização Mundial de Saúde. A vacina também está sendo analisada por várias agências reguladoras de todo o mundo. Além da sua vacina para COVID-19, a Novavax também está avaliando atualmente uma vacina combinada para influenza sazonal e COVID em um estudo clínico de Fase 1/2, que combina a NVX-CoV2373 e a NanoFlu, sua candidata investigacional à vacina quadrivalente de influenza. Essas candidatas a vacinas incorporam o adjuvante de propriedade da Novavax à base de saponina, o Matrix-M™, para melhorar a resposta imunológica e estimular níveis elevados de anticorpos neutralizantes.

Para mais informações, acesse www.novavax.com e conecte-se conosco no LinkedIn.

Declarações Prospectivas
São consideradas declarações prospectivas as declarações aqui contidas relacionadas ao futuro da Novavax, a seus planos operacionais e perspectivas, a suas parcerias, ao prazo para obtenção de resultados de estudos clínicos, ao desenvolvimento contínuo da NVX-CoV2373 e da NanoFlu, sua candidata a vacina combinada contra COVID e gripe sazonal, ao escopo, ao prazo e aos resultados de futuros registros e ações regulatórias, a outras autorizações da NVX-CoV2373 no mundo, ao impacto potencial da Novavax e da NVX-CoV2373 no acesso global à vacina, no controle da pandemia e na proteção das populações, à eficácia, segurança e uso previsto da NVX-CoV2373 e à distribuição esperada da NVX-CoV2373. A Novavax adverte que essas declarações prospectivas estão sujeitas a vários riscos e incertezas, que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes daqueles expressos ou implícitos por essas declarações. Esses riscos e incertezas incluem, mas não estão limitados a, dificuldades em atender, individualmente ou em conjunto com parceiros, os vários requisitos de segurança, eficácia e caracterização de produtos, incluindo aqueles relacionados à qualificação de processos e validação de ensaios, necessários para atender às autoridades regulatórias correspondentes; dificuldades na obtenção de matérias-primas e suprimentos escassos; limitações de recursos, incluindo capital humano e capacidade de fabricação, e capacidade da Novavax de buscar caminhos regulatórios planejados; dificuldades no cumprimento de exigências contratuais em contratos com várias entidades comerciais, governamentais e outras; e outros fatores de risco identificados nas seções "Fatores de risco" e "Discussão e análise da diretoria sobre a condição e os resultados financeiros das operações" do relatório anual da Novavax no Formulário 10-K para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2021, conforme registro junto à Comissão de Valores Mobiliários (SEC). Advertimos os investidores a não depositarem confiança considerável nas declarações prospectivas contidas nesse comunicado de imprensa. Recomendamos a leitura de nossos registros perante a SEC, disponíveis em www.sec.gov e www.novavax.com, para a abordagem desses e de outros riscos e incertezas. As declarações prospectivas desse comunicado à imprensa são referentes à data desse documento e não assumimos nenhuma obrigação de atualizar ou revisar nenhuma das declarações. Nosso negócio está sujeito a riscos e incertezas substanciais, incluindo aquelas mencionadas acima. Investidores, investidores em potencial e outras partes devem considerar cuidadosamente esses riscos e incertezas.

Contatos:
Investidores
Erika Schultz | 240-268-2022
ir@novavax.com

Imprensa
Ali Chartan | 240-720-7804
Laura Keenan Lindsey | 202-709-7521
media@novavax.com

Novavax Logo

Logotipo - https://mma.prnewswire.com/media/1506866/Novavax_High_Res_Logo.jpg

 

FONTE Novavax, Inc.

Voltar noticias em Português no Mundo