PR Newswire
BEIJING, 21 de abril de 2022
BEIJING, 21 de abril de 2022 /PRNewswire/ -- Como podemos construir um mundo melhor no pós-pandemia? O que podemos fazer para impulsionar a recuperação estável e o desenvolvimento sustentável da economia global? E como podemos buscar uma cooperação na qual todos saiam ganhando?
Com essas três questões cruciais no topo da agenda, a conferência anual do Fórum de Boao para a Ásia (BFA) deste ano, realizada em Boao, na província de Hainan, no sul da China, chamou a atenção de todo o mundo.
A iniciativa de segurança global para promover a segurança de todos no mundo proposta pelo presidente chinês Xi Jinping no Fórum na quinta-feira ofereceu uma perspectiva da Ásia sobre como enfrentar os desafios atuais.
"Um aparato sofisticado e integrado"
Segurança é uma pré-condição para o desenvolvimento, e a humanidade está vivendo em uma "comunidade de segurança indivisível", disse Xi em um discurso em vídeo.
"No momento presente, a comunidade internacional evoluiu de tal forma que se tornou um aparato sofisticado e integrado", ele disse, acrescentando que ações para remover qualquer parte isolada desse aparato causará sérios problemas em sua operação.
Conclamando todos os países a se unirem, ele ainda destacou a necessidade de cooperação na luta contra a pandemia da COVID-19, promovendo a recuperação econômica, mantendo a paz mundial e enfrentando os desafios de governança global.
"É particularmente importante que os principais países deem o exemplo, honrando a igualdade, a cooperação, a boa fé e o estado de direito, e atuem de forma a se adequar ao seu status", disse ele.
Esta é a sexta vez que Xi faz um discurso de abertura no fórum, e a cooperação e a paz estão frequentemente entre os principais temas que ele menciona ao expor as propostas da China para o mundo.
"Faça da Ásia um farol"
Medida pela paridade do poder de compra, a participação da Ásia na economia mundial em 2021 aumentou de 0,2 ponto percentual em 2020 para 47,4%, de acordo com o Relatório Anual de Perspectivas Econômicas e Progresso da Integração da Ásia de 2022.
O relatório também observou que vários fatores são essenciais para avaliar o desempenho econômico em 2022, incluindo o desenvolvimento da COVID-19, as tensões geopolíticas após o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o ajuste das políticas monetárias nos EUA e na Europa, os problemas de dívida em algumas economias, a cadeia global de suprimento e as mudanças de regime político em alguns países asiáticos.
Com base nesse contexto, a proposta de Xi no fórum faz mais sentido. Tornar a Ásia um farol para a paz mundial, uma potência para o crescimento global e um novo modelo para a cooperação internacional.
"Quando a Ásia prospera, o mundo inteiro se beneficia", disse ele.
Pedindo esforços para promover um mercado mais aberto em toda a Ásia, ele enfatizou a importância de aproveitar as oportunidades, como a entrada em vigor da Parceria Econômica Regional Abrangente e a inauguração da ferrovia China-Laos.
O presidente também destacou o papel da China durante esse processo, dizendo que os fundamentos da economia chinesa — sua forte resiliência, seu enorme potencial, seu grande espaço para manobra e sua sustentabilidade de longo prazo — permanecem inalterados.
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=mGVN7d15S0k
FONTE CGTN