PR Newswire
NUR-SULTÃ, Cazaquistão, 26 de abril de 2022
A nova temporada marcará o décimo aniversário da Ópera Astaná. A maior casa de ópera da Ásia Central foi inaugurada em 2013 e ocupa uma posição de liderança na Eurásia. A abertura da grande temporada está marcada para 9 de setembro. O maestro dirigente da Ópera de Astaná, Alan Buribayev, comandará uma Ópera de Gala com estrelas mundiais.
NUR-SULTÃ, Cazaquistão, 26 de abril de 2022 /PRNewswire/ -- "Nossa temporada de aniversário de dez anos terá início com uma Ópera de Gala com a soprano coreana Sumi Jo, vencedora do Grammy, além de outras estreias de destaque. Estamos preparando uma produção contemporânea de Cinderela, de Prokofiev, encenada pelo coreógrafo alemão Raimondo Rebeck. Também está prevista uma estreia da ópera cazaque de Balnur Kydyrbek Qalqaman and Mamyr . Além disso, haverá a apresentação de balé Sechs Tänze de Jiří Kylián, recém-incorporado ao repertório. Todas as produções têm muita procura e são apresentadas em alto nível no Cazaquistão", disse Galym Akhmedyarov, diretor geral da Ópera de Astaná.
Cada evento representa uma página viva e distinta nos anais da casa de ópera. Um deles é uma turnê mundial em larga escala em cinco países: EUA, Canadá, França, Bélgica e Holanda. A companhia tem se apresentado regularmente em turnê na Itália, Espanha, China, Omã e outros países. Muitas pessoas se recordam das apresentações na Ópera de Astaná durante a EXPO-2017 que foi realizada no Cazaquistão. Dentro de sua programação, também foi realizada na Ópera de Astaná a 25ª edição do concurso mundial de ópera, a Operalia, de Plácido Domingo. O público ficou impressionado com a estreia no Cazaquistão da Sinfonia nº 8 de Mahler, interpretada por 1.200 músicos. A Mezzo TV transmitiu a gravação deste concerto este ano. O Teatro alla Scala, o Teatro di San Carlo, o Teatro Carlo Felice, o Balé da Ópera de Paris e muitas outras companhias se apresentaram na Ópera de Astaná.
A casa de ópera está trabalhando ativamente em diversas áreas: foi criada a Academia Internacional de Ópera da Ópera de Astaná que forma cantores não apenas para casas de ópera no Cazaquistão, mas também para outros países. A Ópera de Astaná mantém um estúdio infantil com departamentos de coro, balé e tecnologia cenográfica. O projeto Teatro Piccolo com apresentações de ópera-bufa foi lançado há alguns anos no Chamber Hall. A diretora artística da companhia de balé Altynai Asylmuratova adicionou ao repertório balés como Notre Dame de Paris, de Petit, Manon, de MacMillan, entre outros. Os dançarinos principais, como Bakhiyar Adamzhan, costumam se apresentar nos palcos internacionais mais importantes.
A Ópera de Astaná é um dos projetos globais que está associado à nova capital e reflete as enormes mudanças positivas que ocorreram ao longo dos anos no Cazaquistão.
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1803547/Astana_Opera_Exterior.jpg
Foto- https://mma.prnewswire.com/media/1803548/Astana_Opera_Main_Foyer.jpg
FONTE Astana Opera