Jovens cearenses planejam utilizar aprendizado em SP para projetos sociais de Fortaleza

Jovens cearenses planejam utilizar aprendizado em SP para projetos sociais de Fortaleza

PR Newswire

SAO PAULO, 12 de maio de 2022

SAO PAULO, 12 de maio de 2022 /PRNewswire/ -- Seis jovens cearenses, entre 18 e 29 anos, preparam-se para aplicar conceitos como economia circular e consumo consciente em projetos sociais, na periferia de Fortaleza. Esses conhecimentos foram adquiridos no intercâmbio realizado na Liga Solidária, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, encerrado no último dia 9 de maio.

Na Liga, onde realizaram o intercâmbio desde o final de abril, os voluntários atuaram, na maior parte do tempo, no bazar da instituição. Os seis integraram o Liderança Jovem, programa realizado pela Prefeitura de Fortaleza juntamente com o Instituto Juventude Inovação e Instituto Global Attitude para fortalecer o protagonismo juvenil e reafirmar e demonstrar a importância do trabalho voluntário. Todos são egressos do sistema público de ensino ou do Programa Academia ENEM. Em São Paulo, as parcerias para a execução do Programa reúnem diversas organizações da sociedade civil, entre elas a Liga Solidária.

Maria Mariana Silva, 20 anos, uma das voluntárias, atua em uma ONG voltada para a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos. Ela planeja que, com a prática do bazar, a ONG possa adquirir recursos para possibilitar doações de produtos, como kits de higiene e absorventes descartáveis.

Para Lemuel Santos, 19 anos, que atua em uma ONG na área de proteção animal e ambiental, "tem sido muito enriquecedor toda essa experiência na Liga Solidária. Pretendo aplicar a captação de recursos para ajudar o projeto em que trabalho, e também fiquei encantado com o projeto Ecoliga, que reaproveita lixo orgânico".

Além do bazar, os voluntários puderam conhecer outros programas da Liga Solidária em áreas de atendimento de seu interesse, como Crianças e Adolescentes, Idosos e Esportes.

"Certamente, este projeto, por meio da parceria com o Instituto Global Attitude e com a prefeitura de Fortaleza, é um dos mais importantes da Liga Solidária em 2022. Mostrar nossa expertise para os jovens cearenses e saber que esse aprendizado será colocado em prática em outra capital é muito gratificante. Amplia nossa missão", afirma Rosalu Queiroz, presidente voluntária da Liga Solidária.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1816228/1.jpg

FONTE Liga Solidária

Voltar noticias em Português no Mundo