PR Newswire
LONDRES, 17 de maio de 2022
LONDRES, 17 de maio de 2022 /PRNewswire/ -- O The World's 50 Best Restaurants 2022 revelou hoje Leonor Espinosa, chef-proprietária do Leo, em Bogotá, como vencedora do prêmio "The World's Best Female Chef Award", patrocinado pela Nude Glass. Eleita anteriormente Latin America's Best Female Chef em 2017, Leonor Espinosa tornou-se uma das personalidades mais importantes da Colômbia por meio de seu trabalho árduo e consistente, não apenas promovendo produtos e sabores colombianos locais, mas destacando o valor da biodiversidade do país e os aspectos sociais da gastronomia.
Figura fundamental do renascimento gastronômico da Colômbia, Leonor realocou e reimaginou seu restaurante conceito no ano passado que, posteriormente, foi eleito o nº 46 no The World's 50 Best Restaurants 2021. No novo local, ela elaborou um menu de degustação com 100% dos ingredientes provenientes da Colômbia e cada prato como parte de uma narrativa alimentar colombiana mais ampla. A experiência gastronômica concentra-se nos variados ecossistemas do país, explorando as formas como novas espécies podem ser utilizadas na cozinha.
Em 2008, Espinosa fundou a organização sem fins lucrativos Funleo com sua filha, Laura Hernández-Espinosa, sommelier chefe do restaurante Leo. A equipe de mãe e filha ajudou a desvendar alguns dos segredos dos ingredientes nativos e técnicas ancestrais que inspiraram os menus exclusivos do Leo. Atualmente, a Funleo continua a identificar, resgatar e promover as tradições culinárias das comunidades rurais e étnicas, promovendo seu bem-estar e saúde, com programas que aprimoram o uso de ingredientes autóctones em todo o país e capacitando os grupos na busca da soberania alimentar. A origem de cada ingrediente é destacada no menu do Leo, como a pulantana do deserto e a cacaia e o cnopio do sopé dos Andes.
Além de comandar o Leo e a Funleo, Leonor ajudou a construir um Comprehensive Gastronomy Centre no Golfo de Tribugá como uma estrutura alternativa para pessoas atingidas ou envolvidas no tráfico de drogas, e também fez campanha para aumentar a conscientização sobre as riquezas culinárias da Colômbia, com seu trabalho incentivando as comunidades a transformarem seu patrimônio cultural em uma ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico.
William Drew, Director of Content for The World's 50 Best Restaurants, disse: "Leonor Espinosa se tornou uma das chefs latino-americanas mais icônicas de sua geração, defendendo a biodiversidade da Colômbia e sua diversidade cultural como nenhuma outra. Estamos entusiasmados por poder reconhecer seu incrível trabalho."
A série Best Female Chef Award continua a reconhecer as chefs líderes do setor que abrem um caminho para suas pares.
https://mediacentre.theworlds50best.com
Photo - https://mma.prnewswire.com/media/1817772/50_Best_Espinosa.jpg
Logotipo - https://mma.prnewswire.com/media/1802051/World_50_Best_2022_Logo.jpg
FONTE 50 Best