KISS amplia sua presença para capacitar jovens tribais

KISS amplia sua presença para capacitar jovens tribais

PR Newswire

BHUBANESWAR, Índia, 22 de junho de 2022

KISS, CORRENDO PELO SONHO

BHUBANESWAR, Índia, 22 de junho de 2022 /PRNewswire/ -- Tornou-se uma corrida pelo sonho para o Instituto de Ciências Sociais (KISS), sediado em Bhubaneswar. De uma instituição modesta na busca pela educação de qualidade e pela nutrição combinada com empoderamento em 1992 e 1993, ela cresceu e se tornou um centro modelo de educação e auto-empoderamento e um espaço de capacitação de meninos e meninas tribais em Odisha nas últimas três décadas.

Satellite campuses of KISS in Balasore and Kalahandi inaugurated by Shri Naveen Patnaik, Chief Minister of Odisha

Não é um mero feito 

Mais de 40 mil meninos e meninas tribais se formaram no KISS e estão bem posicionados em suas vidas profissionais, enquanto mais de 30 mil estão atualmente sendo formados aqui. O instituto oferece educação holística do ensino infantil à pós-graduação em um ambiente residencial, juntamente com treinamento de habilidades, treinamento esportivo e todas as necessidades básicas da vida, de forma totalmente gratuita. Ele também se diferencia por ser a primeira e única universidade do mundo exclusivamente para alunos tribais.

O modelo do KISS de capacitação foi aceito, elogiado e almejado para ser copiado por muitos formuladores de políticas, estadistas e países. Muitos órgãos da ONU, agências e ONGs internacionais da Índia e do mundo colaboraram com o KISS em diferentes tipos de programas ao longo dos anos. Como uma estrela-guia, o sucesso do KISS gerou uma demanda pela abertura de seus centros-satélite para que a população tribal dispersa de Odisha e de seus estados vizinhos possa ter acesso à educação de qualidade nas proximidades de sua terra natal, que, na maioria dos casos, é isolada e geograficamente inacessível.

Obviamente, o homem por trás da criação, expansão e desenvolvimento do KISS está fazendo o possível para estabelecer centros-satélite do KISS em diferentes distritos de Odisha, a fim de atender às necessidades das crianças tribais menos favorecidas.

Comandado pelo ilustre pedagogo e ativista social Dr. Achyuta Samanta, cuja visão consiste em que nenhuma criança seja privada do acesso à educação, o faz trabalhar com paixão para ampliar a presença do KISS, para que cada vez mais estudantes tribais possam tirar proveito desse modelo diferenciado que oferece educação e não perde o foco na preservação, proteção e promoção do patrimônio e cultura tribais ricos.

Campus ecológicos de última geração com infraestrutura excepcional e salas de aula inteligentes com aparência e sensação tribais surgiram em Baripada e Balangir. A inauguração das filiais de Balasore e Kalahandi, embora estejam prontas para funcionar, foi adiada em dois anos devido à pandemia. Todas as filiais foram inauguradas por Shri Naveen Patnaik, Ministro-chefe de Odisha. A mais recente foi a de Balasore, no dia 13 de junho, e a de Kalahandi, em 17 de junho. Novas filiais do KISS estão chegando no futuro próximo em Cuttack, Boudh, Kandhamal e Keonjhar. Já foram comprados os terrenos para centros-satélite em Puri, Ganjam e Koraput, e a fundação será feita em breve.

Buscas intermináveis 

Todos os centros-satélite têm como base o mesmo conceito do KISS Bhubaneswar, uma escola residencial totalmente gratuita com capacitação vocacional e treinamento esportivo.

"Milhares de estudantes terão uma nova vida graças ao KISS. Eles poderão vencer por si e por suas famílias e quebrar os grilhões da pobreza intergeracional. Sob a liderança e orientação do KISS Bhubaneswar, essas filiais-satélite prosperarão e complementarão os esforços no fornecimento de educação de qualidade às crianças marginalizadas, nas proximidades de suas casas. É uma conquista para a capacitação de moradores tribais na Índia", disse o Dr. Achyuta Samanta.

Contato para a imprensa:
Dr. Shradhanjali Nayak
director.pr@kiit.ac.in

Foto: https://mma.prnewswire.com/media/1844000/KISS.jpg
Logotipo: https://mma.prnewswire.com/media/1507512/KISS_Logo.jpg

 

KISS_Logo

 

 

FONTE KISS

Voltar noticias em Português no Mundo