PR Newswire
NOVA IORQUE, 23 de junho de 2022
NOVA IORQUE, 23 de junho de 2022 /PRNewswire/ -- As partes interessadas na construção podem reduzir até 65% a pegada de carbono do concreto, adotando uma visão de longo prazo e aumentando a durabilidade do material, de acordo com o relatório intitulado 2022 Towards Zero Carbon Concrete da PENETRON, um fornecedor líder de soluções de impermeabilização cristalina. Reduzir a utilização de cimento, um dos materiais industriais mais intensivos em carbono e que representa 8% das emissões globais de carbono, é fundamental para alcançar as metas de redução de CO2 a nível mundial.
O relatório conclui que a durabilidade do concreto representa o maior desafio de sustentabilidade na construção. A água é a principal causa de deterioração do concreto, sendo a corrosão responsável por 80% de todos os danos. Isto dá origem a reparações ou substituições frequentes e dispendiosas, aumentando a utilização de cimento, outros materiais e energia.
Estima-se que o custo anual de recuperação de estruturas de concreto armado perto das zonas costeiras seja de 300 mil milhões de dólares nos EUA e de 755 milhões de libras esterlinas no Reino Unido.
O relatório avalia como a impermeabilização integral contra a água por si só pode reduzir até 90% da pegada de carbono resultante da manutenção e reparação de estruturas de concreto. Além disso, a PENETRON estima que a utilização de concreto resistente e impermeável reduz a pegada de carbono de uma estrutura em 50% ou mais ao prolongar a sua vida útil.
Estes resultados são consistentes com o Comité 160 da ICRI, que afirma que a estratégia de sustentabilidade mais eficaz para estruturas de concreto é evitar a necessidade de reparos. A eliminação de revestimentos e membranas de alta emissão, o prolongamento da vida útil das estruturas de concreto, a prevenção de reparos dispendiosos e a utilização de produtos não tóxicos contribuem para projetos de construção mais sustentáveis.
Jozef Van Beeck, diretor da PENETRON International, comentou: "O nosso relatório confirma que melhorar a durabilidade do concreto é a forma mais eficaz de reduzir significativamente a pegada de carbono dos projetos, o que é muito significativo tanto na fase de construção como ao longo da vida útil. A utilização de soluções integrais de impermeabilização permanentes reduz ainda mais a necessidade de manutenção, ao mesmo tempo que acelera os prazos de construção, reduzindo de novo drasticamente a pegada de carbono.
"Incentivamos a nossa indústria a continuar a esforçar-se pela inovação e a ser mais sustentável. No entanto, estimamos que cerca de 80% da proteção global do concreto ainda é dominada por soluções insustentáveis e ineficientes, tais como produtos do tipo membrana ou tratamentos tópicos, que não são apenas ineficientes, mas que realmente aumentam a pegada de carbono de uma estrutura.
"É urgente que o setor de construção adote ainda mais a avançada tecnologia de mistura cristalina que possa efetivamente impermeabilizar o concreto e reduzir significativamente a pegada de carbono dos projetos."
As principais economias comprometeram-se a alcançar o NET ZERO na utilização do concreto e do aço na construção pública até 2050. O relatório destaca como a indústria tem agora de incorporar produtos com baixo teor de carbono e soluções sustentáveis nos seus projetos, tais como:
O relatório também provoca a indústria a reconsiderar os materiais utilizados na construção subterrânea, que se tem tornado muito popular em cidades com escassez de terra. As membranas de impermeabilização convencionais para estruturas subterrâneas têm uma pegada de carbono pesada, alcançando algumas até 23 kg de CO2 por metro quadrado, o equivalente a quase três vezes as emissões de quatro litros de gasolina[1]. A PENETRON estima que a remoção das membranas insustentáveis destas estruturas poderia reduzir as pegadas de carbono da subestrutura em até 20%.
Para mais informações sobre o relatório, visite: https://www.penetron.com/sustainable-concrete
Sobre a PENETRON
A PENETRON fornece uma tecnologia cristalina avançada que representa o padrão-ouro da indústria para a proteção permanente do concreto. Presente em 105 países e com instalações de produção em todo o mundo, a PENETRON oferece produtos e apoio técnico através de uma rede abrangente de distribuidores e subsidiárias.
A PENETRON é certificada pela norma ambiental ISO 14001 nos Estados Unidos, e os seus produtos desempenham uma função central na ajuda prestada a projetos em todo o mundo para satisfazer normas internacionalmente reconhecidas, tais como Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED).
Os produtos da PENETRON estão em conformidade com as normas internacionais de construção ecológica, tais como GREENGUARD Gold, Environmental Product Declaration (EPD), CDPH e Singapore Green Labelling Scheme (SGLS). Estão completamente isentos de compostos orgânicos voláteis (COV) e não são tóxicos, tornando-os ideais para aplicações de água potável.
A PENETRON tem um historial comprovado em vários projetos de referência, tais como: jardins junto à baía e aeroporto Jewel em Changi em Singapura; Sun Marina Town no Vietname; Universal Beijing Resort na China; fábrica de dessalinização da Gold Coast na Austrália; Menara Jakarta na Indonésia; central de controlo da poluição das águas de Davisboro nos EUA; Riviera Maya Nickelodeon Resort no México; estádios do Campeonato do Mundo da FIFA no Brasil.