G20 pretende implementar fundo para pandemias este ano

G20 pretende implementar fundo para pandemias este ano

PR Newswire

YOGYAKARTA, Indonésia, 24 de junho de 2022

YOGYAKARTA, Indonésia, 24 de junho de 2022 /PRNewswire/ -- Ministros das Finanças e Ministros da Saúde das 20 maiores economias do mundo concordam em estabelecer um fundo inovador para pandemias para ajudar o mundo a prevenir, preparar-se e responder melhor a futuras pandemias.

Ministro da Saúde da Indonésia discursa na 1º Reunião Conjunta de Ministros das Finanças e da Saúde do G20 (PRNewsfoto/The Indonesian Ministry of Health)

O Ministro da Saúde da Indonésia, Budi Gunadi Sadikin, e o Ministro das Finanças, Sri Mulyani Indrawati, presidiram a 1ª Reunião Conjunta de Ministros das Finanças e da Saúde do G20, durante a qual os Estados-membros do G20 concordaram com a criação de um Fundo Intermediário Financeiro (FIF) para preparação, prevenção e resposta (PPR) a pandemias sob a tutela do Banco Mundial e orientação técnica da OMS.

"Tenho o prazer de anunciar que foi garantido um compromisso de mais de USD 1,1 bilhão para o Fundo Intermediário Financeiro para PPR contra pandemias", afirmou o Ministro Mulyani. A Indonésia se compromete a contribuir com USD 50 milhões, Singapura com USD 10 milhões, os Estados Unidos com USD 450 milhões, a União Europeia com USD 450 milhões, a Alemanha com EUR 50 milhões (USD 52,7 milhões) e a Wellcome Trust com GBP 10 milhões (USD 12,3 milhões). Os Estados-membros do G20 também destacaram que o fundo será inclusivo e permitirá o acesso de países de média e baixa renda para utilizá-lo.

A conclusão da Reunião Conjunta de Ministros das Finanças e da Saúde também será discutida na próxima reunião de Ministros de Finanças e Governadores do Banco Central, no próximo mês, e será discutira na próxima reunião da Força-Tarefa Conjunta de Finanças e Saúde.

Budi, Ministro da Saúde da Indonésia, enfatizou que a Força-Tarefa Conjunta de Finanças e Saúde do G20 fez grandes progressos ao discutir ainda mais a ideia do estabelecimento do FIF, que foi apresentada pela primeira vez durante a presidência italiana do G20, em 2021. "Estou confiante de que alcançaremos resultados concretos até outubro, incluindo a criação do FIF e a coordenação da colaboração da plataforma", disse o ministro Budi.

As duas reuniões também concordaram com a verificação universal de certificados de vacina contra a COVID-19, protocolos de saúde para facilitar a mobilidade global, e a expansão do Centro Global de Fabricação e Pesquisa para PPR, especialmente a produção de vacinas, tratamentos e diagnósticos a serem realizados em países em desenvolvimento.

O Diretor Geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Banco Mundial, GAVI, CEPI, The Global Fund e The Bill and Melinda Gates Foundation participaram da reunião. O Dr. Tedros disse que o FIF também deve ser coerente com outras iniciativas globais de saúde. "Esta plataforma deve ser construída com base na experiência do ACT Accelerator, da Pandemic Influenza Framework e de outros mecanismos. Esse é um foco importante do braço de saúde do G20 sob a liderança do Ministro Budi", disse ele.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1847068/SLW00832.jpg

FONTE The Indonesian Ministry of Health

Voltar noticias em Português no Mundo