PR Newswire
PEQUIM, 24 de junho de 2022
PEQUIM, 24 de junho de 2022 /PRNewswire/ -- Para celebrar o 25º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria, o canal de documentários televisivo da China Global Television Network (CGTN) e a emissora Radio The Greater Bay, que atua na frequência 102,8 FM, ambas produções do China Media Group (CMG), irão ao ar na Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) em 1º de julho, com a cerimônia de lançamento realizada em Pequim, na China, na sexta-feira.
Os dois canais se juntarão àqueles que já estão no ar na região da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau (GBA), incluindo o CCTV-1, CCTV-4, CCTV-11, CCTV-13 e o canal inglês CGTN, para explorar e veicular histórias chinesas fascinantes.
A chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (HKSAR), Carrie Lam, e o diretor executivo do CMG, Shen Haixiong, discursaram na cerimônia de lançamento, juntamente com Le Yucheng, vice-ministro da Administração Nacional de Rádio e Televisão, Wang Linggui, diretor adjunto do Departamento de Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado, Lu Xinning, diretora adjunta do Departamento de Relações do Governo Popular Central do HKSAR, entre outras autoridades.
Lam falou por vídeo e disse que o princípio "Um país, dois sistemas" resistiu ao teste do tempo e que, desde a reunificação há 25 anos, a integração de Hong Kong ao desenvolvimento nacional também. A presença de rápido crescimento do CMG no cenário global nos últimos anos permitiu que a cultura e as marcas chinesas se tornassem globais. Com o canal televisivo de documentários CGTN da CMG e a emissora Radio The Greater Bay no ar, as pessoas em Hong Kong poderão se relacionar melhor com os seus compatriotas do continente. Ela espera que a CMG possa melhorar a cobertura da vida das pessoas em Hong Kong, bem como o desenvolvimento integrado de forma multifacetada e multicamadas.
Shen disse que os dois canais que irão ao ar em 1º de julho informarão melhor os compatriotas de Hong Kong sobre as políticas nacionais e a estratégia de desenvolvimento, na esperança de que Hong Kong continue a se unir à China para o desenvolvimento. Para o CMG, é imperativo lançar luz sobre as histórias de Hong Kong para revelar completamente o encanto da cidade ao herdar a cultura tradicional chinesa, lutar pela inovação e para dar um impulso mais forte à implementação constante e sustentada do conceito "Um país, dois sistemas."
Le Yucheng elogiou o CMG por produzir e transmitir um alto número de excelentes trabalhos que refletem as grandes conquistas do desenvolvimento nacional e a reforma de Hong Kong, além da contribuição do CMG para a manutenção da estabilidade social. "Esperamos sinceramente que os meios de comunicação da China e de Hong Kong aproveitem esta oportunidade de desenvolvimento histórico como espectadores e testemunhas para abrir um novo capítulo de Hong Kong."
Wang Linggui disse em seu discurso que acredita que a presença do CMG em Hong Kong ajudará a comunidade de Hong Kong a entender e implementar o princípio "Um país, dois sistemas" de forma completa e precisa.
Lu Xinning, que falou por vídeo, enfatizou a importância do CMG para a cobertura de notícias e disseminação cultural em Hong Kong. Lu acredita que o trabalho do CMG ajudará ainda mais aos residentes de Hong Kong a encontrar memórias emocionais comuns.
Chen Jianwen, diretor do Departamento de Publicidade do Comitê Central do PCCh, expressou sua expectativa de que o CMG continue a desempenhar o papel da mídia tradicional, a liderar a mídia em todos os níveis e de todos os tipos para aprofundar a conectividade, mostrar o charme, a vitalidade e a atratividade da área da Grande Baía de uma forma geral e em vários níveis.
Também no lançamento, o CMG revelou o tema musical do 25º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria, "Heading Forward", e apresentou um drama de rádio em cantonês sobre um grupo de jovens inspiradores da China e de Hong Kong.
Link: https://youtu.be/YpEBcr2Fz78
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=YpEBcr2Fz78
FONTE CCTV+