Inovação para uma década de ouro do 5G na América Latina

Inovação para uma década de ouro do 5G na América Latina

PR Newswire

CANCUN, México, 28 de junho de 2022

CANCUN, México, 28 de junho de 2022 /PRNewswire/ -- Durante o Congresso LATAM ICT de 2022, o vice-presidente da linha de produtos 5G da Huawei, Fang Xiang, fez um discurso intitulado Inovação para uma década de ouro do 5G na América Latina. Em seu discurso, ele disse: "As redes 5G simplificadas e ecológicas que oferecem uma experiência de geração cruzada são fundamentais para o sucesso dos negócios 5G. A Huawei está empenhada em levar tecnologias de ultra banda larga e multiantena para todas as bandas e cenários de frequência por meio de inovação 5G contínua, para construir uma rede de destino onipresente, simplificada e de alta capacidade e inaugurar uma década de ouro do 5G na América Latina."

Fang Xiang, vice-presidente da linha de produtos 5G da Huawei, fazendo um discurso de abertura (PRNewsfoto/Huawei)

O desenvolvimento do 5G está acelerando na América Latina. Nos últimos dois anos, países como Brasil, México, Chile e Peru iniciaram a implementação comercial do 5G. Ao mesmo tempo em que lançam pacotes 5G e desfrutam de dividendos digitais, as operadoras estão explorando ativamente novos serviços para consumidores individuais, famílias e setores.

Após mais de dois anos de prática na implementação comercial do 5G, as tecnologias de ultra banda larga e multiantena se destacam e se tornaram a primeira escolha para a maioria das operadoras. "À medida que o ritmo da distribuição de espectro 5G varia entre os países e os espectros TDD e FDD têm características diferentes, as operadoras enfrentam diferentes desafios na construção da rede 5G", disse Fang. "No entanto, todas as operadoras compartilham o mesmo objetivo: avançar em direção a uma rede em várias bandas TDD e FDD e construir redes simplificadas e verdes que proporcionem uma experiência de geração cruzada."

O MIMO TDD ELAA-massivo permite desempenho ideal e eficiência energética 

Tornou-se um consenso do setor de que o MIMO Massivo é a escolha certa para implementação com bandas TDD de grande largura de banda contínuas. A MetaAAUs da Huawei apresenta uma nova arquitetura — matriz de antena de extremas dimensões (ELAA) — que suporta duplicar a escala da matriz. Eles permitem que as estações base forneçam uma cobertura mais ampla com a mesma potência de transmissão ou oferecem a mesma cobertura com menor potência de transmissão, reduzindo o consumo de energia em cerca de 30% em comparação com a AAUs convencional.

"A ELAA inova a nova direção para melhorar a cobertura, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia. Com a nova arquitetura e algoritmos, a MetaAAU melhora o desempenho da rede e permite a economia de energia, ajudando as operadoras a construir redes 5G verdes de alta qualidade", disse Fang.

A solução multiantena FDD de ultra banda larga (4T-8T-Massive MIMO) maximiza o valor do espectro 

Com base nas características do espectro FDD, tecnologias ultra banda larga e multiantena podem ser utilizadas para maximizar o valor do espectro e melhorar as experiências fornecidas por e capacidades de 4G e 5G.

Para os cenários de evolução para o 5G, a Huawei lançou o 4T4R RRU de ultra banda larga altamente integrado. Ele suporta implementação simplificada de redes de múltiplas bandas de 700 a 900 MHz/AWS + PCS. O compartilhamento dinâmico de energia de banda completa e de RAT ajuda a melhorar a experiência do usuário em 20% e a reduzir o consumo de energia em 20%. A Huawei também lançou o 8T8R RRU de ultra banda larga de potência ultra alta. Apoiando a AWS e a PCS e trabalhando com a antena 8T8R da Plataforma Hertz, ela pode melhorar significativamente a cobertura e a capacidade.

Para cenários em que é necessária grande capacidade, mas o espaço da antena é limitado, a Huawei lançará o FDD BladeAAU no próximo ano. Ele integra FDD Massive MIMO e antenas de banda completa, abordando os desafios de implementação.

Para mercados nos quais novas bandas 5G não foram provisionadas, tecnologias de ultra banda larga e multiantena podem ser utilizadas para reduzir os custos de implementação para atualizar os locais existentes, melhorar a experiência fornecida pela e a capacidade de 4G e apoiar a evolução para 5G (incluindo serviços de voz e IoT).

A solução inteligente de coordenação de múltiplas bandas (HashBAND) garante a experiência ideal 

Para futuras redes 5G onde FDD e TDD várias bandas coexistem, a Huawei criou uma solução de coordenação de múltiplas bandas — a HashBAND. Ela permite a coordenação inteligente entre diferentes bandas 5G para ampliar a cobertura 5G de banda média e alta, ao mesmo tempo em que melhora a experiência de usuário de banda baixa na borda da célula, agregando valor de múltiplas bandas às redes dos clientes e melhorando a experiência do 5G do usuário.

Em termos de 5G, acredita-se que a melhor maneira de atender aos crescentes requisitos de energia é melhorando a eficiência energética por meio da inovação em hardware e software, bem como da gestão inteligente de rádio, não simplesmente aumentando os níveis de energia. Esta também é a melhor maneira de alcançar o desenvolvimento verde.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1848077/Fang_Xiang_Vice_President_Huawei_5G_Product_Line_delivering_a.jpg

FONTE Huawei

Voltar noticias em Português no Mundo