PR Newswire
TÓQUIO, 1 de agosto de 2022
TÓQUIO, 1 de agosto de 2022 /PRNewswire/ -- No dia 26 de julho, antes da décima Conferência de Revisão do TNP (Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares), que terá início em 1 de agosto na sede da ONU em Nova Iorque, o presidente da Soka Gakkai International (SGI), Daisaku Ikeda, apelou aos cinco Estados com armas nucleares para declararem que nunca serão os primeiros a utilizar armas nucleares num conflito: o princípio de "não utilização em primeiro lugar".
Atualmente, o risco de utilização de armas nucleares situa-se ao seu nível mais alto desde a guerra fria. Ikeda, um acérrimo defensor da abolição nuclear desde há mais de 60 anos, insta os cinco Estados com armas nucleares signatários do TNP - Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China - a dar substância a uma declaração conjunta feita pelos seus líderes a 3 de janeiro de 2022, de que "uma guerra nuclear não pode ser ganha e nunca deve ser combatida", anunciando uma política de "não utilização em primeiro lugar".
Propõe que os seguintes pontos sejam incluídos no documento final da Conferência de Revisão:
Ikeda insiste: "Devemos recordar-nos de que nunca foi objetivo do TNP estabelecer que a ameaça e o confronto nuclear permanentes seriam o destino inevitável da humanidade." Pede-nos que aprendamos com os hibakusha do mundo - as vítimas dos bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki e dos testes de armas nucleares - que insistem para que ninguém, em parte alguma do mundo, sofra o que sofreram.
Ikeda argumenta que o compromisso de "não utilização em primeiro lugar" também libertaria recursos para proteger os povos das ameaças partilhadas, tais como a pandemia da COVID-19 e as alterações climáticas.
No dia 4 de agosto, durante a Conferência de Revisão do NPT, a SGI realizará um evento paralelo para promover o princípio de "não utilização em primeiro lugar" em conjunto com outras organizações com os mesmos ideais.
Leia a declaração completa: https://sgi-peace.org/resources/2022-statement-calling-for-no-first-use
Daisaku Ikeda (1928 - ) é um filósofo budista, autor e presidente da Soka Gakkai International (SGI), uma ONG que promove a paz, a cultura e a educação com estatuto de consultora desde 1983 junto do ECOSOC da ONU. Todos os anos, desde 1983, Ikeda redige propostas de paz, apresentando abordagens concretas para resolver os complexos problemas globais que a humanidade enfrenta, centrando-se na necessidade de abolir as armas nucleares.
www.daisakuikeda.org
Contacto:
Joan Anderson
International Office of Public Information
Soka Gakkai
+81-80-5957-4711
anderson[at]soka.jp