Aplicativo de entretenimento atrai atenção de empresas, afirma especialista da área digital

Aplicativo de entretenimento atrai atenção de empresas, afirma especialista da área digital

PR Newswire

SAO PAULO, 18 de agosto de 2022

SAO PAULO, 18 de agosto de 2022 /PRNewswire/ -- Para além das correntes de "dancinhas", o TikTok tem se demonstrado uma importante ferramenta do e-commerce. Eduardo Muniz, CEO da Simplie, consultoria e agência digital full service com foco em performance, afirma que a mídia digital mudou muito nos últimos anos, tornando-se mais cara e imprevisível com a mudança dos algoritmos de Facebook e Google e com o começo da restrição do uso de cookies.

"Em meio a este cenário, o TikTok cresceu em audiência e, logo, em influência, começando a ser relevante nas conversões de campanhas de performance", considera Muniz. "Tivemos campanhas cujo custo de aquisição foi 20% do que era com o Instagram, por exemplo".

Empresas obtêm retornos a partir de marketing no aplicativo que mais cresce no mundo. Recentemente, o TikTok anunciou abrangerá as plataformas e-commerce, ou seja, as marcas que utilizam tais plataformas terão seus produtos integrados para criar ainda mais rapidamente campanhas com objetivos de tráfego, retenção e vendas.

Segundo levantamento realizado no último ano pela Cloudflare, empresa que ranqueia o tráfego mundial dos sites, o TikTok ultrapassou o Google e se tornou o site mais acessado do ano de 2021 em todo mundo. No Brasil, os números também são surpreendentes, em pesquisa exclusiva realizada pela Opinion Box: o aplicativo chegou a 4,72 milhões de usuários no país.

Além disso, 60% dos entrevistados achavam que nunca usariam o TikTok mas, atualmente, usam muito a plataforma; 82% dos usuários a acessam diariamente pelo menos uma vez, sendo que 39% entram no TikTok várias vezes ao dia; e 12% deixam o aplicativo o dia todo aberto.

Os indicadores da pesquisa também revelaram um intenso aumento do uso do aplicativo durante a pandemia: em 2020, 72% afirmaram que passaram a utilizar mais o TikTok durante a quarentena. A partir desse cenário as empresas passam a buscar, cada vez mais, formas de ampliar suas vendas pela plataforma.

O recente levantamento da Opinion Box também revelou que o TikTok pode ser uma ferramenta para angariar novos clientes, mas também pode servir para "queimar" empresas, a partir de avaliações negativas de influenciadores.

Cerca de 35% dos entrevistados já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que descobriram no TikTok; 43% já compraram algum produto ou contrataram algum serviço indicado por alguém na própria plataforma; e, por fim, 7% já deixaram de comprar um produto ou contratar algum serviço por alguém ter falado mal dele no aplicativo.

A partir desse novo quadro, pode-se concluir que o mundo das vendas estará cada vez mais ligado à realidade virtual, e que as empresas que não se adequarem a essas tendências podem ficar para trás. "A premissa do profissional de mídia é encontrar a audiência de forma eficiente. Quem não perceber que esta audiência está migrando entre plataformas e consumindo novos formatos, vai perder grandes oportunidades", concluiu Muniz.

 

FONTE Simplie

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