Medida Provisória ameaça 600 mil vagas de emprego para jovens, alerta CIEE

Medida Provisória ameaça 600 mil vagas de emprego para jovens, alerta CIEE

PR Newswire

SÃO PAULO, 26 de agosto de 2022

SÃO PAULO, 26 de agosto de 2022 /PRNewswire/ -- Está prevista para a próxima semana a votação da MP 1116, medida provisória, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que ameaça a empregabilidade do jovem. A expectativa é que, se aprovada, a medida extinguirá 600 mil oportunidades de aprendizes em todo Brasil. Os artigos expressos nos capítulos VII e VIII do texto reduzem a cota obrigatória, dificultam a fiscalização e trazem um prazo excessivo de quatro anos para as empresas que não cumpriam suas cotas o fazerem.

O texto ainda descaracteriza o objetivo do programa e estabelece a suspensão de multa para empresas que não cumprem a cota obrigatória; condição especial para setores com baixa contratação de aprendizes; contabilização artificial do aprendiz mesmo após a sua efetivação na empresa; contabilização do dobro de aprendizes, caso o jovem ou adolescente seja vulnerável, entre outros.

De acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, a medida provisória é um retrocesso aos avanços trazidos pela Lei da Aprendizagem que já não é cumprida em sua totalidade. Segundo pesquisa do CIEE encomendada à FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, em 2017, a média nacional do cumprimento da cota da aprendizagem era de 2%. Os estados não ultrapassaram a margem de 2,9%, embora a cota mínima obrigatória é de 5%.

Lei da Aprendizagem

Criada em 2000, a Lei da Aprendizagem se trata da única política pública que combate a evasão escolar e o trabalho infantil, e exige que os estudantes sejam regularmente matriculados em instituições de ensino, ou já tenham concluídos os estudos.

São elegíveis para o programa jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos incompletos em situação de vulnerabilidade. Aliado ao trabalho, os jovens recebem capacitação semanal e quinzenal, onde desenvolvem soft e life skills.

CIEE: https://portal.ciee.org.br

FONTE CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola

Voltar noticias em Português no Mundo