PR Newswire
PEQUIM, 30 de setembro de 2022
PEQUIM, 30 de setembro de 2022 /PRNewswire/ -- Um fórum para promoção de intercâmbios culturais entre a China e a Argentina foi realizado em Pequim, na quarta-feira, com autoridades dos dois países comprometendo-se a promover o conceito de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
O fórum de alto nível China-Argentina sobre intercâmbios culturais acontece quando os dois países comemoram o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas. O presidente da China, Xi Jinping, e o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, enviaram cartas de felicitações ao fórum.
Durante meio século, as relações entre a China e a Argentina têm resistido aos testes apresentados pelo ambiente internacional em mudança, exemplificando a unidade e o desenvolvimento mútuo entre os países em desenvolvimento e as economias emergentes, disse Xi em sua carta.
Observando que o desenvolvimento abrangente e rápido das relações bilaterais reflete a vitalidade das relações entre a China e a América Latina, Xi expressou a esperança de que os participantes do fórum reúnam sua sabedoria e construam um consenso para ajudar a escrever um novo capítulo da parceria estratégica bilateral abrangente e contribuir para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a China, a América Latina e a humanidade na nova era.
Fernandez disse que a cooperação da mídia muito bem-sucedida entre os dois países aumentou o entendimento mútuo entre os dois povos, e espera aprofundar a cooperação bilateral para fortalecer ainda mais a parceria estratégica entre a China e a Argentina.
Mais de 100 representantes da China e da Argentina participaram do fórum, que foi organizado em conjunto pelo China Media Group e pelos meios de comunicação públicos da Argentina. O Fórum foi um de uma série de eventos em 2022 que marcaram a amizade entre os dois países.
Os muitos entendimentos alcançados entre os dois países, como um acordo de cooperação entre a província de Buenos Aires, na Argentina, e a província de Sichuan, na China, melhorarão ainda mais o comércio bilateral e a colaboração financeira, disse Santiago Cafiero, ministro das Relações Exteriores da Argentina.
Buenos Aires e Sichuan são províncias econômicas importantes, disse Cafiero, acrescentando que essa colaboração marca uma grande conquista na parceria estratégica entre a China e a Argentina.
Cooperação proveitosa, intercâmbios
A China e a Argentina estabeleceram laços diplomáticos em março de 1972. Sob os princípios do movimento dos Não-Alinhados, os dois países fizeram progressos significativos em sua busca por uma agenda cooperativa.
Em 2004, os dois países assinaram uma série de acordos, impulsionando drasticamente a cooperação econômica. O comércio bilateral cresceu rapidamente nas últimas duas décadas, e a China se tornou a maior parceira comercial da Argentina em abril de 2020.
Em novembro de 2018, o presidente Xi fez uma visita de Estado à Argentina, onde também participou da Cúpula do G20. Mais de 30 acordos em agricultura e investimento foram anunciados durante essa visita.
Em uma carta dirigida a Xi em janeiro de 2022, Fernandez disse que os países devem estar unidos, respeitar-se e apoiar-se mutuamente contra as interrupções da pandemia e se comprometerem a construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, um conceito proposto pelo presidente da China.
Depois, Fernandez participou da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno de 2022 em Pequim, local em que as autoridades da China e da Argentina também assinaram um memorando de entendimento (MoU) com relação à Iniciativa Cinturão e Rota (BRI), tornando o país latino-americano um parceiro oficial da BRI.
Além do MoU, os dois países também assinaram documentos de cooperação em mais de dez áreas, incluindo desenvolvimento verde, economia digital, aeroespacial, Sistema de Navegação por Satélite BeiDou, inovação tecnológica e agricultura.
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=5u0AtsKqsoU
FONTE CGTN