BALI, 1º de novembro de 2022 /PRNewswire/ -- O ministro da saúde da Indonésia, Budi Gunadi Sadikin, encerrou a segunda reunião ministerial de saúde do G20 em Bali, em 28 de outubro de 2022. Essa reunião é o ápice das discussões do G20 sobre o fortalecimento da arquitetura global de saúde e da prevenção, prontidão e resposta a pandemias.
Embora a tensão geopolítica atual tenha sido amplamente refletida durante os três dias de reuniões, os países-membros do G20 mantêm um forte compromisso, abordando juntos os desafios globais de saúde e buscando uma solução comum. O ministro Budi Gunadi Sadikin disse: "Apesar de nossas diferenças, os países-membros do G20 se uniram para falar a mesma língua — a língua da humanidade, a língua da saúde, que não conhece fronteiras."
A reunião produziu um documento técnico a ser enviado para consideração durante a Cúpula dos Líderes do G20 em meados de novembro. Seis ações principais serão realizadas como a seguir:
- A força-tarefa levou ao projeto e ao lançamento do fundo da pandemia. Os membros do G20 continuarão e aprofundarão o trabalho idealizado pela Força-Tarefa Conjunta de Finanças e Saúde (sigla em inglês, JFHTF) e solicitarão a todos os países do G20 que se valham da importante e concreta conquista do Fundo da Pandemia – anteriormente conhecido como Fundo Financeiro Intermediário (sigla em inglês, FIF) para a prevenção, prontidão e resposta a pandemias.
- Após a conclusão da avaliação do ACT-A, os países do G20 devem continuar a liderar a formação de entidades e funções sucessoras para garantir a disponibilidade dos mecanismos para responder às futuras pandemias
- Sob a presidência da Indonésia, os países-membros do G20 obtiveram progresso na vigilância genômica, o que deve abrir caminho para atenção e progresso contínuos como parte fundamental da prevenção, prontidão e resposta a pandemias.
- Colaboração global adicional para construir com base nos êxitos dos sistemas existentes de certificados de viagem e avançar em direção à interoperabilidade desses sistemas;
- Realizar uma análise e mapeamento das lacunas das redes existentes e emergentes de pesquisa e fabricação, que devem ser levadas adiante pela próxima presidência do G20, a Índia.
- Ações concretas surgem dos eventos paralelos da agenda de saúde do G20, com um apelo para aumentar o financiamento para o combate à tuberculose; um compromisso de implementar a iniciativa One Health; e um apelo para a melhoria da capacidade de prevenir, detectar e responder à resistência antimicrobiana.
A Indonésia passará o bastão da presidência do G20 para a Índia, onde os membros discutirão coletivamente e prosseguirão com os esforços para abordar e fortalecer a arquitetura global de saúde.
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1933468/Image.jpg
FONTE The Indonesian Ministry of Health