China lança primeiro projeto CCUS com meta de dez milhões de toneladas para buscar soluções de descarbonização para empresas industriais no leste da China

China lança primeiro projeto CCUS com meta de dez milhões de toneladas para buscar soluções de descarbonização para empresas industriais no leste da China

PR Newswire

XANGAI, 4 de novembro de 2022

Sinopec, Shell, China Baowu e BASF explorarão o desenvolvimento aberto de CCUS para atingir metas de carbono 

XANGAI, 4 de novembro de 2022 /PRNewswire/ -- A Corporação Química e Petrolífera da China (HKG: 0386, "Sinopec") assinou um contrato preliminar não vinculativo com a Shell, a China Baowu e a BASF, para lançar o primeiro projeto de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS, sigla em inglês), que processará dez milhões de toneladas de carbono na região leste da China. O projeto aberto apoiará os setores da região a descarbonizar suas operações e estabelecer cadeias de suprimentos de baixo carbono, liderando o desenvolvimento de CCUS da China e alcançando as metas de "carbono duplo" da região.

A Sinopec (Corporação Química e Petrolífera da China) assinou um contrato preliminar não vinculativo com a Shell, a China Baowu e a BASF na CIIE 2022, para lançar o primeiro projeto de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS, sigla em inglês), que processará dez milhões de toneladas de carbono da China na região leste do país. (PRNewsfoto/SINOPEC)

O CCUS (processo de redução de carbono por meio da captura e do uso eficaz de CO2 resultante de emissões de origem industrial) é uma tecnologia que tem o potencial de reduzir significativamente as emissões em larga escala e ser um componente-chave no caminho para alcançar a neutralidade de carbono.

O projeto explorará a viabilidade de transportar o CO2 produzido por usinas industriais (como empresas de aço, química, energia e cimento) na região média e baixa do rio Yangtze para uma estação de recebimento de CO2 e, posteriormente, transportar o CO2 para estações de armazenamento onshore ou offshore por meio de dutos de curta distância. O objetivo é oferecer uma solução flexível e eficiente de redução de carbono para empresas industriais. A Sinopec, a Shell, a China Baowu e a BASF não só darão suporte à descarbonização dos setores atuais e à construção de cadeias de valor de produtos de baixo carbono, como também acelerarão o desenvolvimento de produtos de baixo carbono e de uma economia circular verde de baixo carbono.

"A Sinopec trabalhará em conjunto com a Shell, a China Baowu e a BASF para expandir a descarbonização comercial e promover ativamente o desenvolvimento de toda a cadeia do setor de CCUS, contribuindo não apenas para o desenvolvimento verde da China, mas também do mundo. A Sinopec continuará a buscar uma cooperação mutuamente benéfica com parceiros globais, cumprir nossos objetivos de abertura e desenvolvimento verde de alto nível e trabalhar para atingir nossas metas de pico de carbono e neutralidade de carbono", afirmou Ma Yongsheng, presidente da Sinopec.

A Sinopec está comprometida em liderar o desenvolvimento industrial de CCUS da China. Em 2012, a Sinopec lançou o primeiro projeto de CCUS de usina de energia a carvão da China no campo petrolífero de Shengli e, em 2015, colaborou com a Sinopec Nanjing Chemical Industries Co., Ltd. e a Sinopec East China Oil and Gas Company para ser pioneira na utilização de recursos de CO2  em todas as suas empresas upstream e downstream. A Sinopec capturou 1,52 milhão de toneladas de CO2 em 2021. O primeiro projeto de CCUS em escala de megatons da China, o projeto CCUS Qilu-Shengli Oilfield, foi lançado oficialmente no início de 2022.

Para mais informações, acesse Sinopec.

Logo (PRNewsfoto/Sinopec)

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1938219/image_1.jpg

Logotipo - https://mma.prnewswire.com/media/960416/SINOPEC_Logo.jpg

FONTE SINOPEC

Voltar noticias em Português no Mundo