Relatório de progresso mostra que os corredores verdes marítimos estão decolando - mas as partes interessadas essenciais não devem ser deixadas para trás

Relatório de progresso mostra que os corredores verdes marítimos estão decolando - mas as partes interessadas essenciais não devem ser deixadas para trás

PR Newswire

COPENHAGUE, 17 de novembro de 2022

COPENHAGUE, 17 de novembro de 2022 /PRNewswire/ -- Um novo relatório do Global Maritime Forum, elaborado em nome da Getting to Zero Coalition, avalia o progresso no desenvolvimento de corredores verdes de transporte marítimo - rotas marítimas entre os principais centros portuários onde se apoiam e demonstram soluções com zero emissões - e descobre que a atividade durante o ano de 2022 superou as expectativas. No entanto, enquanto os corredores verdes de transporte marítimo avançam para a implementação, algumas das principais partes interessadas do setor, principalmente proprietários de cargas e produtores de combustível, precisarão se envolver o mais rápido possível. Do setor público, o apoio em termos de elaboração de políticas por parte dos governos nacionais precisará enfrentar o desafio de preencher a lacuna de custos de combustíveis entre os combustíveis com zero emissões e os fósseis.

O lançamento do Relatório Anual de Progresso de 2022 sobre Corredores Verdes de Transporte Marítimo coincide com o primeiro aniversário da Clydebank Declaration, que contou com o apoio de 24 países para a criação de corredores verdes de transporte marítimo como uma forma de demonstrar e implementar as soluções com zero emissões necessárias para a transição do transporte marítimo para zero emissões de gases de efeito estufa.

Embora a maioria das iniciativas de corredores marítimos ecológicos ainda esteja na infância, o relatório analisa seu potencial, avalia o progresso, identifica os desafios e oferece recomendações, principalmente por meio da implementação em escala comercial de combustíveis, embarcações e infraestrutura com zero emissões em rotas promissoras. Análises anteriores indicaram que, para a transição do transporte marítimo entrar no caminho certo, cinco por cento dos combustíveis utilizados nas rotas marítimas precisariam ser combustíveis escaláveis e com zero emissões, como amônia limpa, metanol ou hidrogênio.

Jesse Fahnestock, diretor de projetos de descarbonização do Global Maritime Forum, observou que o relatório, como a atividade que ele abordou, teve como objetivo criar uma referência para ações futuras.

"Os corredores verdes capturaram a imaginação do setor marítimo, e o número de iniciativas que foram lançadas em um ano é realmente animador", disse Fahnestock. "Esses corredores estão todos em estágios muito iniciais, mas à medida que avançarem para a implementação, esse relatório pode oferecer uma plataforma para monitorar e compartilhar o progresso global. O relatório já identificou algumas recomendações importantes para acelerar as ações e melhorar o impacto."

Encontre o relatório  aqui . 

Sobre a Getting to Zero Coalition

A Getting to Zero (GtZ) Coalition, uma parceria entre o Global Maritime Forum e o Fórum Econômico Mundial, é uma comunidade de partes interessadas ambiciosas dos setores marítimo, de energia, de infraestrutura e financeiro, com o apoio dos principais governos, OIGs e outras partes interessadas, que estão comprometidos com a descarbonização do transporte marítimo.

A ambição da Getting to Zero Coalition é ter embarcações com zero emissões comercialmente viáveis que operem ao longo de rotas marítimas comerciais até 2030, com o suporte da infraestrutura necessária para fontes de energia escaláveis de carbono zero como produção, distribuição, armazenamento e reabastecimento, para que se consiga a descarbonização total até 2050.

Sobre o Global Maritime Forum

O Global Maritime Forum (GMF) é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a moldar o futuro do comércio marítimo global para aumentar o desenvolvimento econômico sustentável de longo prazo e o bem-estar humano.

comms@globalmaritimeforum.org

FONTE Global Maritime Forum

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