10 dicas para os varejistas venderem ainda mais na Black Friday

10 dicas para os varejistas venderem ainda mais na Black Friday

PR Newswire

SÃO PAULO, 17 de novembro de 2022

Veja o checklist com as principais sugestões que os especialistas da Linx prepararam para quem quer planejar uma estratégia sólida de vendas

SÃO PAULO, 17 de novembro de 2022 /PRNewswire/ -- Nos últimos anos, a Black Friday entrou de vez para o calendário de eventos do varejo brasileiro, se consolidando como uma das datas mais relevantes para o setor. Pensando nisso, a Linx, gigante do segmento de software para varejo e empresa da StoneCo, convocou seus especialistas para trazer algumas dicas relevantes para que o empreendedor possa colocar em prática na Black Friday.

Para este ano, a expectativa é que 50% dos consumidores façam compras na Black Friday, segundo uma pesquisa da Globo, trazendo novas oportunidades, já que a Copa do Mundo de Futebol acontecerá de 21 de novembro a 18 de dezembro. Com a alta demanda e o volume de compras crescendo cada vez mais, é preciso se planejar para que a estratégia vá além dos descontos.

As novas tendências do varejo fazem com que um novo comportamento entre os consumidores surja, e uma prova disso é a omnicanalidade. Mesmo voltando a frequentar as lojas físicas, o cliente não abandonou o meio on-line, agilizando as compras e comparando os preços. O modelo "phygital" – mistura de físico e digital – veio para ficar, trazendo consigo a digitalização do estoque e melhorias no e-commerce e utilizando ainda as redes sociais com estratégias para atrair o cliente para a loja física e o melhor aproveitamento das datas sazonais do varejo. 

Para Tiago Mello, CPO e CMO da Linx, é importante que o varejista esteja atento às mudanças do setor. "Segundo nossa base de clientes da Linx Digital, em 2021, nós registramos um crescimento de 27,4% no número de pedidos omnichannel durante a Black Friday e um crescimento de 88% na retirada de produtos em lojas físicas. Acredito que esse comportamento deva ser explorado cada vez mais, para que, assim, o empreendedor possa alcançar suas metas", comenta.

Como aproveitar esse novo momento do varejo?

Para que o varejista obtenha sucesso nas vendas da Black Friday e comece a se preparar para o Natal, a Linx preparou 10 dicas infalíveis e importantes para o setor. Confira abaixo:

1. Atenção à cadeia de suprimentos 

Quanto maior a variedade de itens, tamanhos e cores à disposição, maior a probabilidade de ruptura. Não esqueça de avaliar quais produtos você pretende colocar em promoção em uma "queima de estoque" e quais costumam ter maior rotatividade na loja e que não podem faltar na data, além daqueles que estão presos no estoque há muito tempo e que vale a pena colocar para vender neste período.

2. Calendário atípico e planejamento promocional 

A Copa do Mundo de Futebol começa na véspera da Black Friday. É importantíssimo saber aproveitar o "esquenta" da data para vender itens com a temática esportiva, especialmente de futebol.

3. Aproveitar o relacionamento já desenvolvido com os clientes 

Cliente gosta de ser bem atendido e mais ainda de ser lembrado! Aumente o engajamento e as vendas criando ações promocionais e campanhas com seus principais clientes.

4. Agilidade nas promoções

Pense em ações específicas e mapeie as possibilidades para preparar um plano ágil e imediato. Um exemplo é agir de acordo com os resultados dos jogos da Copa do Mundo.

5. Estratégia de mídia

A estratégia de publicidade digital ajuda a captar clientes e dar mais visibilidade. É sempre importante lembrar que quem não aparece não vende.

6. Entender melhor o comportamento do consumidor 

Tanto a Black Friday quanto a Copa do Mundo influenciam fortemente o comportamento do consumidor. Entender os momentos de compra é fundamental, inclusive com as grandes aquisições planejadas de televisões, celulares e eletroeletrônicos na data para assistir aos jogos. Além disso, pense sempre no que você pode vender além do que é esperado.

7. Aproveitar o poder dos dados

A coleta e a análise dos dados dos consumidores são essenciais para organizar bem as compras e ter o volume certo de estoque em cada ponto de venda. Esse é um recurso básico para fazer o cliente voltar para uma próxima compra na temporada de Natal e criar um fluxo de consumo.

8. Lojas "phygital"

É essencial disponibilizar mais canais, cuidar da retirada de pedidos on-line na loja física e aproveitar a oportunidade para fazer uma nova venda, de forma estratégica e personalizada. A interação direta com cada vendedor, além do espaço físico da loja, aumenta a capacidade de vendas e torna a presença digital mais relevante.

9. Preparar a equipe

Nem sempre é fácil recrutar mão de obra temporária para o período da Black Friday e do Natal também. O ideal é começar essa procura com antecedência. Aproveite também para buscar novos talentos e para implementar novos processos.

10. Logística

Busque possibilidades para diminuir o valor do frete e o prazo de entrega. Se possível, ofereça frete grátis, afinal, os clientes estão comprando na Black Friday para pagar menos. Uma alternativa é buscar parceiros especializados, que farão entregas com segurança e agilidade. Se preparar para receber solicitações de trocas e recolher mercadorias precisa estar acordado também.

Sobre a Linx   
Empresa da plataforma de software Stone Co., a Linx é especialista em tecnologia para o varejo e líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC. Toda a expertise da Linx é focada em um varejo de — e para — pessoas, conectando o indivíduo à facilidade, inteligência e experiência desejada do mundo online ao offline. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa

 

FONTE Linx

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