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SÃO PAULO, 29 de novembro de 2022
Relatório da RankMyApp analisou 350 milhões de dados de aquisição para detalhar as instalações realizadas no país entre janeiro de 2018 e junho de 2022, com base nas datas do comércio e nas categorias de Móveis & Eletro, Marketplace, Artigos Esportivos e Saúde & Beleza
SÃO PAULO, 29 de novembro de 2022 /PRNewswire/ -- O brasileiro está mais disposto a realizar compras via aplicativos do que esteve em 2021 – ao menos, é isso que diz o número de downloads de apps de e-commerce realizados no território nacional. De acordo com estudo que acaba de ser divulgado pela RankMyApp, o primeiro semestre de 2022 registrou 15,7 milhões de instalações, um aumento de 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o total foi de 15,3 milhões.
"Esses dados mostram que o brasileiro está cada vez mais habituado a utilizar o celular para realizar algum tipo de compra. É um caminho sem volta, já que pesquisas de mercado apontam que, em 2021, 54% das vendas no e-commerce vieram do mobile", afirma o CEO da RankMyApp, Leandro Scalise. "Com exceção a 2020, que foi um capítulo à parte por conta da chegada da pandemia, 2021 foi o ano mais forte da série histórica, com 32,2 milhões de apps baixados. Porém 2022 deve superar em mais de 3% esse número, impulsionado por um segundo semestre com Dia das Crianças, Black Friday e Natal, além, é claro, da Copa do Mundo", acrescenta ele.
Mais de 350 milhões de dados analisados
Para produzir o levantamento, a RankMyApp - líder nacional no mercado de mobile marketing e com mais de 600 clientes espalhados por 17 países - analisou 350 milhões de dados de aquisição anonimizados, 283 milhões de visualizações e 70 milhões de instalações de apps no Google Play e na App Store, entre janeiro de 2018 e junho de 2022.
"O meio digital muda o tempo todo, em uma velocidade imensa. E esse relatório mapeia o mobile marketing brasileiro, com informações preciosas para que as empresas e agências de mídia possam definir as melhores estratégias para alcançar novos clientes ou para despertar o desejo de compra em clientes inativos. Planejamento e gestão de mídia são as chaves para o sucesso no varejo", pontua Scalise.
O cenário brasileiro
É perceptível a aceleração dos hábitos de consumo on-line nos últimos anos. Estima-se que 40% dos usuários de internet em todo o mundo já compram produtos on-line. Isso equivale a mais de 1 bilhão de compradores. O Brasil é o terceiro país que mais realiza compras pela internet. As vendas online têm crescido ano a ano e, atualmente, já representam 1% do PIB brasileiro.
Segundo o estudo "Perfil do E-commerce", foi registrado no último ano um crescimento de 38% no número de lojas on-line, atingindo a marca de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico no país. Esses dados tendem a crescer bastante nos próximos anos, conforme o fortalecimento do papel do mobile como um instrumento importante para aumento de receita e relacionamento com os clientes. Por isso, o crescimento do m-commerce ou e-commerce mobile é outra tendência interessante que deve ser observada.
Em 2021, mais de 54% das vendas de e-commerce vieram do mobile. Essa dado faz correlação com uma pesquisa que aponta que 92% dos brasileiros, além de pesquisarem preços, também já fazem compras pelo celular.
Downloads de apps de e-commerce
"Nota-se que 2020 apresentou alta de 104% em relação a 2019, muito por conta do início da pandemia da Covid-19, período em que as pessoas não sabiam quando poderiam sair de casa novamente para ter uma vida mais próxima do normal", explica Rodrigo Thedim, Head de Marketing e Vendas da empresa. "Já nos outros anos da série, as instalações do m-commerce vêm apresentando um crescimento sustentável, e 2022 muito provavelmente seguirá essa tendência".
Destaques sobre instalações
Total de downloads nas datas comemorativas (por ano e categoria)
Liquidações de janeiro | ||||||
2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | TOTAL | |
Marketplace | 1,86 mi | 1,42 mi | 1,27 mi | 1,12 mi | 940,1 mil | 6,61 mi |
Móveis & Eletro | 221,6 mil | 549 mil | 2,78 mi | 1,13 mi | 1,23 mi | 5,91 mi |
Artigos Esportivos | 63,6 mil | 118,2 mil | 365,8 mil | 183,1 mil | 268,4 mil | 999 mil |
Saúde & Beleza | 77,8 mil | 57,4 mil | 101,9 mil | 133,3 mil | 175,1 mil | 545 mil |
TOTAL | 2,22 mi | 2,14 mi | 4,52 mi | 2,57 mi | 2,61 mi | 14,1 mi |
Dia do Consumidor (março) | ||||||
2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | TOTAL | |
Marketplace | 1,42 mi | 1,3 mi | 1,04 mi | 1,03 mi | 963,6 mil | 5,75 mi |
Móveis & Eletro | 220,2 mil | 341,9 mil | 1,75 mi | 1,46 mi | 1,22 mi | 4,99 mi |
Artigos Esportivos | 68,2 mil | 118,4 mil | 399,9 mil | 216,1 mil | 288 mil | 1,09 mi |
Saúde & Beleza | 113,6 mil | 109,2 mil | 141,3 mil | 154,7 mil | 199,2 mil | 718 mil |
TOTAL | 1,82 mi | 1,87 mi | 3,33 mi | 2,86 mi | 2,67 mi | 12,5 mi |
Dia das Mães (maio) | ||||||
2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | TOTAL | |
Móveis & Eletro | 220,7 mil | 442,7 mil | 3,8 mi | 1,22 mi | 1,37 mi | 7,05 mi |
Marketplace | 1,23 mi | 1,24 mi | 1,47 mi | 986,9 mil | 857,8 mil | 5,79 mi |
Artigos Esportivos | 68,5 mil | 164,6 mil | 964,8 mil | 212,7 mil | 304,2 mil | 1,71 mi |
Saúde & Beleza | 84,1 mil | 76,4 mil | 235,4 mil | 163 mil | 195,2 mil | 754,1 mil |
TOTAL | 1,6 mi | 1,92 mi | 6,47 mi | 2,58 mi | 2,73 mi | 15,3 mi |
Dia dos Namorados (junho) | ||||||
2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | TOTAL | |
Móveis & Eletro | 205,7 mil | 395,4 mil | 4,11 mi | 1,13 mi | 1,24 mi | 7,08 mi |
Marketplace | 1,21 mi | 1,17 mi | 1,43 mi | 925,3 mil | 786 mil | 5,52 mi |
Artigos Esportivos | 66 mil | 143,6 mil | 968,7 mil | 204,2 mil | 306,5 mil | 1,69 mi |
Saúde & Beleza | 75,9 mil | 70,3 mil | 178,4 mil | 168,6 mil | 176,9 mil | 670,1 mil |
TOTAL | 1,56 mi | 1,78 mi | 6,69 mi | 2,43 mi | 2,51 mi | 14,97 mi |
Dia dos Pais (agosto) | |||||
2018 | 2019 | 2020 | 2021 | TOTAL | |
Móveis & Eletro | 295,1 mil | 467,9 mil | 3,17 mi | 1,49 mi | 5,42 mi |
Marketplace | 1,3 mi | 1,21 mi | 1,27 mi | 939,5 mil | 4,72 mi |
Artigos Esportivos | 70,4 mil | 153,6 mil | 775,8 mil | 279,3 mil | 1,28 mi |
Saúde & Beleza | 98,8 mil | 92,3 mil | 148,3 mil | 179,4 mil | 518,8 mil |
TOTAL | 1,76 mi | 1,92 mi | 5,36 mi | 2,89 mi | 11,94 mi |
Dia dos Crianças (outubro) | |||||
2018 | 2019 | 2020 | 2021 | TOTAL | |
Marketplace | 1,32 mi | 1,1 mi | 1,04 mi | 902,7 mil | 4,36 mi |
Móveis & Eletro | 409,6 mil | 698,8 mil | 1,71 mi | 1,34 mi | 4,16 mi |
Artigos Esportivos | 72,9 mil | 159,5 mil | 378,7 mil | 328,5 mil | 939,6 mil |
Saúde & Beleza | 81,4 mil | 94,4 mil | 137,7 mil | 161,3 mil | 474,8 mil |
TOTAL | 1,88 mi | 2,05 mi | 3,27 mi | 2,73 mi | 9,93 mi |
Black Friday (novembro) | |||||
2018 | 2019 | 2020 | 2021 | TOTAL | |
Móveis & Eletro | 984,2 mil | 2,58 mi | 2,47 mi | 848,2 mil | 6,88 mi |
Marketplace | 1,28 mi | 1,07 mi | 1,01 mi | 1,83 mi | 5,19 mi |
Artigos Esportivos | 140,1 mil | 324,9 mil | 432,9 mil | 347,3 mil | 1,24 mi |
Saúde & Beleza | 144,7 mil | 228,3 mil | 238,4 mil | 274,7 mil | 886,1 mil |
TOTAL | 2,55 mi | 4,2 mi | 4,15 mi | 3,3 mi | 14,2 mi |
Natal (dezembro) | |||||
2018 | 2019 | 2020 | 2021 | TOTAL | |
Móveis & Eletro | 451,3 mil | 1,68 mi | 1,19 mi | 1,29 mi | 4,6 mi |
Marketplace | 1,27 mi | 1,1 mi | 1,03 mi | 787,3 mil | 4,2 mi |
Artigos Esportivos | 159 mil | 339,4 mil | 247,5 mil | 331,1 mil | 1,1 mi |
Saúde & Beleza | 49,7 mil | 105,4 mil | 159,1 mil | 209,1 mil | 523,3 mil |
TOTAL | 1,93 mi | 3,22 mi | 2,63 mi | 2,62 mi | 10,4 mi |
Sobre a RankMyApp
A RankMyApp é referência global em inteligência de marketing e gestão de mídia para aplicativos mobile, ajudando a gerar resultados em mais de 600 clientes em 17 países, como Itaú, Didi, Magazine Luiza e Vivo. As soluções de Mobile Intelligence e Mobile Performance oferecem uma visão 360º, além de expertise técnica para estabelecer as melhores estratégias para cada aplicativo. Sempre com orientação a dados e foco na geração de resultados, de acordo com as necessidades e indicadores de cada cliente.
FONTE RankMyApp