Mapa dos apps de compra: estudo destrincha a evolução do e-commerce mobile brasileiro nos últimos 4 anos

Mapa dos apps de compra: estudo destrincha a evolução do e-commerce mobile brasileiro nos últimos 4 anos

PR Newswire

SÃO PAULO, 29 de novembro de 2022

Relatório da RankMyApp analisou 350 milhões de dados de aquisição para detalhar as instalações realizadas no país entre janeiro de 2018 e junho de 2022, com base nas datas do comércio e nas categorias de Móveis & Eletro, Marketplace, Artigos Esportivos e Saúde & Beleza

SÃO PAULO, 29 de novembro de 2022 /PRNewswire/ -- O brasileiro está mais disposto a realizar compras via aplicativos do que esteve em 2021 – ao menos, é isso que diz o número de downloads de apps de e-commerce realizados no território nacional. De acordo com estudo que acaba de ser divulgado pela RankMyApp, o primeiro semestre de 2022 registrou 15,7 milhões de instalações, um aumento de 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o total foi de 15,3 milhões.

"Esses dados mostram que o brasileiro está cada vez mais habituado a utilizar o celular para realizar algum tipo de compra. É um caminho sem volta, já que pesquisas de mercado apontam que, em 2021, 54% das vendas no e-commerce vieram do mobile", afirma o CEO da RankMyApp, Leandro Scalise. "Com exceção a 2020, que foi um capítulo à parte por conta da chegada da pandemia, 2021 foi o ano mais forte da série histórica, com 32,2 milhões de apps baixados. Porém 2022 deve superar em mais de 3% esse número, impulsionado por um segundo semestre com Dia das Crianças, Black Friday e Natal, além, é claro, da Copa do Mundo", acrescenta ele.

Mais de 350 milhões de dados analisados

Para produzir o levantamento, a RankMyApp - líder nacional no mercado de mobile marketing e com mais de 600 clientes espalhados por 17 países - analisou 350 milhões de dados de aquisição anonimizados, 283 milhões de visualizações e 70 milhões de instalações de apps no Google Play e na App Store, entre janeiro de 2018 e junho de 2022.

"O meio digital muda o tempo todo, em uma velocidade imensa. E esse relatório mapeia o mobile marketing brasileiro, com informações preciosas para que as empresas e agências de mídia possam definir as melhores estratégias para alcançar novos clientes ou para despertar o desejo de compra em clientes inativos. Planejamento e gestão de mídia são as chaves para o sucesso no varejo", pontua Scalise.

O cenário brasileiro

É perceptível a aceleração dos hábitos de consumo on-line nos últimos anos. Estima-se que 40% dos usuários de internet em todo o mundo já compram produtos on-line. Isso equivale a mais de 1 bilhão de compradores. O Brasil é o terceiro país que mais realiza compras pela internet. As vendas online têm crescido ano a ano e, atualmente, já representam 1% do PIB brasileiro.

Segundo o estudo "Perfil do E-commerce", foi registrado no último ano um crescimento de 38% no número de lojas on-line, atingindo a marca de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico no país. Esses dados tendem a crescer bastante nos próximos anos, conforme o fortalecimento do papel do mobile como um instrumento importante para aumento de receita e relacionamento com os clientes. Por isso, o crescimento do m-commerce ou e-commerce mobile é outra tendência interessante que deve ser observada.

Em 2021, mais de 54% das vendas de e-commerce vieram do mobile. Essa dado faz correlação com uma pesquisa que aponta que 92% dos brasileiros, além de pesquisarem preços, também já fazem compras pelo celular.

Downloads de apps de e-commerce

"Nota-se que 2020 apresentou alta de 104% em relação a 2019, muito por conta do início da pandemia da Covid-19, período em que as pessoas não sabiam quando poderiam sair de casa novamente para ter uma vida mais próxima do normal", explica Rodrigo Thedim, Head de Marketing e Vendas da empresa. "Já nos outros anos da série, as instalações do m-commerce vêm apresentando um crescimento sustentável, e 2022 muito provavelmente seguirá essa tendência".

 Destaques sobre instalações

Total de downloads nas datas comemorativas (por ano e categoria)

Liquidações de janeiro


2018

2019

2020

2021

2022

TOTAL

Marketplace

1,86 mi

1,42 mi

1,27 mi

1,12 mi

940,1 mil

6,61 mi

Móveis & Eletro

221,6 mil

549 mil

2,78 mi

1,13 mi

1,23 mi

5,91 mi

Artigos Esportivos

63,6 mil

118,2 mil

365,8 mil

183,1 mil

268,4 mil

999 mil

Saúde & Beleza

77,8 mil

57,4 mil

101,9 mil

133,3 mil

175,1 mil

545 mil

TOTAL

2,22 mi

2,14 mi

4,52 mi

2,57 mi

2,61 mi

14,1 mi

 

Dia do Consumidor (março)


2018

2019

2020

2021

2022

TOTAL

Marketplace

1,42 mi

1,3 mi

1,04 mi

1,03 mi

963,6 mil

5,75 mi

Móveis & Eletro

220,2 mil

341,9 mil

1,75 mi

1,46 mi

1,22 mi

4,99 mi

Artigos Esportivos

68,2 mil

118,4 mil

399,9 mil

216,1 mil

288 mil

1,09 mi

Saúde & Beleza

113,6 mil

109,2 mil

141,3 mil

154,7 mil

199,2 mil

718 mil

TOTAL

1,82 mi

1,87 mi

3,33 mi

2,86 mi

2,67 mi

12,5 mi

 

Dia das Mães (maio)


2018

2019

2020

2021

2022

TOTAL

Móveis & Eletro

220,7 mil

442,7 mil

3,8 mi

1,22 mi

1,37 mi

7,05 mi

Marketplace

1,23 mi

1,24 mi

1,47 mi

986,9 mil

857,8 mil

5,79 mi

Artigos Esportivos

68,5 mil

164,6 mil

964,8 mil

212,7 mil

304,2 mil

1,71 mi

Saúde & Beleza

84,1 mil

76,4 mil

235,4 mil

163 mil

195,2 mil

754,1 mil

TOTAL

1,6 mi

1,92 mi

6,47 mi

2,58 mi

2,73 mi

15,3 mi

 

Dia dos Namorados (junho)


2018

2019

2020

2021

2022

TOTAL

Móveis & Eletro

205,7 mil

395,4 mil

4,11 mi

1,13 mi

1,24 mi

7,08 mi

Marketplace

1,21 mi

1,17 mi

1,43 mi

925,3 mil

786 mil

5,52 mi

Artigos Esportivos

66 mil

143,6 mil

968,7 mil

204,2 mil

306,5 mil

1,69 mi

Saúde & Beleza

75,9 mil

70,3 mil

178,4 mil

168,6 mil

176,9 mil

670,1 mil

TOTAL

1,56 mi

1,78 mi

6,69 mi

2,43 mi

2,51 mi

14,97 mi

 

Dia dos Pais (agosto)


2018

2019

2020

2021

TOTAL

Móveis & Eletro

295,1 mil

467,9 mil

3,17 mi

1,49 mi

5,42 mi

Marketplace

1,3 mi

1,21 mi

1,27 mi

939,5 mil

4,72 mi

Artigos Esportivos

70,4 mil

153,6 mil

775,8 mil

279,3 mil

1,28 mi

Saúde & Beleza

98,8 mil

92,3 mil

148,3 mil

179,4 mil

518,8 mil

TOTAL

1,76 mi

1,92 mi

5,36 mi

2,89 mi

11,94 mi

  

Dia dos Crianças (outubro)


2018

2019

2020

2021

TOTAL

Marketplace

1,32 mi

1,1 mi

1,04 mi

902,7 mil

4,36 mi

Móveis & Eletro

409,6 mil

698,8 mil

1,71 mi

1,34 mi

4,16 mi

Artigos Esportivos

72,9 mil

159,5 mil

378,7 mil

328,5 mil

939,6 mil

Saúde & Beleza

81,4 mil

94,4 mil

137,7 mil

161,3 mil

474,8 mil

TOTAL

1,88 mi

2,05 mi

3,27 mi

2,73 mi

9,93 mi

 

Black Friday (novembro)


2018

2019

2020

2021

TOTAL

Móveis & Eletro

984,2 mil

2,58 mi

2,47 mi

848,2 mil

6,88 mi

Marketplace

1,28 mi

1,07 mi

1,01 mi

1,83 mi

5,19 mi

Artigos Esportivos

140,1 mil

324,9 mil

432,9 mil

347,3 mil

1,24 mi

Saúde & Beleza

144,7 mil

228,3 mil

238,4 mil

274,7 mil

886,1 mil

TOTAL

2,55 mi

4,2 mi

4,15 mi

3,3 mi

14,2 mi

 

Natal (dezembro)


2018

2019

2020

2021

TOTAL

Móveis & Eletro

451,3 mil

1,68 mi

1,19 mi

1,29 mi

4,6 mi

Marketplace

1,27 mi

1,1 mi

1,03 mi

787,3 mil

4,2 mi

Artigos Esportivos

159 mil

339,4 mil

247,5 mil

331,1 mil

1,1 mi

Saúde & Beleza

49,7 mil

105,4 mil

159,1 mil

209,1 mil

523,3 mil

TOTAL

1,93 mi

3,22 mi

2,63 mi

2,62 mi

10,4 mi

 

Sobre a RankMyApp

A RankMyApp é referência global em inteligência de marketing e gestão de mídia para aplicativos mobile, ajudando a gerar resultados em mais de 600 clientes em 17 países, como Itaú, Didi, Magazine Luiza e Vivo. As soluções de Mobile Intelligence e Mobile Performance oferecem uma visão 360º, além de expertise técnica para estabelecer as melhores estratégias para cada aplicativo. Sempre com orientação a dados e foco na geração de resultados, de acordo com as necessidades e indicadores de cada cliente.

 

FONTE RankMyApp

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