PR Newswire
MONTREAL, 7 de dezembro de 2022
MONTREAL, 7 de dezembro de 2022 /PRNewswire/ -- A COP15 sobre biodiversidade, que será realizada em Montreal de 7 a 19 de dezembro de 2022, é uma oportunidade única para debater questões relacionadas à proteção da natureza. O Collectif COP15, um coletivo de 94 organizações da sociedade civil de Quebec, está organizando uma grande conferência internacional de 6 a 8 de dezembro para debater soluções para as causas subjacentes da perda de biodiversidade.
Este evento representa uma resposta aos repetidos apelos da IPBES e do IPCC para mudanças sistêmicas urgentes por meio do enfrentamento das causas subjacentes compartilhadas das duas principais crises ambientais interrelacionadas: perda de biodiversidade e mudança climática.
O objetivo da conferência é abrir um diálogo e traçar várias linhas de ação para abordar as questões envolvidas na transformação tanto de um modelo econômico quanto de um sistema de valores que são prejudiciais para a natureza.
Além disso, os organizadores esperam encerrar o evento convidando formalmente as partes interessadas a continuar esta reflexão sobre soluções para as causas subjacentes em futuras COPs, com clima e biodiversidade combinados.
Citações:
"Esperamos que a Conferência sobre soluções para as causas subjacentes da perda da biodiversidade seja um dos grandes legados da COP15. A liderança da sociedade civil durante a COP15 – organizando diversos eventos e mobilizando-se pela proteção da vida – talvez seja o melhor remédio para combater o clima de cinismo reinante e para disseminar esperança. As soluções existem e precisamos criar o espaço para ouvi-las e implementá-las."
Alain Branchaud, biólogo, diretor executivo do SNAP Québec e porta-voz do Collectif COP15
"A Conferência sobre soluções para causas subjacentes reunirá em Montreal vários cientistas de renome internacional de vários continentes: África, Europa e Américas, além de muitos pesquisadores dos povos indígenas. Esses especialistas, de uma ampla gama de disciplinas científicas, examinarão as transformações sistêmicas necessárias em nossas economias e sociedades, tanto aqui quanto em todo o mundo, para conter o colapso da biodiversidade e restaurar ecossistemas saudáveis."
Éric Pineault, professor e presidente do comitê científico do Institut des sciences de l'environnement da UQAM, e diretor científico do "Pôle sur la ville résiliente"
Para mais informações sobre a conferência: http://causessousjacentes.eventbrite.ca
INFORMAÇÕES
Soluções para as causas subjacentes da perda de biodiversidade, 6 a 8 de
dezembro de 2022,
Salle Polyvalente no Pavillon Sherbrooke (UQAM)
200 Rue Sherbrooke Ouest, Montreal, QC H2X 1X5
Métro Place-des-Arts
CONTATO: SNAP Québec, Charlène Daubenfeld, diretora de comunicações, (514) 378-3880, communications@snapquebec.org
FONTE SNAP Québec