Brasil deve ter mais de 180 mil novos casos de Câncer de Pele até o fim deste ano

Brasil deve ter mais de 180 mil novos casos de Câncer de Pele até o fim deste ano

PR Newswire

SÃO PAULO, 21 de dezembro de 2022

Doença depende do diagnóstico precoce para sucesso no tratamento

SÃO PAULO, 21 de dezembro de 2022 /PRNewswire/ -- Bristol Myers Squibb. O câncer de pele corresponde a cerca de um terço de todos os casos de Câncer diagnosticados no Brasil. Dados do INCA, o Instituto Nacional do Câncer, apontam que são registrados cerca de 185 mil novos casos de Câncer de Pele todos os anos7. Para esse ano, o Brasil deve registrar cerca de 4,03 casos novos de melanoma a cada 100 mil homens e 3,94 para cada 100 mil mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA)7. O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum. Embora o melanoma represente somente 1% dos casos da doença, ele é responsável pela maioria das mortes causadas por esse tipo de câncer no Brasil¹.

O principal alerta é para os casos de câncer de pele tipo melanoma. Quando diagnosticado em estágio inicial, há uma grande chance de cura. No entanto, a doença pode avançar para a fase metastática. "O melanoma metastático continua sendo uma situação muito grave. O tratamento nesse cenário avançou muito graças à terapia-alvo e, sobretudo, à imunoterapia, com sobrevida à longo prazo em torno de 50% para os pacientes que têm acesso. Infelizmente, sabemos que nem todos têm. Precisamos sempre dar muita ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce, além de brigar pelo acesso às novas terapias", destaca Milton Barros, oncologista clínico do AC Camargo Cancer Center e vice-líder do Centro de Referências em Tumores Cutâneos. Quanto mais clara a pele do paciente, maior a chance de ser afetada pelo melanoma, com uma incidência de 2,6%¹.  

Em 2020, houve uma redução no número de diagnósticos no Câncer de Pele, com 17 mil casos a menos em relação a 2019. Nesse mesmo período também houve uma redução do número de internações pela doença, tendo sido observada uma queda de 26%. Os dados revelam possível subnotificação de casos². Se detectado precocemente, o prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom.

Além disso, um método simples pode ajudar o paciente a identificar se uma lesão de pele é suspeita de melanoma. A técnica é conhecida como ABCDE e avalia a Assimetria, quando um lado é diferente do outro, a Borda da lesão, se é borrada ou irregular, as Cores, em mais de um tom, o Diâmetro, maior que 5 milímetros e a Evolução da lesão, quando há mudança de forma, cor, tamanho ou aparência das manchas na pele. Caso tenha alguma dessas características, a consulta ao especialista é recomendada.

Caso durante a avaliação pelo especialista a lesão seja considerada suspeita, o próximo passo é a biópsia. O procedimento consiste em retirar uma amostra do tecido suspeito que será avaliado pelo médico patologista. Esse procedimento é imprescindível para estabelecer o diagnóstico³.

Entre as medidas de prevenção para o Câncer de pele, estão as recomendações já conhecidas por grande parte do público, mas que precisam ser reforçadas durante o verão: evitar a exposição excessiva ao sol, proteger a pele dos raios ulta-violeta, usar filtro solar de forma adequada, aplicando ainda em casa, e reaplicado ao longo do dia a cada 2 horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada, com fator de proteção mínimo de 30. Além disso, também é importante verificar a própria pele regularmente, para identificar pintas ou manchas suspeitas4.        

Sobre a Bristol Myers Squibb 

A Bristol Myers Squibb é uma biofarmacêutica global que tem como missão descobrir, desenvolver e disponibilizar medicamentos inovadores que ajudem a transformar a vida de pacientes que enfrentam doenças graves. Para mais informações sobre a Bristol Myers Squibb, visite BMS.com/br ou siga-nos no LinkedIn, Twitter, YouTube, Facebook e Instagram. Celgene e Juno Therapeutics são subsidiárias integrais da Bristol Myers Squibb. Em alguns países, devido às leis locais, Celgene e Juno Therapeutics são referenciadas como Celgene, uma empresa da Bristol Myers Squibb e Juno Therapeutics, uma empresa da Bristol Myers Squibb. 

Referências:

1 Instituto Oncoguia. Estaatística para Câncer de Pele. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/estatistia-para-cancer-de-pele-melanoma/7066/186/ Acessado em 30 de Novembro

2 Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/mais-de-17-mil-casos-de-cancer-de-pele-deixaram-de-ser-diagnosticados-no-auge-da-pandemia-de-covid-19/. Acessado em 04 de Dezembro de 2022.

3 Melanoma Brasil. Disponível em: https://www.melanomabrasil.org/voce-conhece-a-regra-do-abcde Acessado em 21 de Novembro

4 Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/doencas/cancer-da-pele/ Acessado em 10 de Novembro

5Instituto Oncoguia. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/estatistica-para-cancer-de-pele-basocelular-e-espinocelular/6806/268/ Acessado em 10 de Novembro

6 Melanoma Brasil. Disponível em: https://www.melanomabrasil.org/new-diagnostico/ Acessado em 27 de Novembro

7 Instituto Nacional do Câncer. Câncer de Pele Melanoma. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-melanoma. Acessado em 23 de abril de 2021.

FONTE Bristol Myers Squibb

Voltar noticias em Português no Mundo