Sinopec estabelece novo recorde de profundidade de poços verticais de 8.866 metros na bacia de Sichuan, na China

Sinopec estabelece novo recorde de profundidade de poços verticais de 8.866 metros na bacia de Sichuan, na China

PR Newswire

BEIJING, 30 de dezembro de 2022

BEIJING, 30 de dezembro de 2022 /PRNewswire/ -- A China Petroleum & Chemical Corporation (HKG: 0386, "Sinopec") anunciou que seu poço de exploração de risco, o Yuanshen-1, na bacia de Sichuan, concluiu com sucesso a perfuração a uma profundidade de 8.866 metros, superando o recorde anterior na bacia de Sichuan definido por seu poço Rentan-1.

Sinopec estabelece novo recorde de profundidade de poços verticais de 8.866 metros na bacia de Sichuan, na China. (PRNewsfoto/SINOPEC)

Um grande avanço do "Projeto Terra Profunda" da Sinopec, o poço Yuanshen-1 atingiu a formação mais profunda de petróleo e gás natural na bacia de Sichuan e demonstrou ainda mais o grande potencial das rochas carbonáticas ancestrais na região.

No mesmo dia, a Sinopec lançou oficialmente o "Projeto Terra Profunda – base de gás natural em Sichuan e Chongqing", em colaboração com a Sinopec Exploration Company, a Sinopec Southwest Oil & Gas Company, a Sinopec Zhongyuan Oilfield Company, a Sinopec Jianghan Oilfield Company e a Sinopec East China Oil & Gas Company. Esta é a terceira base do "Projeto Terra Profunda" da Sinopec após a base do campo petrolífero de Shunbei e a base de petróleo de xisto de Jiyang.

Até o momento, os recursos de gás natural profundo da Sinopec na bacia de Sichuan, em áreas com direitos minerais, atingiram 15 trilhões de metros cúbicos, o que representa um grande peso para as reservas de gás natural e o crescimento da produção da China.

O poço Yuanshen-1 alcançou o reservatório de hidrocarbonetos mais profundo da bacia de Sichuan – o complexo sedimentar das fácies marginais da plataforma da Formação Dengying. Durante a exploração, a rocha carbonática ultraprofunda, que se encontra a uma profundidade de mais de 8.700 metros, ainda mostrava evidências positivas de hidrocarbonetos no reservatório poroso.

A perfuração até uma profundidade de mais de 8 mil metros pode trazer muitos desafios para os atuantes industriais globais. O revestimento superior de grande porte pesa 517 toneladas no nível do solo, o que é um desafio para os recursos de elevação e revestimento da plataforma. A temperatura ultra-alta nas profundezas da terra também demanda muito para a estabilidade e a capacidade anti-poluição do fluido de perfuração, além de que realizar a perfuração em tal profundidade é algo difícil e demorado. Para vencer esses desafios, a Sinopec desenvolveu cinco tecnologias-chave para perfuração ultraprofunda, a fim de apoiar a exploração do petróleo e do gás natural em reservatórios de carbonato profundos e ultraprofundos.

A Sinopec avançou continuamente na exploração profunda de hidrocarbonetos na bacia de Sichuan, incluindo principalmente o gás natural convencional em rochas profundas de carbonato marinho e o gás de xisto profundo. A empresa ainda descobriu os campos de gás natural de Puguang, Yuanba e Chuanxi e, até o momento, a capacidade de produção de gás convencional anual dos reservatórios de carbonato marinho profundo da Sinopec ultrapassou 12 bilhões de metros cúbicos.

Para mais informações, acesse Sinopec.

Logo (PRNewsfoto/Sinopec)

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1975727/image_1.jpg
Logotipo - https://mma.prnewswire.com/media/960416/SINOPEC_Logo.jpg

FONTE SINOPEC

Voltar noticias em Português no Mundo