Parceiros da Tech4Nature anunciam projeto para estudar impacto do turismo sobre biodiversidade na Espanha

Parceiros da Tech4Nature anunciam projeto para estudar impacto do turismo sobre biodiversidade na Espanha

PR Newswire

BARCELONA, Espanha, 5 de janeiro de 2023

A Huawei e a União Internacional para a Conservação da Natureza  (IUCN) lançaram um projeto pioneiro para orientar a conservação da biodiversidade com foco na águia-perdigueira no Parque Natural de Sant Llorenç del Munt i l'Obac.

BARCELONA, Espanha, 5 de janeiro de 2023 /PRNewswire/ -- A Huawei e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) escolheram o Parque Natural de Sant Llorenc del Munt i l'Obac, em Barcelona, para um novo projeto Tech4Nature, que visa estudar como o turismo exerce impacto sobre o ecossistema do parque, especialmente a águia-perdigueira.

Águia-perdigueira

O parque tem observado um aumento claro no volume de visitantes desde a pandemia, o que reflete uma tendência crescente de lazer e turismo em espaços periurbanos naturais e protegidos. Como resultado, os administradores do parque observaram mudanças nos padrões de comportamento da águia-perdigueira, que habita o parque e é listada como vulnerável no Livro Vermelho dos Pássaros espanhol. 

Com lançamento previsto para fevereiro de 2023, o projeto permitirá que a Huawei e seus parceiros desenvolvam e implementem uma solução baseada em tecnologia que compreende câmeras, receptores de GPS e uma plataforma em nuvem que servirá como infraestrutura de computação e armazenamento. Formando um sistema de detecção de alertas, a solução observará e monitorará a mobilidade da águia e determinará os fatores que interferem em seu sucesso reprodutivo – a perturbação humana às áreas de reprodução já foi identificada como uma grande ameaça à águia.

Os dados coletados serão enviados à plataforma em nuvem para análise por IA, o que ajudará a orientar as decisões de conservação, a apoiar os gerentes do parque para que respondam de forma rápida e eficaz a possíveis riscos ambientais e a educar o público sobre a conservação.

"O projeto nos ajudará a ter mais informações para gerenciar e regular o uso público", disse Ángel Miño, diretor do parque natural sob o Conselho Provincial de Barcelona. "Também aumentará a conscientização do público geral sobre a conservação da biodiversidade, já que estão previstos vídeos e outros materiais de divulgação. Em colaboração com a Huawei e a IUCN, o projeto nos permite dar um salto qualitativo ao incorporar novas tecnologias ao monitoramento e à conservação de espécies."

Para impulsionar os resultados da pesquisa e da proteção da biodiversidade, Miño enfatizou que a expansão das parcerias público-privadas, a fim de incluir universidades e empresas, é um aspecto fundamental da estratégia de gestão do parque e essencial para o seu sucesso. Outros parceiros do projeto também concordam com esse ponto de vista. 

"A colaboração entre instituições públicas e o setor privado é cada vez mais necessária para determinar o sucesso diante de desafios ambientais complexos", disse Antonio Troya, diretor do Centro de Cooperação Mediterrânea da IUCN. "Temos a oportunidade de tirar proveito das inovações tecnológicas e incorporá-las em medidas de conservação para nossos ecossistemas. Este projeto exemplifica como a cooperação e a integração são o caminho para deter a perda da biodiversidade." 

Operando sob a parceria Tech4Nature IUCN-Huawei de acordo com a Lista Verde da IUCN e a iniciativa TECH4ALL da Huawei, os administradores do parque – Conselho Provincial de Barcelona – lançarão o projeto no parque no início de 2023. A solução técnica será desenvolvida pela Huawei em colaboração com a Universidade de Girona durante 2023 e 2024.

A parceria Tech4Nature, que tem como objetivo desenvolver soluções de conservação baseadas em tecnologia para 300 áreas protegidas ao longo de três anos e medir a eficácia do projeto em relação à Lista Verde da IUCN, combina a experiência em conservação da natureza da IUCN e a experiência da Huawei no desenvolvimento de tecnologias digitais de ponta.

"Este projeto é o primeiro desse tipo que estamos lançando na Espanha, após dezenas de experiências bem-sucedidas de desenvolvimento de soluções para a proteção de diferentes espécies e espaços naturais em países do mundo todo usando tecnologias avançadas como nuvem, IA e conectividade", disse Eric Li, CEO da Huawei Espanha. "O papel do setor de tecnologia no enfrentamento deste desafio é fundamental, pois somente por meio da colaboração com parceiros estratégicos e comprometidos é possível realizar esses objetivos de forma real."

Além de garantir que o Parque Natural de Sant Llorenç del Munt i l'Obac possa equilibrar a proteção da biodiversidade com a diversão para todos, espera-se que este modelo possa ser aperfeiçoado e replicado em outras áreas protegidas na Espanha.

Sobre a Huawei TECH4ALL 

A TECH4ALL é a iniciativa de inclusão digital de longo prazo da Huawei, cujo objetivo é não deixar ninguém para trás no mundo digital. Ela se concentra em quatro objetivos: desenvolvimento, possibilitar a educação com igualdade e qualidade, preservar a natureza com tecnologia e possibilitar uma assistência médica inclusiva.

Para mais informações, acesse site https://www.huawei.com/en/tech4all

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1977980/Bonelli_s_eagle.jpg

FONTE Huawei

Voltar noticias em Português no Mundo