LSE lança acelerador de 50 milhões de libras para "unicórnios sociais"

LSE lança acelerador de 50 milhões de libras para "unicórnios sociais"

PR Newswire

LONDRES, 10 de janeiro de 2023

LONDRES, 10 de janeiro de 2023 /PRNewswire/ -- A '100x Impact Accelerator', uma nova iniciativa global de 50 milhões de libras cujo objetivo é criar uma nova geração de "unicórnios sociais", lançou hoje sua primeira chamada para candidaturas. Sediada na London School of Economics and Political Science (LSE), a iniciativa 100x visa promover empresas sociais de alto potencial e ajudá-las a alcançar um impacto positivo em grande escala. 

O objetivo do programa 100x é identificar combinações de conhecimento, mentoria e capital que permitam que empresas focadas no impacto social sejam mais ambiciosas e obtenham mais resultados. A iniciativa replica o modelo bem-sucedido dos aceleradores de negócios do setor privado e visa provar que as empresas focadas no impacto social podem quebrar o ciclo de busca de subsídios e governança fraca. Frequentemente, esses fatores atuam em conjunto para limitar o potencial de crescimento e impacto das organizações.

Cada empresa social selecionada para a iniciativa 100x Impact Accelerator receberá um subsídio de 150.000 libras e terá acesso aos conhecimentos de classe mundial da LSE, bem como a um programa de apoio personalizado de 12 semanas, com especialistas e fundadores de unicórnios sociais, para ajudar os líderes a identificar a melhor forma de maximizar seu impacto. O programa inclui duas semanas de sessões presenciais na LSE (Londres), reuniões virtuais com especialistas e uma cúpula anual de um dia, na qual os participantes apresentarão seus projetos a filantropos, investidores, entidades governamentais e representantes da mídia. Todas as despesas dos eventos incluídos na iniciativa 100x serão cobertas.

O programa 100x Impact Accelerator apoiará dois grupos de dez empresas sociais todos os anos, 70% das quais provenientes de mercados emergentes. O acelerador está procurando organizações focadas no impacto social que tenham um modelo comprovado, com o objetivo de ajudá-las a dar seu próximo grande salto.

Serão oferecidas vagas a organizações de oito áreas que refletem as prioridades de pesquisa da LSE. Essas áreas são: clima e meio ambiente; saúde e assistência social; refugiados e coesão; economias equitativas; felicidade e bem-estar; democracia; educação; e novas fronteiras.

O professor Stephan Chambers, diretor do Instituto Marshall da LSE, comentou: "Não existe uma compreensão clara das melhores estratégias para que as empresas sociais e instituições de caridade possam aumentar seu impacto, como existe para que as empresas privadas possa aumentar seus lucros. Isso reduz drasticamente o impacto que essas empresas poderiam ter, o que faz do mundo um sítio pior".

Chambers acrescentou: "O objetivo da iniciativa 100x Impact Accelerator é preencher essa lacuna. Ao fazer parceria com fundadores de "unicórnios sociais" bem-sucedidos e fornecer apoio significativo a um grande número de organizações de alto potencial, nosso objetivo é destacar 'o que funciona' no setor para que mais empresas sociais possam ter sucesso real".

Leslie Labruto, diretora da iniciativa 100x Impact Accelerator, declarou: "É hora de tornar as coisas mais justas para as empresas sociais. Se as empresas com fins lucrativos têm objetivos claros – por exemplo, serem adquiridas ou tornarem-se sociedades abertas –, não podemos dizer o mesmo sobre as empresas sociais. Elas ficam presos em ciclos intermináveis de arrecadação de fundos, atrofiando seu potencial de impacto".

"Ironicamente, o setor social está repleto de estratégias inovadoras para aumentar seu impacto, como modelos de código aberto, ferramentas digitais e parcerias governamentais. Nosso objetivo é ajudar as organizações a identificar o melhor modelo para resolver o problema que elas estão tentando resolver - e, em seguida, trabalhar com elas para desenvolvê-lo".

Além disso, acrescentou Labruto, "estamos procurando organizações ousadas e inovadoras para mudar o status quo das empresas focadas no impacto social".

Contatos para a imprensa da iniciativa 100x:
Victoria Medina ou Robin Grainger
Fourteen Forty Communications
Victoria.medina@fourteenforty.uk

Robin.grainger@fourteenforty.uk

FONTE 100x Impact Accelerator

Voltar noticias em Português no Mundo