CONTRIBUIÇÃO DE SEMENTES GERMINADAS DO CPOPC PARA OS AGRICULTORES DE ÓLEO DE PALMA HONDURENHOS

CONTRIBUIÇÃO DE SEMENTES GERMINADAS DO CPOPC PARA OS AGRICULTORES DE ÓLEO DE PALMA HONDURENHOS

PR Newswire

JACARTA, Indonésia, 21 de março de 2023

JACARTA, Indonésia, 21 de março de 2023 /PRNewswire/ -- O Council of Palm Oil Producing Countries (CPOPC) e setores privados da Indonésia e da Malásia contribuíram com um total de 102.000 sementes germinadas de palma de óleo (GS) em resposta à situação dos pequenos produtores de Honduras para ajudá-los a enfrentar os impactos dos furacões Eta e Iota que devastaram seu país em 20 de novembro de 2020. A contribuição de GS é a pequena forma do CPOPC de prestar assistência e facilitar a produção de óleo de palma em Honduras.

Os representantes dos governos indonésio e malaio e da CPOPC pressionaram o botão durante a cerimônia de remessa de 102.000 sementes germinadas de óleo de palma para produtores de óleo de palma nas Honduras. A cerimônia foi realizada em Jacarta, em 20 de março de 2023, com a participação virtual da ministra da agricultura das Honduras, Laura Suazo. (PRNewsfoto/Council of Palm Oil Producing Countries (CPOPC))

Honduras concluiu seu processo de adesão e será o terceiro país a ser membro total do CPOPC em maio de 2023.

O vice-primeiro ministro e ministro de plantações e commodities da Malásia e o presidente do CPOPC, Dato' Sri Haji Fadillah Yusof, reiteraram que a contribuição significa estreita cooperação entre os países produtores de óleo de palma. "O CPOPC provou sua importância no desenvolvimento dos setores de óleo de palma em todo o mundo. Essa contribuição também significa nosso reconhecimento a Honduras como uma importante aliada do CPOPC. É justo que ampliemos nossa assistência com as sementes germinadas, e espero que isso ajude a promover laços mais fortes entre os países membros e observadores daqui em diante", disse Dato' Fadillah.

O ministro coordenador de assuntos econômicos da República da Indonésia, Airlangga Hartarto, considerou a contribuição como uma resposta humanitária que deverá fortalecer ainda mais a parceria entre o CPOPC e Honduras. "Gostaria de reiterar a importância de uma aliança fortalecida entre os países produtores de óleo de palma e para que o CPOPC seja visível e assuma um papel mais significativo em breve. Essa contribuição de sementes germinadas deve ser vista como um primeiro passo para uma cooperação melhor entre os países produtores", disse Airlangga.

A Ministra da Agricultura de Honduras, Laura Suazo, participou virtualmente da cerimônia e expressou sua calorosa gratidão pela contribuição das sementes de óleo de palma. "Esperamos que a aceitação de Honduras ao CPOPC seja muito benéfica para eles como um novo país membro. Estamos juntos e permaneceremos juntos para que nossos produtores de palma sempre tirem o melhor desta aliança", disse Laura respondendo às mensagens de felicitações da adesão de Honduras.

O secretário-geral do CPOPC, Rizal Affandi Lukman, transmitiu que se espera que a contribuição da GS seja distribuída para 337 pequenos produtores em Honduras necessitados e os ajude no replantio de 510 hectares dos 4.988 hectares de plantio dendezeiros que haviam sido extensivamente danificados pelos furacões. A contribuição de GS composta por 20.000 GS do CPOPC, 62.000 GS de sete representantes do setor da privado da Indonésia e 20.000 GS de um setor privado da Malásia. "Este esforço colaborativo é um exemplo essencial do que pode ser alcançado quando todas as partes interessadas trabalham juntas nos impactos de sustentabilidade do óleo de palma. Esse tipo de parceria é o que o setor agora requer para enfrentar os desafios não apenas dos efeitos dos desastres naturais, mas também de políticas discriminatórias contra o óleo de palma", disse Rizal.

A Cerimônia de Embarque será realizada em 20 de março de 2023 no Aeroporto Soekarno Hatta, em Jacarta em modo híbrido, e será seguida por uma Cerimônia de Entrega em 28 de março de 2023 em San Pedro Sula, Honduras.

O Council of Palm Oil Producing Countries (CPOPC) é uma organização intergovernamental fundada em 21 de novembro de 2015. A Indonésia e a Malásia, os maiores produtores de óleo de palma do mundo, são os Países Fundadores do Conselho, bem como os membros atuais. O objetivo do Conselho é unir os produtores mundiais de óleo de palma e representa as prioridades, interesses e aspirações dos países produtores de óleo de palma. Mais detalhes em: www.cpopc.org.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2037114/image.jpg

FONTE Council of Palm Oil Producing Countries (CPOPC)

Voltar noticias em Português no Mundo