Nova ação judicial: Renovação da marca de supercarros ultraluxuosos De Tomaso é desfeita por esquema fraudulento

Nova ação judicial: Renovação da marca de supercarros ultraluxuosos De Tomaso é desfeita por esquema fraudulento

PR Newswire

NOVA YORK, 25 de maio de 2023

Boies Schiller representa ex-executivo de montadora em litígio contra financiador de Hong Kong.

NOVA YORK, 25 de maio de 2023 /PRNewswire/ -- Uma nova ação judicial protocolada hoje no tribunal federal de Nova York contra os réus da DeTomaso Automobili Holdings N.A. LLC, seu acionista majoritário, Sung-Fung "Norman" Choi e outros, causará grande impacto em todo o mundo dos supercarros de edição limitada e multimilionários. O autor da ação, Ryan Berris, representado pela Boies Schiller Flexner LLP, alega que, embora tenha sido recrutado por Choi para ajudar a trazer a marca De Tomaso de volta aos seus dias de glória como uma proeminente fabricante de luxo, ele foi enganado por Choi e forçado a sair de seu papel como co-proprietário, CEO e CMO, para que Choi pudesse estabelecer as bases para um esquema fraudulento.

A renovação da De Tomaso como fabricante de automóveis de luxo de classe mundial é uma das histórias mais notáveis da última década no setor de veículos esportivos de elite. O renascimento foi liderado por dois indivíduos: Ryan Berris e Norman Choi. Berris é um distinto especialista em desenvolvimento e marketing para marcas automotivas de luxo de elite e trouxe consigo experiência no setor e uma extensa rede de artesãos, designers, engenheiros e conhecedores, todos essenciais para o relançamento da De Tomaso. Choi era supostamente um financiador de Hong Kong que tentava empreendimentos automotivos comprando marcas falidas, mas se via incapaz de fazê-lo, até conhecer Berris.

"Dediquei minha vida a reviver a De Tomaso, construindo um dos supercarros atemporais do mundo e oferecendo oportunidades para outras pessoas", disse Berris. "Transformei a De Tomaso em um sucesso global, tudo para descobrir que meu espírito empreendedor e meu trabalho estavam sendo explorados, enquanto a marca legada era sequestrada por pessoas mal-intencionadas."

Os esforços genuínos e incansáveis de Berris fizeram da revivida marca De Tomaso (e seu modelo carro-chefe P72) um triunfo internacional, à medida que ele garantiu parceiros técnicos de alto nível e contratações estratégicas e construiu uma lista superlotada de pedidos de clientes exigentes e criteriosos. No entanto, Berris afirma que o verdadeiro potencial da De Tomaso foi prejudicado pela repetida má conduta financeira de Choi. Conforme alegado, Choi ficou obcecado em tentar abrir o capital da empresa por meio de um processo SPAC fraudulento e começou a tomar atalhos pelas costas de Berris, fazendo falsas demonstrações financeiras e enganando os clientes exigentes que já haviam feito depósitos consideráveis não reembolsáveis para os veículos da De Tomaso.

"Ryan Berris, praticamente sozinho, reviveu a De Tomaso como uma montadora de alto desempenho e classe mundial com uma lista invejável de apoiadores e clientes e uma avaliação de mais de um bilhão de dólares, mas recebeu apenas uma fração da compensação a que tinha direito e foi finalmente forçado a sair da empresa", disse o advogado John T. Zach, da Boies Schiller Flexner LLP. "A denúncia alega que isso fazia parte de um esquema fraudulento de Norman Choi e outros para manipular o valor da empresa, envolver-se em uma série de transações não convencionais e fazer saques."

À medida que Berris gradualmente descobria as intenções ocultas de Choi, ele o confrontou e deixou claro que Choi estava destruindo o trabalho árduo que Berris havia realizado na De Tomaso. Pior ainda, conforme alegado na denúncia, Choi enganou os clientes da empresa, criando um produto que não cumpriu os termos acordados com os clientes. Em vez de abordar essas questões, a ação judicial alega que Choi trabalhou em conjunto com outras pessoas para demitir Berris e ameaçá-lo com represálias caso ele revelasse o que sabia sobre o que estava acontecendo na De Tomaso.

"Como esta ação judicial deixa claro, os réus se aproveitaram do meu conhecimento no setor, contatos valiosos e experiência em marketing para mascarar sua verdadeira intenção, que era obter um lucro fraudulento, mesmo que isso significasse manchar a reputação da marca De Tomaso", acrescentou Berris.

Após anos trabalhando para a Scuderia Cameron Glickenhaus (SCG) e posteriormente ajudando a transformar a Apollo Automobil em uma marca líder de hipercarros, Berris estava pronto para continuar sua ascensão com a De Tomaso. Berris alega que a conduta irresponsável de Choi minou a força central da marca De Tomaso reinventada — excelência em fabricação e design — e que Choi nunca teve a intenção de investir corretamente no crescimento da empresa, mas procurou apenas inflar artificialmente seu valor e lucro a partir de um esquema fraudulento. 

Esta ação judicial é a posição deBerris para expor a fraude da Choi e proteger a marca De Tomaso e seus clientes.

O caso é Ryan Berris v. De Tomaso Automobili Holdings N.A LLC, et. al.; Processo nº 1:23-cv-04305 no Tribunal Distrital dos Estados Unidos, Distrito Sul de Nova York. John Zach e David Simons da Boies Schiller Flexner LLP são os advogados de Berris.

Sobre a Boies Schiller Flexner 

Boies Schiller Flexner LLP (www.bsfllp.com) é um escritório de advogados de testes reconhecidos internacionalmente, gestores de crise e consultores estratégicos conhecidos por buscar o sucesso de forma criativa, agressiva e eficiente para seus clientes. Nossos advogados têm um histórico estabelecido de vitórias em questões complexas, inovadoras e transfronteiriças em diversas circunstâncias e setores para muitas das empresas mais sofisticadas do mundo.

FONTE Boies Schiller Flexner LLP

Voltar noticias em Português no Mundo