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SÃO PAULO, 25 de maio de 2023
SÃO PAULO, 25 de maio de 2023 /PRNewswire/ -- A inflação crescente faz com que os consumidores brasileiros sintam o aperto, resultando em uma redução nos gastos não essenciais. De acordo com a pesquisa mais recente da Mintel, 52% dos consumidores brasileiros reduziram itens supérfluos e não essenciais, como lanches, de seus orçamentos para economizar dinheiro. Outra medida de redução de custos é substituir refeições completas por lanches, o que um terço (33%) dos brasileiros fez nos últimos três meses.
Ao analisar por que os consumidores estão substituindo refeições por lanches, dois terços (66%) afirmam que fazem isso para satisfazer sua fome. Embora pareça óbvio, as Tendências Globais de Alimentação e Bebidas da Mintel de 2023, intituladas Savvy Sustanance, indicam que, neste período de instabilidade econômica e alta inflação, os consumidores estão preferindo alimentos que os deixem saciados por mais tempo e ofereçam uma composição nutricional mais completa, o que pode estar diretamente relacionado ao consumo de lanches.
Laura Menegon, Analista de Alimentos e Bebidas da LatAm, disse:
"A substituição de refeições não é nova, especialmente porque os consumidores estão cada vez mais ocupados; no entanto, como esses consumidores estão optando por produtos convenientes, há uma oportunidade para marcas de lanches lançarem produtos que sejam práticos, mas também proporcionem uma sensação de saciedade semelhante à de uma refeição e com ingredientes e nutrientes mais variados. Produtos com maior densidade energética e nutricional que oferecem uma sensação de saciedade mais longa estão bem posicionados para conquistar a preferência do consumidor por uma melhor relação custo-benefício".
Preocupação do consumidor com embalagens e ingredientes sustentáveis
A embalagem é a principal preocupação dos consumidores de lanches preocupados com a sustentabilidade, já que 40% preferem lanches em embalagens sustentáveis, enquanto 28% preferem lanches naturais porque eles geralmente vêm com menos embalagens. Os consumidores desejam que as marcas sejam mais transparentes, como demonstrado por 36% dos consumidores brasileiros que esperam que mais marcas façam declarações claras sobre suas ações sustentáveis.
Além disso, de um terço (30%) dos consumidores que se preocupam com a sustentabilidade dos ingredientes usados em lanches, 76% estão dispostos a pagar mais por lanches de alta qualidade/premium. Por fim, 22% deixariam de comer um lanche se soubessem que a marca não contribui para iniciativas de sustentabilidade.
"Como a sustentabilidade é um fator cada vez mais importante para os consumidores brasileiros quando se trata de embalagens e ingredientes para lanches, fabricantes e varejistas precisarão ser transparentes em seus esforços para reduzir o desperdício e reutilizar materiais. A redução pode ocorrer pela eliminação da embalagem secundária e pelo uso de material biodegradável e mais fino. As marcas também podem investir em embalagens reutilizáveis, que não só carregam as credenciais de sustentabilidade, mas também agregam valor ao produto. Marcas que priorizam soluções de embalagens sustentáveis têm maior probabilidade de atrair os consumidores brasileiros", continuou Menegon.
Para obter o comunicado de imprensa completo, clique aqui. Pesquisas adicionais sobre as atitudes dos consumidores brasileiros em relação ao consumo de lanches e entrevistas com a analista estão disponíveis mediante solicitação ao Departamento de Imprensa da Mintel. Para aqueles interessados em comprar o relatório completo, por favor, acesse a Mintel Store.
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FONTE Mintel Group, Ltd.