CGTN: laços entre a China e RDC entram em um crescimento abrangente e profundo com total vitalidade

CGTN: laços entre a China e RDC entram em um crescimento abrangente e profundo com total vitalidade

PR Newswire

PEQUIM, 27 de maio de 2023

PEQUIM, 27 de maio de 2023 /PRNewswire/ -- Em 2015, a China e a República Democrática do Congo (RDC) estabeleceram uma parceria estratégica de cooperação vantajosa para ambas as partes, que proporcionou uma direção estratégica para o aprofundamento das relações bilaterais.

Firmando os laços para uma parceria cooperativa estratégica abrangente na sexta-feira em Pequim, os dois países estão buscando estabelecer relações maduras, estáveis e inovadoras entre a China e a RDC que beneficiarão os dois povos.

Durante uma reunião com o presidente da RDC, Felix-Antoine Tshisekedi Tshilombo, que está na China para uma visita de Estado, o presidente chinês Xi Jinping, saudou a cooperação frutífera alcançada pelos dois países, acrescentando que os dois lados construíram uma comunidade estreita de interesses e futuro compartilhado.

Parceiros estratégicos caminhando lado a lado

Ao longo dos anos, por meio da assinatura de uma série de acordos e memorandos de entendimento que abrangem agricultura, saúde, comércio, infraestrutura e outros campos, a cooperação amigável entre a China e a RDC tem se aprofundado continuamente. 

A China tem sido a maior parceira comercial da RDC e fonte de investimentos estrangeiros por muitos anos consecutivos. No ano de 2022, o volume de comércio bilateral alcançou US$ 21,898 bilhões, um aumento de 51,7% em relação ao ano anterior. 

A cooperação em infraestrutura entre os dois países também produziu resultados frutíferos. 

A China tem auxiliado na construção de projetos como o People's Palace, sede da Assembleia Nacional e do Senado, o Estádio dos Mártires e o Centro Cultural e de Artes da África Central, que serão concluídos até o final deste ano. 

O China-DRC Friendship Hospital é um projeto marcante de cooperação bilateral médica e de saúde. Desde a sua conclusão, o hospital trata inúmeros pacientes, melhorando efetivamente as condições médicas do povo congolês. 

Na reunião de sexta-feira, Xi disse a Tshisekedi que a China trabalhará com a RDC para se apoiarem mutuamente, buscar cooperação, promover o desenvolvimento e avançar juntos no caminho do desenvolvimento e revitalização. 

O desenvolvimento de alta qualidade da China oferecerá mais oportunidades de cooperação e um mercado mais amplo para a DRC e promoverá um maior desenvolvimento das relações bilaterais, afirmou Xi, acrescentando que a China ajudará, como sempre, a RDC em seu desenvolvimento econômico e social. 

Agradecendo à China por sua ajuda de longo prazo e valioso apoio ao desenvolvimento econômico e social da RDC, Tshisekedi afirmou que a cooperação amigável entre os dois países resistiu ao teste do tempo e alcançou resultados frutíferos, que são dignos de serem valorizados por ambas as partes. 

Uma comunidade China-Africa com um futuro compartilhado

Em meio à situação internacional atual, a China e a África precisam fortalecer mais do que nunca a solidariedade e a cooperação, destacou Xi.

Pedindo a salvaguarda conjunta dos interesses comuns dos países em desenvolvimento, Xi disse que a China apoia firmemente a África na busca de um caminho de desenvolvimento independente e em se tornar um importante polo da política, economia e civilização mundial.

No âmbito do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), a China anunciou os dez principais planos de cooperação China-África na cúpula da FOCAC em Joanesburgo, em 2015, e as oito principais iniciativas na cúpula de Pequim em 2018, elevando as relações com a China-Africa a um novo nível.

Ao discursar na cerimônia de abertura da 8.ª Conferência Ministerial da FOCAC, realizada em Dakar em 2021, Tshisekedi disse que "africanos e chineses estão lado a lado hoje como velhos amigos", convocando os dois lados a concretizar "a ambição comum de compartilhar o destino, a solidariedade, a justiça e ser exemplar nas relações entre os dois povos".

Comprometendo-se em implementar os nove programas de cooperação China-África anunciados em Dakar, Xi pediu esforços conjuntos para promover a construção conjunta da Belt and Road para apoiar a África a alcançar o desenvolvimento sustentável e construir uma comunidade China-África com um futuro compartilhado na nova era.

https://news.cgtn.com/news/2023-05-26/China-DRC-ties-enter-comprehensive-deep-going-growth-with-full-vitality-1k7VqkD2Pyo/index.html

FONTE CGTN

Voltar noticias em Português no Mundo