PR Newswire
PEQUIM, 29 de maio de 2023
PEQUIM, 29 de maio de 2023 /PRNewswire/ -- Uma matéria do China Daily:
Especialistas afirmaram no sábado que a China melhorou sua comunicação internacional por meio da prática e aplicação da ciência e tecnologia moderna, o que também ajudou a divulgar e promover globalmente o conceito de modernização chinesa.
Essas observações foram feitas nas Conversas sobre Comunicação de Tecnologia Científica, uma série de eventos organizada pelo Instituto de Pesquisa sobre Comunicação de Tecnologia Científica, que foi criado em janeiro do ano passado pela Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia e pelo China Daily, reunindo especialistas nacionais e internacionais em comunicação.
Guo Huadong, presidente do comitê chinês do Conselho Internacional de Ciência e membro da Academia de Ciências Chinesa, afirmou que o mundo está promovendo vigorosamente a ciência aberta e que a comunicação científica e tecnológica está se tornando cada vez mais importante, pelo que todos os profissionais de ciência e tecnologia também devem ser divulgadores de ciência e tecnologia.
De acordo com Guo Huadong, aprender a usar o poder do Big Data para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável é uma questão importante não apenas para as regiões envolvidas na Iniciativa Cinturão e Rota, mas também para o mundo. A China atribui grande importância à inovação científica e tecnológica e, em 2021, criou o Centro Internacional de Pesquisa de Big Data para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cujo objetivo é utilizar o poder da tecnologia científica para alcançar esses objetivos.
Em março de 2023, o centro enviou para a ONU sete conjuntos de dados sobre objetivos de desenvolvimento sustentável, e seus relatórios de análise de dados estão disponíveis em todo o mundo.
"Eu acredito que os dados são a linguagem comum da humanidade, bem como uma forma de disseminação de conhecimento. Ao mesmo tempo, precisamos permitir que os dados gerem produtividade e transformá-los em informação e conhecimento", disse Guo.
Liu Shouxun, vice-presidente da Universidade de Comunicação da China, disse que a primeira coisa que precisa ser feita para promover a modernização chinesa no plano da comunicação internacional é saber contar histórias sobre a China.
"Existem diferentes narrativas sobre a China. Devido ao poder dos países ocidentais mais desenvolvidos, suas perspectivas sobre a China dominam há muito o panorama global, arrogando-se o direito de definir o teor das narrativas sobre a China junto à opinião pública internacional", disse Liu. "A competição entre esta versão e a versão chinesa de suas narrativas é o primeiro problema que precisa ser resolvido por meio do desenvolvimento de comunicações internacionais. Precisamos de conceitos semelhantes ao conceito de modernização chinesa, conceitos que possam ser divulgados e entendidos pelo mundo".
Liu afirmou que a comunicação internacional chinesa não deve estar limitada à comunicação de notícias, que é a disciplina de primeiro nível, devendo também buscar elementos na filosofia, na sociologia, na política, na literatura e em muitas outras áreas.
Uma forte capacidade de produção de conhecimento permitirá aos comunicadores chineses divulgar e explicar com clareza conceitos relacionados à China, como a modernização chinesa e suas conotações, reconquistando o direito de moldar e definir a imagem da China no plano da comunicação internacional, disse Liu.
Hu Zhengrong, diretor do Instituto de Jornalismo e Comunicação da Academia de Ciências Sociais Chinesa, argumentou que a narrativa da tecnologia científica faz parte da narrativa chinesa, desempenhando um papel importante na tarefa de comunicar ao mundo a imagem de um país confiável, admirável e respeitável.
Hu acrescentou que a tecnologia científica e a comunicação se capacitam mutuamente: enquanto a ciência e a tecnologia capacitam a comunicação em áreas como a produção, a circulação e o consumo, a comunicação melhora a capacidade e o nível de intercâmbio com a tecnologia científica.
Por trás da narrativa da ciência e da tecnologia estão uma busca comum e os valores compartilhados da humanidade. Os valores que alimentam as narrativas chinesas sobre ciência e tecnologia são universais e atraem leitores internacionais, disse Hu.
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2087372/image_1.jpg
FONTE China Daily