CGTN: por que a China mantém o caminho da prosperidade comum?

CGTN: por que a China mantém o caminho da prosperidade comum?

PR Newswire

PEQUIM, 6 de junho de 2023

PEQUIM, 6 de junho de 2023 /PRNewswire/-- Liu Jinliang, um apicultor de segunda geração no distrito de Miyun, no subúrbio de Pequim, pratica a apicultura com múltiplas caixas de abelhas. Ele é o primeiro apicultor da China a utilizar a técnica com sucesso, apresentada pelo governo distrital da Indonésia em 2016.

O jovem apicultor levou cinco anos para implementar a nova técnica por completo, e agora está ajudando sua família e os apicultores locais a ter uma vida "doce".

Impulsionado por Liu e pelo governo local, cerca de 30% dos apicultores em Miyun adotaram a nova técnica, aumentando muito a produção e a qualidade de seu mel. Mais de 360 agricultores de baixa renda em Miyun saíram da pobreza desde que ingressaram no projeto de apicultura.

"Através do meu exemplo, posso motivar as pessoas ao meu redor. E essas pessoas também podem empoderar outras pessoas ao seu redor. Dessa forma, podemos alcançar a prosperidade comum", disse a Liu à CGTN.

O setor da apicultura em Miyun gerou cerca de 130 milhões de yuans (USD 18 milhões) em faturamento em 2020, um aumento de 19,3 % em relação à 2019. Incentivados pelo que foi alcançado em Miyun, cada vez mais apicultores em toda a China recorreram à técnica de apicultura de várias caixas para aumentar sua produção de mel, além de melhorar a qualidade.

O presidente chinês Xi Jinping citou um antigo provérbio chinês um dia: "A chave para administrar um país é primeiro enriquecer o povo", para explicar porque o país está se esforçando pela prosperidade comum. A história de Liu mostra os caminhos que a China explora para atingir esse objetivo.

Filosofia com foco nas pessoas 

"A chave para administrar um país é primeiro enriquecer o povo".

O ditado, que vem de Shiji, ou de registros do livroRegistros do Historiador, um livro de história monumental da China antiga, compilado há cerca de 2.000 anos, estabelece a filosofia tradicional chinesa de governança: o povo comum é considerado a base de um país, e somente quando o povo prosperar, o país poderá prosperar.

Esta é uma sabedoria chinesa clássica e se tornou parte da filosofia de governança do governo chinês em tempos modernos.

Ao citar o ditado em uma reunião para marcar as conquistas chinesas na redução da pobreza e homenagear o quem luta contra a pobreza, o presidente Xi prometeu que o país aderirá à filosofia de desenvolvimento centrada nas pessoas e seguirá incansavelmente o caminho da prosperidade comum.

"Sempre estivemos comprometidos em ficar do lado das pessoas e enfatizamos consistentemente que erradicar a pobreza, melhorar a vida das pessoas e alcançar a prosperidade comum representam os requisitos essenciais do socialismo", disse Xi.

Por trás do sucesso de Liu está o governo do distrito de Miyun. Ela ajudou os apicultores locais a aprender técnicas avançadas de apicultura e lhes forneceu abelhas rainhas de alta qualidade sem custo.

Para melhor ajudar os apicultores, o governo distrital também apoiou financeiramente cerca de 30 projetos no setor, com um investimento de cerca de 100 milhões de yuans, para padronizar e industrializar a apicultura comercial.

https://news.cgtn.com/news/2023-06-05/Why-does-China-stick-to-the-path-of-common-prosperity--1kob98IUhB6/index.html

https://youtu.be/Lom4HnpR2xI

Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=Lom4HnpR2xI

 

 

FONTE CGTN

Voltar noticias em Português no Mundo