PR Newswire
PEQUIM, 9 de junho de 2023
PEQUIM, 9 de junho de 2023 /PRNewswire/-- Em sua primeira viagem a uma região autônoma desde o 20° Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC) no último mês de outubro, Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China, inspecionou a região autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, de segunda a quinta-feira.
Durante a viagem de descoberta de fatos, Xi, também presidente chinês e presidente da Comissão Militar Central, convocou a região a aderir à sua posição estratégica e buscar o desenvolvimento verde que priorize a proteção ecológica.
Ele disse ainda que devem ser realizados esforços para buscar uma nova filosofia de desenvolvimento e formar um forte senso de comunidade para a nação chinesa, de modo a se esforçar para escrever um novo capítulo da modernização chinesa.
Desenvolvimento verde
Localizado no ápice das curvas sinuosas do Rio Amarelo, o Lago Wuliangsu é o maior pântano da bacia do Rio Amarelo, e com funções como regular o fluxo de água, melhorar a qualidade da água, e prevenir a formação de gelo e inundações, é um centro de funções ecológicas no norte da China.
Com o lago como a primeira parada de sua visita de inspeção, Xi enfatizou a proteção integrada e a gestão sistemática de montanhas, rios, florestas, terras agrícolas, lagos, gramados e areia.
Na última década, a Mongólia Interior plantou 122 milhões de mu (cerca de 8,1 milhões de hectares) de árvores e 286 milhões de mu de grama, com a área de terra desertificada continuamente reduzida, segundo dados do governo regional.
Ao mesmo tempo em que afirmava as conquistas que a região alcançou, Xi também destacou a importância dos esforços contínuos na promoção do desenvolvimento verde.
Ele disse ainda que a principal prioridade do desenvolvimento da Mongólia Interior está na transformação e melhoria do setor de energia tradicional, no desenvolvimento vigoroso de energia verde e no fortalecimento da principal base energética do país.
Durante uma visita a um parque industrial em Hohhot, Xi insistiu para que a China atinja a autossuficiência em ciência e tecnologia após aprender sobre a pesquisa e desenvolvimento, e a produção de produtos de semicondutores e materiais fotovoltaicos das empresas do parque.
Ele pediu à Mongólia Interior que participe ativamente da Iniciativa do Cinturão e Rota e da construção do corredor econômico China-Mongólia-Rússia para elevar o nível de abertura.
Xi também incentivou a região a impulsionar sua conectividade com a região Pequim-Tianjin-Hebei, o Delta do rio Yangtze, a área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau e as províncias do nordeste da China.
Uma comunidade para a nação chinesa
A China é um país multiétnico unificado, e a Região Autônoma da Mongólia Interior foi a primeira região autônoma em nível de província estabelecida na China.
Xi observou na quinta-feira que, do ponto de vista nacional, a tarefa mais árdua de trazer prosperidade a todas as pessoas em todo o país permanece em algumas áreas fronteiriças com populações minoritárias étnicas.
Ele também ressaltou que essas áreas não devem ser deixadas para trás no caminho da prosperidade comum.
Xi ainda disse que os canais de emprego devem ser desenvolvidos, o sistema de seguridade social em vários níveis deve ser melhorado e os resultados da redução da pobreza devem ser consolidados.
Além disso, o significado da unidade étnica e o senso de comunidade para a nação chinesa, são conceitos que o líder chinês enfatizou em muitas ocasiões.
Na última década, a China adotou medidas sólidas para promover um senso de comunidade mais forte para a nação chinesa, incluindo políticas de apoio, fundos de desenvolvimento e projetos industriais para grupos étnicos minoritários e áreas fronteiriças.
De 2012 a 2022, a renda disponível per capita dos residentes urbanos em áreas com grandes populações de minorias étnicas aumentou em uma média anual de 7,7%, e a dos residentes rurais aumentou 10,2%, de acordo com a Comissão Nacional de Assuntos Étnicos.
FONTE CGTN