PR Newswire
PEQUIM, 13 de junho de 2023
PEQUIM, 13 de junho de 2023 /PRNewswire/-- China e Honduras deram um início rápido e robusto às suas relações diplomáticas desde que foram oficialmente estabelecidas, há pouco mais de dois meses.
Após a inauguração de das embaixadas em ambas capitais na semana passada, Pequim e Tegucigalpa receberam um momento histórico na segunda-feira, enquanto o presidente chinês, Xi Jinping, conversou com a presidente hondurenha em visita, Iris Xiomara Castro Sarmiento.
Observando que Castro é a primeira presidente hondurenha a fazer uma visita oficial à China, Xi considerou sua visita como uma de especial importância à medida que abre um novo capítulo nos anais da relação China-Honduras.
"A China continuará comprometida em desenvolver relações diplomáticas com Honduras, apoiar firmemente o desenvolvimento econômico e social em Honduras e estabelecer uma boa amizade e parceria baseada em igualdade, respeito e benefício mútuos e desenvolvimento comum", prometeu ele.
Xi também expressou sua prontidão para trabalhar com a presidente de Honduras, sob uma perspectiva estratégica e de longo prazo, para orientar a relação bilateral em direção a um maior desenvolvimento e transformar a visão de cooperação em resultados tangíveis para maior benefício dos dois povos.
O princípio de uma só China
Horas após Honduras anunciar que rompeu as chamadas "relações diplomáticas" com a região de Taiwan da China, o país da América Central assinou um comunicado conjunto com a China em 26 de Março, tornando-se o 182° país a estabelecer relações diplomáticas com a China com base no princípio de uma só China.
Ao fazer isso, Castro, a primeira mulher presidente de Honduras, que foi eleita em novembro de 2021 e tomou posse em janeiro de 2022, cumpriu uma de suas promessas de campanha.
Durante as conversas de segunda-feira, Xi elogiou a decisão "histórica" que tomou e a "inabalável" vontade política que ela mostrou ao estabelecer relações diplomáticas com a China, dizendo que a contribuição "será histórica".
O princípio de uma só China é uma premissa primária e a base política para estabelecer relações diplomáticas e o desenvolver relações bilaterais entre a China e Honduras, disse ele.
Castro disse que o lado da Hondura apoia e cumpre firmemente o princípio de uma só China e apoia os esforços do governo chinês para alcançar a reunificação nacional.
De acordo com uma declaração conjunta divulgada na segunda-feira, a China e Honduras concordam em impulsionar a cooperação sob a iniciativa Cinturão e Rota (BRI), e o suporte deHonduran à iniciativa de desenvolvimento global, à iniciativa de civilidade global e à iniciativa de segurança global — as três iniciativas que a China propôs para enfrentar os desafios enfrentados pelo mundo e pela era.
"Grande promessa" na cooperação
Após conversarem, Xi e Castro testemunharam a assinatura de 17 documentos de cooperação bilateral em áreas como a construção BRI, economia, comércio, inspeção de qualidade, agricultura, ciência e tecnologia, cultura e educação.
Ambos os lados também concordaram em iniciar as negociações sobre um acordo de livre comércio o mais breve o possível. Desde março, a China liberou a importação de alguns produtos exclusivos de Honduras, como café, camarão, melões e bananas.
Nos primeiros quatro meses de 2023, as importações e exportações da China para a Honduras atingiram cerca de 3,89 bilhões de yuans ($540 milhões), um aumento de 22,9 % em relação ao ano anterior e, em particular, as importações cresceram 229,5 %, segundo dados da alfândega da China.
"O relacionamento bilateral teve um início bom e rápido e desfruta de grande dinamismo e promessa", Xi disse a Castro durante a reunião.
Castro disse que Honduras está confiante sobre o futuro, devido ao rápido progresso da cooperação entre os dois países nos últimos dois meses.
Na cerimônia de inauguração da embaixada de Honduras em Pequim no domingo, o ministro de Relações Exteriores de Honduras, Enrique Reina disse que o estabelecimento de relações diplomáticas com a China abre uma nova era nas relações de Honduras com o mundo e oferece uma chance para que Honduras se torne um país "grande e próspero".
"Com a China, abrimos novas oportunidades para o comércio hondurenho e, com isso, para o crescimento econômico hondurenho", disse Reina a CGTN em uma entrevista recente.
Castro está em uma visita oficial de seis dias à China, até quarta-feira. Ela chegou em Xangai na sexta-feira. A Honduras participará da China International Import Expo, a ser realizada em Xangai, no final deste ano e enviará jovens alunos para estudar na cidade, disse ela em Xangai.
https://news.cgtn.com/news/2023-06-12/Xi-holds-talks-with-Honduran-president-1kzOFov1ej6/index.html
FONTE CGTN