CGTN: Dia dos Pais: Palavras do pai de Xi Jinping para seu filho

CGTN: Dia dos Pais: Palavras do pai de Xi Jinping para seu filho

PR Newswire

PEQUIM, 19 de junho de 2023

PEQUIM, 19 de junho de 2023 /PRNewswire/ -- No Dia dos Pais (comemorado, em muitos países, no terceiro domingo de junho), os filhos expressam sua gratidão a seus pais ou evocam memórias queridas do tempo que passaram com eles.

Na estante do presidente chinês há uma foto de Xi Jinping empurrando a cadeira de rodas de seu pai, Xi Zhongxun, enquanto sua esposa e sua filha caminham a seu lado.

Filho de agricultores, Xi Zhongxun (1913-2002) sempre se considerou um membro da classe trabalhadora, mesmo quando se tornou um líder político.

Uma vida simples 

Os Xi têm a tradição de viver uma vida simples e ser rigorosos com seus filhos. Xi Zhongxun dizia muitas vezes a seus filhos para serem frugais - e dava o exemplo.

Como Xi Qiaoqiao, sua filha, lembrou, Xi Zhongxun comia grãos de arroz e migalhas de pão perdidos na mesa e limpava sua tigela de sopa com um pão.

Quando era criança, Xi Jinping usava roupas e sapatos de suas irmãs, que as haviam recebido de outras pessoas. Quando foi trabalhar em Zhengding (província de Hebei, norte da China), Xi levou um colchão remendado com ele. Durante seu trabalho em Ningde (província de Fujian, sudeste da China), Xi pediu que não renovassem seu escritório ou dormitório.

Em várias ocasiões, Xi enfatizou a importância da educação familiar e as virtudes da família. "Por mais que os tempos mudem, os valores da família e a educação familiar devem ser protegidos para que milhões de famílias se tornem a base do desenvolvimento nacional, do progresso étnico e da harmonia social", disse Xi Jinping.

Desde que se tornou secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), Xi Jinping exorta repetidamente ao povo chinês que viva de forma econômica e evite as extravagâncias e o desperdício.

A tradição familiar de Xi Zhongxun sempre foi uma referência e um guia para seus filhos.

'Os assuntos de Estado vêm primeiro' 

Em 15 de outubro de 2001, houve uma rara reunião familiar para comemorar o 88º aniversário de Xi Zhongxun.

No entanto, Xi Jinping - então governador da província de Fujian - não pôde comparecer, pois sua agenda não o permitia. Xi escreveu uma carta sincera ao seu pai, expressando seu pesar.

"O senhor trabalha silenciosamente pelo povo chinês, o que me inspira a dedicar toda a minha vida à causa de servir as pessoas", escreveu Xi Jinping.

Ao ler a carta, Xi Zhongxun entendeu o motivo da ausência de seu filho e disse à sua família e amigos: "O trabalho vem em primeiro lugar e os assuntos de Estado têm prioridade. Servir as pessoas é o maior dever".

Uma bonita tradição familiar influencia o estilo de trabalho do partido e do governo.

Desde o 18º Congresso Nacional do PCC, Xi Jinping visitou 14 áreas contíguas que, na época, viviam em pobreza extrema e efetuou mais de 50 inspeções a projetos de redução da pobreza.

Xi carregou em seus ombros a responsabilidade histórica de "ver a pobreza real" e, em seguida, "acabar com a pobreza".

"Não importa qual seja o seu cargo, sirva o povo diligentemente, priorize os interesses das pessoas, mantenha laços estreitos com a população e mantenha-se acessível a todos", disse uma vez Xi Zhongxun ao seu filho.

Xi Jinping nunca esqueceu essas palavras, que o inspiraram a ser um servidor do povo.

Dia dos Pais: Palavras do pai de Xi Jinping para seu filho Na estante do presidente chinês há uma foto de Xi Jinping empurrando a cadeira de rodas de seu pai, Xi Zhongxun, enquanto sua esposa e sua filha caminham a seu lado. CGTN 

 

 

FONTE CGTN

Voltar noticias em Português no Mundo