PR Newswire
NAIRÓBI, Quênia, 20 de junho de 2023
NAIRÓBI, Quênia, 20 de junho de 2023 /PRNewswire/ -- As mudanças climáticas são um dos maiores desafios enfrentados pelo mundo atualmente. Tanto a Cúpula do Clima da África quanto a COP28 serão marcos críticos no ano do Balanço Global para que a comunidade internacional se reúna e ofereça um caminho focado em soluções.
Nós [Presidente Ruto e Presidente da COP28, Dr. Sultan Al Jaber] estamos determinados a trabalhar lado a lado para garantir que a COP28 e a Cúpula do Clima da África ofereçam resultados reais e tangíveis para o clima e para a população da África e do mundo.
O presidente Ruto elogia os Emirados Árabes Unidos, sua liderança e a presidência da COP por seu apoio de longa data ao desenvolvimento sustentável e à ação climática. Ele também confirma seu apoio à equipe de liderança da COP28 e dá as boas-vindas ao Dr. Sultan Al Jaber ao seu cargo de presidente da COP28, observando a experiência que ele levará para a função, considerando suas referências como líder em transição energética e em escala de energias renováveis em todo o mundo. Trabalharemos juntos para facilitar o maior objetivo possível em todos os pilares climáticos da COP28.
O presidente da COP28, Dr. Sultan Al Jaber, destaca a importância da Cúpula do Clima da África como um momento crucial para a África e a caminho da COP28, para acelerar a transição energética e levar soluções africanas para a COP28 de novembro. Além disso, ele dá as boas-vindas à liderança climática do Quênia e do presidente Ruto.
Temos o prazer de anunciar que a COP28 e o Quênia unirão forças para defender a ação necessária para triplicar a capacidade de energia renovável instalada até 2030. Essa meta coletiva requer um esforço global para acelerar uma transição energética justa que não deixe ninguém para trás. Convocamos todas as partes, em todas as regiões, a se unirem a esse esforço e trabalharem juntas para mobilizar um movimento global de ação.
A África tem potencial para liderar essa transição e gerar enormes benefícios para a região e o mundo. Além de ser o lar de um dos sumidouros de carbono mais importantes do planeta, a África é dotada de potencial hídrico significativo inexplorado ao longo dos rios Congo e Nilo, potencial geotérmico ao longo do Vale do Rift, e potencial solar em todo o continente. É também o lar da atual e da próxima geração de líderes climáticos, empreendedores, negócios e sociedade civil que ajudarão a desvendar soluções para ações transformadoras. Em um continente onde quase metade da população ainda carece de eletricidade, a energia limpa oferece uma oportunidade para impulsionar o crescimento econômico e melhorar vidas e meios de subsistência.
O alcance desse potencial exigirá uma mudança radical. O investimento em energia limpa na África representa apenas 2% do total global e menos de 10% dos US$ 120 bilhões anuais necessários. Devemos transformar a maneira como implantamos capital público, concessional e filantrópico para impulsionar o investimento privado necessário para a ação climática na África. Precisamos repensar fundamentalmente a maneira como financiadores, governos, instituições globais e provedores de tecnologias interagem uns com os outros. Todos devemos desempenhar nosso papel coletivo, especialmente para garantir que a ação climática ofereça proveitos e benefícios a toda a sociedade, incluindo mulheres, jovens, crianças e povos indígenas.
Para destacar nosso compromisso com os resultados, nós [Presidente Ruto e presidente da COP28, Dr. Sultão Al Jaber] lançamos hoje um grupo de trabalho conjunto entre a Cúpula do Clima da África e a COP28, com foco na transição energética justa e no desbloqueio do financiamento climático para acelerar o crescimento ecológico na África, na vanguarda das respectivas cúpulas.
Além da atuação conjunta no plano de transição energética da COP28, o Quênia e a presidência da COP28 esperam trabalhar em estreita colaboração na organização do primeiro Dia da Saúde e ministério de Saúde Climática, em alinhamento com a liderança do Quênia.
O presidente Ruto elogia a nova presidência por sua abordagem abrangente para a COP28, que buscará integrar a resposta à perda de biodiversidade e às mudanças climáticas, transformar nossos sistemas alimentares, enfrentar o crescente ônus climático sobre a saúde humana, e prevenir e enfrentar os impactos climáticos graves e desestabilizadores, especialmente nas comunidades mais vulneráveis.
O presidente Ruto e o presidente da COP28, Dr. Sultão Al Jaber, manterão uma estreita coordenação em nível político nos próximos meses, para que entreguem um resultado altamente ambicioso em Nairóbi e na COP28 de Dubai.
FONTE COP28 UAE