PR Newswire
PEQUIM, 20 de junho de 2023
PEQUIM, 20 de junho de 2023 /PRNewswire/ -- A chama dos Jogos Asiáticos de Hangzhou de 2022 foi acesa na quinta-feira passada na antiga cidade de Liangzhu (província de Zhejiang, leste da China), marcando o início da contagem regressiva de 100 dias para a abertura da 19ª edição dos Jogos Asiáticos.
Dezenove 'coletores de chamas' vestidos de branco subiram os degraus, após o que um deles usou um espelho côncavo para acender a tocha com raios solares. Os 19 'coletores' representam a 19ª edição dos Jogos Asiáticos.O espelho, desenhado como um disco de jade Bi, simboliza os raios do sol.
A cidade de Liangzhu - cujo nome significa 'lindo oásis aquático' em chinês - está localizada no distrito de Yuhang, em Hangzhou. As ruínas arqueológicas de Liangzhu foram inscritas na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 9 de julho de 2019, durante a 43ª sessão do Comitê Mundial do Patrimônio, pois demonstram claramente que a civilização chinesa começou há 5000 anos. Essa inscrição significa também que os cinco milênios da civilização chinesa são amplamente reconhecidos pela comunidade internacional.
A cerimônia realizada significa que a luz da civilização de Liangzhu atravessa o tempo e o espaço, acendendo a chama dos Jogos Asiáticos na nova era para simbolizar o espírito esportivo que foi herdado, transmitido e perpetuado.
O dispositivo usado para a coleta de fogo tem a forma de um disco de jade Bi, e a mesa na qual a caixa de fogo é colocada tem a forma de um Cong, um objeto de jade longo, oco e retangular. O Bi e o Cong de jade são objetos rituais representativos da civilização de Liangzhu. Esses objetos constituem o mais antigo modelo cosmológico da civilização chinesa, sendo um importante símbolo cultural da profundidade histórica dessa civilização.
Também é importante mencionar que a Tocha dos Jogos Asiáticos de Hangzhou foi inspirada na congregação de jade da cultura Liangzhu, que evoca o simbolismo de conectar o passado e o futuro dos Jogos Asiáticos de Hangzhou.
A civilização Liangzhu, que floresceu durante mil anos, fez importantes contribuições para a formação da civilização chinesa e permite uma interpretação mais rica da história da China em seu desenvolvimento pluralista e integrado.
Veja o link original:https://en.imsilkroad.com/p/334641.html
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2106021/1.jpg
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2106022/2.jpg
FONTE Xinhua Silk Road