CGTN: China, confiante na meta de 5% de crescimento, continua a impulsionar a economia global

CGTN: China, confiante na meta de 5% de crescimento, continua a impulsionar a economia global

PR Newswire

PEQUIM, 28 de junho de 2023

PEQUIM, 28 de junho de 2023 /PRNewswire/ -- Um relatório divulgado pelas Nações Unidas no mês de maio elevou as projeções de crescimento econômico deste ano da China para 5,3%, em relação aos 4,8% previstos no início do ano.

De acordo com o Banco Mundial, espera-se que a economia da China cresça 5,6% em 2023, um aumento de 1,3% em relação à projeção de janeiro.

Desde o início deste ano, a economia da China continua a se recuperar e melhorar.

"Na última década, a China foi fonte de crescimento constante da economia mundial", disse o Primeiro-Ministro chinês Li Qiang na cerimônia de abertura do Fórum Davos de Verão, no município de Tianjin, na terça-feira, no norte da China.

Destacando que a economia da China está profundamente integrada à economia mundial, Li disse que a China está se desenvolvendo na globalização e se tornando a força mais sólida de manutenção da globalização.

Vitalidade econômica da China 

O desempenho melhor do que o esperado dos dados econômicos da China levou a um forte aumentou da confiança do mercado internacional.

Nos primeiros cinco meses deste ano, o valor total de importação e exportação da China foi de 16,77 Trilhões de yuans (cerca de US$ 2,32 Trilhões), um aumento de 4,7% em relação ao ano anterior. As exportações atingiram 9,62 Trilhões de yuans, um aumento de 8,1%, e as importações atingiram 7,15 Trilhões de yuans, um aumento de 0,5%, de acordo com a Administração Geral de Alfândegas.

Com a conectividade dos intercâmbios econômicos regionais, o acordo de importação e exportação da China para outros membros da Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP) cresceu continuamente nos primeiros cinco meses de 2023, atingindo 5,11 Trilhões de yuans, um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior.

"A economia chinesa ainda tem um enorme potencial", disse Borge Brende, Presidente do Fórum Econômico Mundial, à CGTN.

"Espera-se que a China atinja a meta de cerca de 5% de crescimento econômico deste ano, com o crescimento do segundo trimestre superando o do primeiro trimestre", disse Li no Fórum.

Ele destacou que a China continuará a oferecer forte dinamismo para a recuperação e o crescimento econômico mundial, e oferecerá a investidores mundiais oportunidades para benefícios mútuos e resultados que sejam vantajosos para todas as partes envolvidas.

Recentemente, executivos de diversas corporações multinacionais, como Apple, Tesla e BMW, visitaram a China para negociar cooperação e buscar oportunidades comerciais, demonstrando confiança na China.

Como disse o Presidente e CEO da Allianz Group, Oliver Bate, ao participar do Fórum de Desenvolvimento da China, em Março, "a comunidade internacional precisa da China mais do que nunca".

"A China está atuando na nova filosofia de desenvolvimento, promovendo um novo paradigma de desenvolvimento em um ritmo mais rápido, e trabalhando arduamente para alcançar um desenvolvimento de alta qualidade", disse o Primeiro-Ministro.

Impulsionando o crescimento econômico mundial

O ambiente comercial continuamente otimizado é um fator fundamental para a China continuar sendo um ponto central para o investimento estrangeiro.

De acordo com um relatório divulgado pelo Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional, 97% das empresas estrangeiras entrevistadas classificaram as políticas de investimento estrangeiro empregadas pelo governo chinês desde o quarto trimestre do ano passado como "satisfatórias" ou deram uma classificação acima.

A satisfação com indicadores como obtenção de serviços financeiros, resolução de disputas comerciais e acesso ao mercado ultrapassou 80%.

Além disso, a Tesla anunciou que aumentará o investimento na China e construirá uma nova mega fábrica em Xangai, que será dedicada à fabricação do produto de armazenamento de energia da empresa, o Megapack.

A Airbus da França anunciou a construção de uma segunda linha de produção em Tianjin. Em abril, a Volkswagen da Alemanha anunciou que investirá 1 bilhão de euros na China para construir um centro voltado para inovação, aquisição de componentes, e pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos.

"A China está pronta para defender a economia de mercado e apoiar o livre comércio de forma inabalável, de modo a guiar a economia mundial em direção a um futuro mais inclusivo, resiliente e sustentável", disse o Primeiro-Ministro.

Convocando a comunidade internacional a se opor firmemente à politização das questões econômicas e comerciais, e a manter, em conjunto, a estabilidade e o fluxo desimpedido das cadeias industriais e de suprimentos globais, Li espera que os frutos da globalização econômica possam beneficiar diferentes países e pessoas de forma mais equitativa.

https://news.cgtn.com/news/2023-06-27/Premier-Li-China-will-continue-to-drive-global-economic-growth--1kYiF2MFgcw/index.html

 

 

 

FONTE CGTN

Voltar noticias em Português no Mundo