ABC Brasil garante consumo de eletricidade 100% renovável por meio de compra de I-REC´s

ABC Brasil garante consumo de eletricidade 100% renovável por meio de compra de I-REC´s

PR Newswire

SÃO PAULO, 29 de junho de 2023

Banco adquiriu 1.173 certificados de energia renovável

SÃO PAULO, 29 de junho de 2023 /PRNewswire/ -- Buscando ações mais sustentáveis que integrem o ESG ao seu modelo de negócios, o Banco ABC Brasil, listado no Nível 2 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), garantiu a origem limpa e renovável de 100% da energia elétrica consumida em 2022 da sua matriz, em São Paulo, e das 11 filiais espalhadas pelo País.

A iniciativa foi alcançada por meio da compra de 1.173 certificados que rastreiam os megawatts-hora consumidos e garantem que eles sejam provenientes de fonte renovável, como previsto no I-REC. A transação foi concluída com a intermediação da Comercializadora de Energia do Banco ABC Brasil.

"Lançada em março de 2020 com o objetivo de oferecer serviços diferenciados dentro do Mercado Livre de Energia, a Comercializadora visa incentivar e ampliar a participação de fontes renováveis e indicar cada vez mais soluções que apoiem a transição para uma economia de baixo carbono", afirma Antonio Nicolini, Vice-Presidente de Tesouraria do banco.

O I-REC é um sistema internacional, padronizado para emissão de Certificados de Energia Renovável. Registrada na Holanda, a I-REC Services é a empresa responsável pela organização, administração e controle do certificado no âmbito global. No Brasil, o I-REC é representado pelo Instituto Totum, responsável por todo trabalho de verificação e coordenação do processo de certificação.

Ao ter acesso aos certificados no padrão I-REC, o Banco ABC Brasil poderá declarar baixas emissões de gases de efeito estufa decorrentes do consumo de energia, referente ao escopo 2, alinhado a um mercado cada vez mais preocupado com os impactos socioambientais.

"Essa iniciativa está alinhada à nossa estratégia ESG, que tem como um dos temas prioritários as mudanças climáticas. Além de trabalharmos para a redução do escopo 2, o ABC Brasil mensura e compensa o escopo 1 e parte do escopo 3, relacionados a viagens de negócios, resíduos, deslocamento e trabalho remoto dos colaboradores. A partir de 2023, o banco também passará a mensurar as suas emissões financiadas", comenta Fabiana Silva, Head de ESG do Banco ABC Brasil. 

FONTE Banco ABC Brasil

Voltar noticias em Português no Mundo