PR Newswire
JINAN, China, 19 de julho de 2023
JINAN, China, 19 de julho de 2023 /PRNewswire/-- Em 18 de julho de 2023, o Shandong Energy Group (Shandong Energy), a Huawei e a Yunding Technology lançaram em conjunto o Pangu Mine Model, o primeiro grande modelo comercial de IA do mundo para o setor de energia. O objetivo do modelo é melhorar a aplicação de IA no setor de mineração e transformar o desenvolvimento de modelos de IA em escala de oficinas para o desenvolvimento em escala de fábrica.
Li Wei, presidente da Shandong Energy, disse: "Os colegas viajantes pensam da mesma forma. Como provedora líder mundial de infraestrutura de ICT e dispositivos inteligentes, a Huawei compartilha o objetivo de transformação digital da Shandong Energy. As duas empresas são complementares umas das outras e se reforçam mutuamente. Nosso objetivo é melhorar o nível de inteligência do setor de mineração, expandindo a profundidade e a amplitude da aplicação de IA em diferentes cenários e utilizando continuamente a IA para oferecer mais automação, alcançar maior eficiência, reduzir a intensidade do trabalho e melhorar a segurança no setor de mineração".
Como pioneiros do primeiro uso comercial do mundo de grandes modelos de IA no setor de energia, a Shandong Energy, a Yunding Technology e a Huawei começaram a implementar o primeiro conjunto de aplicações de IA para mineração. Essas soluções foram desenvolvidas com base na verificação piloto de grandes modelos de IA na produção industrial. Existem no total 21 cenários de aplicação relacionados a 9 atividades operacionais, ou seja, mineração de carvão, túneis, transporte primário, transporte auxiliar, elevação, monitoramento de segurança, prevenção de explosões de rochas, preparação de carvão e coque.
As explosões de rochas são um problema particularmente desafiador na mineração. O principal meio de prevenir explosões de rochas é perfurar buracos de alívio de estresse, cuja qualidade é importante. A Shandong Energy conseguiu enfrentar esse desafio em suas minas de carvão Lilou e Xinjulong implementando o grande modelo de IA. Com seus recursos de reconhecimento visual, o modelo pode analisar de forma inteligente a qualidade da perfuração de alívio ao estresse e ajudar a equipe de prevenção de explosões de rochas na verificação de qualidade, reduzindo sua carga de trabalho de revisão em 82%. Costumava levar três dias para concluir essas verificações, mas agora o tempo foi reduzido para 10 minutos, com uma taxa de aceitação de 100%.
A Shandong Energy, a Yunding Technology e a Huawei estabeleceram um centro conjunto de inovação no início de 2022. Para tornar as minas mais inteligentes, elas apresentaram o Pangu Model, que apresenta gerenciamento de operação desacoplada e produção inteligente, processamento de dados em campo, replicabilidade em larga escala, e aprendizado e análise de pequenas amostras. O sistema operacional de IA do Centro de Inovação Conjunto utiliza treinamento central, inferência de borda, coordenação de borda na nuvem, aprendizado por utilização, e otimização ininterrupta. O sistema de gestão de IA do centro consiste em gestão de grupos e execução de minas de carvão. A gestão da produção de carvão foi transformada de reativa e manualmente intensiva para proativa e inteligente.
Zou Zhilei, presidente da Huawei Mine BU, disse: "A IA continuará a impulsionar a atualização do setor de mineração e a desempenhar um papel importante em tornar a produção de carvão mais segura, ecológica e semi-automatizada. A Huawei continuará a mergulhar fundo na transformação do setor e a disponibilizar os poderosos recursos do Pangu Model para uma gama mais ampla de setores. Permitiremos que os parceiros trabalhem com eles para resolver problemas do setor em cenários específicos, criando mais valor. O lançamento do primeiro Pangu Mine Model comercial injetou novo impulso no desenvolvimento de alta qualidade do setor de mineração e do setor de energia em geral".
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2157215/Li_Wei__Chairman_of_Shandong_Energy_Group_Co___Ltd.jpg
FONTE Huawei