Sinopec abre caminho para o crescimento de alta qualidade no setor petroquímico usando abordagens inovadoras de impulso, eficiência energética e otimização do consumo

Sinopec abre caminho para o crescimento de alta qualidade no setor petroquímico usando abordagens inovadoras de impulso, eficiência energética e otimização do consumo

PR Newswire

PEQUIM, 25 de julho de 2023

PEQUIM, 25 de julho de 2023 /PRNewswire/--  Ma Yongsheng, Presidente da China Petroleum & Chemical Corporation (HKG: 0386, "Sinopec"), observou que o setor petroquímico chinês (China's petrochemical) está buscando um ajuste e transformação profundos em tempos de mudança no Fórum de Tendências de Desenvolvimento do Setor Petroquímico sob o contexto de metas de "carbono duplo" (o "Fórum") organizado no 22 de julho, em Pequim. 

O primeiro projeto CCUS de milhões de toneladas da China — Campo petrolífero da Petroquímica-Shengli Qilu CCUS Projeto de Demonstração de Dióxido de Carbono. (PRNewsfoto/SINOPEC)

"À medida que a China se compromete a atingir o pico das emissões de carbono até 2030 e atingir a neutralidade de carbono até 2060, a demanda global e nacional de petróleo também aumentará, levando ao excesso de capacidade de produção dos principais produtos químicos na China", observou Ma. "O setor petroquímico precisa tomar a iniciativa para acelerar a transformação e a atualização em resposta aos desafios e explorar um caminho de desenvolvimento de alta qualidade,  centrado na construção de vantagens únicas".

A Sinopec realizou um plano de "melhoria da eficiência energética" e "Green Enterprise Action", adotando uma abordagem holística para implementar oito grandes ações de pico de carbono para promover a transformação energética. Em 2022, a Sinopec recuperou mais de 1,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono. Desde que introduziu o plano de "Energy Efficiency Improvement" em 2014, a empresa realizou 5.000 projetos que economizaram 8,36 milhões de toneladas de carvão padrão.

Estrutura energética e otimização do consumo levam a um futuro mais verde 

A Sinopec está ajustando ativamente a estrutura de energia para as metas de desenvolvimento de energia limpa, estabelecendo vários setores para alcançar crescimento complementar, promovendo o Projeto Deep Earth com avanços contínuos na exploração e produção de gás e óleo de xisto, fortalecendo a produção de petróleo e gás, fornecimento, armazenamento e mecanismos de vendas e consolidando sua posição de liderança em aquecimento geotérmico e utilização de calor residual enquanto impulsiona a industrialização de combustíveis de biomassa.

Correndo para desenvolver hidrogênio verde, sua planta piloto na cidade Kuqa de Xinjiang, agora aproveitando a energia solar, é a primeira da China e a maior instalação de hidrogênio verde solar para hidrogênio com uma capacidade anual de mais de 10.000 toneladas métricas. A Sinopec também lançou   o Projeto de Hidrogênio Verde Eólico Erdos da Mongólia Interior, o maior projeto químico verde de carvão de hidrogênio do mundo.

Recentemente, o campo de gás Yuanba da Sinopec, o primeiro campo de gás biohermal de enxofre ultra-alto com 7.000 metros de profundidade do mundo, alcançou uma produção cumulativa de gás natural superior a 30 bilhões de metros cúbicos, o que reduz as emissões de carbono em 40 milhões de toneladas.

Para promover operações verdes de baixo carbono e utilização de energia limpa em escala, a Sinopec está otimizando a estrutura de consumo de energia, promovendo a substituição parcial do carvão por pellets de biomassa, ampliando a atualização e aplicação de equipamentos elétricos para perfuração, fraturamento, reparo de poços e muito mais, e desenvolvendo projetos de energia limpa, incluindo energia fotovoltaica e eólica.

A empresa intensificou os esforços na redução de emissões de gases de efeito estufa e recuperação de dióxido de carbono de alta concentração para melhorar ainda mais a eficiência de utilização de recursos. Em 2022, inundou mais de 650.000 toneladas de dióxido de carbono em reservatórios de petróleo, concluiu o primeiro projeto de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) da China, o CCUS do campo petrolífero de Qilu-Shengli, e lançou a operação de seu primeiro oleoduto de transmissão de dióxido de carbono de alta pressão para transportar o dióxido de carbono capturado do projeto CCUS para maior deslocamento, armazenamento e estimulação de poços.

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de ponta, verde e inteligente do setor petroquímico, a Sinopec está viabilizando a transformação energética com tecnologias inovadoras, ecológicas e de baixo carbono. Ela estabeleceu o deslocamento e armazenamento de CO2em  reservatórios de baixa permeabilidade, inundação de água de alta eficiência em reservatórios com permeabilidade média a alta, produção fria de óleo espesso e integração energética multissetorial de energia eólica, solar, geotérmica e muito mais.

Logo (PRNewsfoto/Sinopec)

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2161065/image_1.jpg
Logotipo - https://mma.prnewswire.com/media/960416/SINOPEC_Logo.jpg

 

 

FONTE SINOPEC

Voltar noticias em Português no Mundo