PR Newswire
PEQUIM, 29 de julho de 2023
PEQUIM, 29 de julho de 2023 /PRNewswire/ -- A 31ª edição dos Jogos Universitários Mundiais de Verão, organizada pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FIEU), foi inaugurada oficialmente pelo presidente chinês, Xi Jinping, na sexta-feira à noite, em Chengdu, capital da província de Sichuan (sudoeste da China).
Adiada duas vezes devido à COVID-19, a Universíada de Verão está agora no centro das atenções do mundo.
O evento, que ocorrerá de 28 de julho a 8 de agosto, atraiu cerca de 6500 atletas, provenientes de mais de 113 países e regiões, para competir em 18 disciplinas. A Universíada não é apenas um evento esportivo para jovens de todo o mundo, mas também uma importante plataforma de intercâmbio cultural.
Cuidar dos jovens
O presidente Xi, que acredita que os jovens são "o futuro de nossa nação e do mundo", expressou seu carinho pelas gerações mais novas em várias ocasiões.
"Para o partido e para o país, os jovens merecem a melhor proteção e carregam nossas maiores esperanças. Eles são como as jovens árvores que estão crescendo para se tornarem grandes árvores e oferecerem abrigo aos necessitados", afirmou Xi em uma cerimônia de comemoração do centenário da Liga dos Jovens Comunistas da China em 2022.
Durante um encontro com as autoridades dos condados do país em 2015, Xi aconselhou os jovens a não ficarem acordados até tarde e a não deixarem que o trabalho os deixe ansiosos.
Para muito jovens, Xi é como um amigo em cujas palavras eles podem encontrar inspiração.
"Devemos educar e orientar os jovens para que eles vejam o mundo corretamente, entendam as condições do país de uma forma abrangente e compreendam as tendências de nossa era", afirmou Xi durante uma cerimônia de comemoração do centenário do Movimento de 4 de maio, realizada em maio de 2019.
"Jovens amigos, deixem sua juventude brilhar ainda mais com vosso sacrifício pelo país, pelo povo, pela nação chinesa e pela humanidade", disse Xi no final do discurso.
Acelerar o desenvolvimento de uma grande potência esportiva
Desde o 18° Congresso Nacional do Partido Comunista da China, realizado em 2012, o país vem atribuindo grande importância à causa dos esportes.
Em um memorando oficial divulgado em setembro de 2019, o país assumiu o compromisso de se tornar uma grande potência esportiva até 2050.
Destacando o papel fundamental que a saúde desempenha no desenvolvimento social e na prosperidade do país, Xi enfatizou que os esportes são muito importantes para melhorar a saúde das pessoas, ajudando-as a ter uma vida melhor e promovendo um desenvolvimento humano mais completo.
As Olimpíadas e Paraolimpíadas de Inverno de Pequim, realizadas em fevereiro e março de 2022, são exemplos claros desse preceito, pois a China conseguiu atingir o objetivo de envolver 300 milhões de pessoas em atividades no gelo e na neve, potencializando claramente a sua felicidade.
Os recintos esportivos da Universíada também beneficiarão a população de Chengdu. Trabalhando arduamente para que a cidade se torne um centro esportivo mundialmente famoso, as autoridades construíram e renovaram recentemente um grande número de recintos esportivos, permitindo que os moradores desfrutem de esportes gratuitamente ou a preços muito atrativos.
Promover o intercâmbio civilizacional
Em abril, durante uma coletiva de imprensa sobre os preparativos para a Universíada de Chengdu, as autoridades afirmaram que o evento contribuirá para fomentar a amizade entre jovens atletas e estudantes universitários chineses e estrangeiros, promovendo intercâmbios pessoais e o aprendizado mútuo entre civilizações, ao mesmo tempo em que contribuirá para a construção de um futuro compartilhado para a humanidade,
Proposto por Xi Jinping em 2017 no Palácio das Nações (Genebra, Suíça), o conceito de 'futuro compartilhado para a humanidade' é a resposta chinesa aos vários desafios e problemas que o planeta enfrenta atualmente.
Nos últimos anos, a comunidade internacional respondeu a uma crise de saúde pública sem precedentes enquanto tentava promover o desenvolvimento socioeconômico global, mostrando que a visão de Xi foi amplamente aceita em todo o mundo.
O ideal da Universíada de Chengdu também faz eco da Iniciativa de Civilização Global, um importante conceito proposto por Xi em março deste ano.
"Os países precisam respeitar os princípios da igualdade, do aprendizado mútuo, do diálogo e da inclusão intercivilizacional, permitindo que o intercâmbio cultural transcenda o distanciamento, que o aprendizado mútuo transcenda os conflitos e que a inclusão transcenda qualquer pretensão de superioridade", afirmou Xi.
FONTE CGTN