PR Newswire
SÃO PAULO, 28 de agosto de 2023
Parceria irá operar em 18 municípios nos estados de Pernambuco, Bahia e Alagoas
SÃO PAULO, 28 de agosto de 2023 /PRNewswire/ -- Após responder as últimas emergências causadas por fortes chuvas nos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco, e tendo em vista os efeitos mais graves das mudanças climáticas, a Visão Mundial, em parceria com o Bureau de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), dá um passo significativo em busca de soluções sustentáveis para as pessoas que estão expostas aos riscos.
Por meio do projeto Nordeste pela resiliência climática, a Visão Mundial visa melhorar o conhecimento e a prevenção para a redução de riscos a desastres em comunidades no Nordeste, além de fortalecer a resiliência diante das severas consequências das mudanças climáticas, especificamente chuvas intensas, inundações e deslizamentos de terra.
A equipe da Visão Mundial irá atuar nos três estados, visando reduzir a perda de vidas, de bens materiais e de meios de subsistência. Para isso, a organização propõe um programa focado na Política e Prática de Redução de Risco a Desastres (DRRPP). Além de contribuir para salvar vidas, a parceria estimulará a aproximação do Poder Público com as comunidades de áreas de risco, viabilizando a promoção de ações contínuas de prevenção sustentável, mesmo após o término do projeto.
Ao todo, 18 municípios serão contemplados com a iniciativa, sendo em Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu; em Alagoas: Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo; e no extremo sul da Bahia: Porto Seguro, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Prado, Teixeira de Freitas.
"Os efeitos mais graves das mudanças climáticas, tais como tempestades cada vez mais severas, enchentes, secas e deslizamentos de terra, são problemas de grande relevância para o Nordeste brasileiro. A frequência cada vez maior destas ocorrências na região têm resultado em perdas humanas e danos materiais significativos. Portanto, é fundamental aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas, seus impactos e maneiras eficazes de mitigá-los e adaptar-se a eles", declarou Renata Cavalcanti, Gerente de Projetos da Visão Mundial.
O projeto busca alcançar esses objetivos por meio de uma série de atividades educativas e de engajamento nas comunidades. Estas incluem treinamentos de RRD (Redução do Risco de Desastres), assim como a construção de uma estrutura de apoio para organizações religiosas, comunitárias, escolas e assistência social. Uma rede de contatos será utilizada para troca de experiências, conhecimentos e alertas entre os municípios envolvidos.
O projeto terá a duração de dois anos. No entanto, a Visão Mundial planeja continuar as atividades de RRD, especialmente em outras cidades, em outras regiões do Brasil, que também enfrentam estes problemas com frequência. A organização se compromete a implementar ações que contribuam para a continuidade e sustentabilidade das iniciativas propostas, por meio da replicação dos conteúdos disponibilizados.
"Ao final, além de fortalecer a resiliência do Nordeste brasileiro diante dos impactos das mudanças climáticas, nossa parceria com o BHA vai empoderar os indivíduos, as comunidades e as cidades para melhor entenderem e responderem a esses desafios crescentes. A iniciativa Nordeste pela resiliência climática é um passo importante nesta direção, demonstrando como a colaboração, a conscientização e a educação podem contribuir para um futuro mais seguro e sustentável", concluiu Renata.
Sobre a Visão Mundial
No Brasil desde 1975, a Visão Mundial atua com foco nas crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade, buscando a erradicação da violência e uma vida mais digna, em abundância, para os meninos e meninas. Para isso, desenvolve programas e projetos nas áreas de proteção, educação, meios de vida, incidência política e resposta a emergências. Em todo o mundo, estamos em milhões de territórios, de pequenos povoados a grandes centros urbanos, trabalhando pela garantia da proteção e dos direitos de crianças e adolescentes. Mesmo nos lugares onde é mais difícil ser criança, Deus está presente — e nós também devemos estar. Assim, nossa missão continua.
Sobre o BHA
O Bureau de Assistência Humanitária (BHA) da USAID fornece assistência humanitária que salva vidas – incluindo alimentos, água, abrigo, assistência médica de emergência, saneamento e higiene e serviços essenciais de nutrição – às pessoas mais vulneráveis e mais difíceis de alcançar do mundo.
FONTE Visão Mundial