PR Newswire
PEQUIM, 1º de setembro de 2023
PEQUIM, 1º de setembro de 2023 /PRNewswire/ -- Uma reportagem do People's Daily:
Nos últimos anos, a China criou milagres tanto na conservação ecológica quanto no desenvolvimento verde, atraindo a atenção mundial. Muitos amigos estrangeiros que vivem, trabalham, estudam ou visitam a China capturaram belas paisagens ao seu redor por meio de suas câmeras. Essas fotos registram vividamente as conquistas da governança e do desenvolvimento ecológico da China.
Montanhas ondulantes, enormes florestas de bambu, águas cintilantes… As imagens da vila de Zhongzhang, no condado de Anji, na província de Zhejiang, no leste da China, capturadas pela lente de Peter Rich, ganhador do Prêmio Lifetime Achievement da África do Sul por Excelência em Arquitetura, exala tranquilidade e beleza.
Rich foi atraído para o esplendor panorâmico quando visitou Anji pela primeira vez. Como o berço da filosofia chinesa que diz "águas límpidas e montanhas verdes são ativos inestimáveis", Anji valoriza sua paisagem verde como sua maior riqueza.
"Sempre que venho à Anji, fico inebriado com o ambiente ecológico, me distanciando do tumulto da cidade e encontrando paz interior", disse ele.
Vilarejo de Li'ao, no sopé oriental da montanha Siming, Ningbo, província de Zhejiang, mais de 300 casas têm painéis solares instalados em seus telhados, que sempre brilham sob a luz do sol. Este projeto solar foi construído em conjunto pela Empresa de Fornecimento de Energia Elétrica de Ningbo da State Grid, o governo local e empresas fotovoltaicas. Ela concede aos aldeões uma certa quantidade de eletricidade gratuita a cada ano e gera renda extra coletiva, vendendo o excedente de energia que produz.
Rogelio do Brasil vive e trabalha na China há mais de uma década. Ele disse ao People's Daily que ficou encantado com a harmonia homem-natureza ao ver a imagem tirada por seu drone. "Há mais de dez anos, vi o ambiente ecológico ao meu redor ficar cada vez melhor, o cenário cada vez mais bonito. Espero que mais pessoas possam vir à China para ver o que está acontecendo no país", disse ele.
Esta foto mostra como paisagens naturais e a arquitetura urbana se fundem harmoniosamente na cidade científica de Guangzhou, província de Guangdong, no sul da China. As árvores de bananeira ao longo da margem do rio projetam sombras refrescantes. A foto foi capturada por Peter Helis, um alemão que trabalha para a Zona de Desenvolvimento de Guangzhou, durante uma corrida pela manhã ao longo de um rio na cidade.
"O belo ambiente da cidade permite que os moradores recarreguem melhor sua energia para o trabalho e para a vida", disse Helis.
Tendo vivido na área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau por quase 20 anos, Helis está muito familiarizado com o desenvolvimento e as mudanças na região. Em outra de suas obras, tirada em um parque no distrito de Huangpu em Guangzhou, um bulbul de bigode vermelho desfruta de um suntuoso café da manhã de frutas vermelhas.
"Nos últimos anos, a China tem alcançado conquistas notáveis em governança ecológica. Houve grandes melhorias na qualidade da água e na proteção dos habitats da vida selvagem. Muitos pássaros chegam à área da Grande Baía no outono e inverno", disse Helis. Atualmente, ele está trabalhando na promoção global de investimentos para a zona de desenvolvimento de Guangzhou.
"Meu trabalho e vida estão centrados na China. Espero poder continuar trabalhando aqui até me aposentar. Eu amo a China".
No vilarejo de Huangling, no condado de Wuyuan, província de Jiangxi, leste da China, o governo local promoveu o desenvolvimento do turismo ecológico aproveitando recursos ecológicos e outras vantagens, embarcando em um caminho de desenvolvimento industrial integrado. Huangling é um vilarejo montanhoso, portanto, os aldeões frequentemente secam grãos em telhados. As diversas colheitas que secam nas peneiras redondas se assemelham a uma série de guarda-chuvas abertos, formando uma cena animada e agradável.
Esta foto foi tirada por Sarah Mary De Meillon, uma estudante sul-africana que estuda no Colégio de Língua Chinesa e Cultura da Universidade de Huaqiao. Essa sul-africana alegre escolheu para si um belo nome chinês - "Huang Mei Gui," que significa rosa amarela. Ela também já visitou muitos lugares pitorescos na China antes, como o Lago Huating na província de Anhui e o Lago Yundang em Xiamen, na província de Fujian.
"As águas límpidas e montanhas exuberantes na China são muito lindas! Eu realmente senti os esforços da China na proteção e governança ecológica do meio ambiente", disse ela.
A foto mostra campos esplêndidos e pitorescos no condado de Tekes, na Prefeitura Autônoma de Ili Kazak, região autônoma de Xinjiang Uygur, noroeste da China. A foto foi tirada por Ng Pin Xiu, uma estudante malaia da Escola de Engenharia Civil da Universidade Central do Sul.
Estudantes chineses e estrangeiros de universidades da província de Fujian colhem chá em uma horta na montanha Wuyi. A foto foi tirada por Alexander William, um estudante indonésio do Colégio de Língua Chinesa e Cultura da Universidade de Huaqiao.
Esta foto mostra uma vista esplêndida da Montanha Xiling de Neve no condado de Dayi, Chengdu, na província de Sichuan, sudoeste da China. Ela foi feita por Dhanushka N. Wanasinghe, pós-doutorado do Sri Lanka no Instituto de Botânica de Kunming, Academia Chinesa de Ciências.
Foto — https://mma.prnewswire.com/media/2199559/image_5023691_20270675.jpg
Foto — https://mma.prnewswire.com/media/2199560/image_5023691_20270769.jpg
Foto — https://mma.prnewswire.com/media/2199561/image_5023691_20270957.jpg
Foto — https://mma.prnewswire.com/media/2199562/image_5023691_20271066.jpg
Foto — https://mma.prnewswire.com/media/2199563/image_5023691_20272837.jpg
Foto — https://mma.prnewswire.com/media/2199564/image_5023691_20274191.jpg
Foto — https://mma.prnewswire.com/media/2199565/image_5023691_20274317.jpg
Foto — https://mma.prnewswire.com/media/2199566/image_5023691_20275521.jpg
FONTE People's Daily