CGTN: CIFTIS começa e a China se compromete a abrir portas mais amplas para o mundo

CGTN: CIFTIS começa e a China se compromete a abrir portas mais amplas para o mundo

PR Newswire

BEIJING, 4 de setembro de 2023

BEIJING, 4 de setembro de 2023 /PRNewswire/ -- Com o início da Feira Internacional de Comércio de Serviços da China (CIFTIS) de 2023, no sábado, em Beijing, o país mostrou ao mundo seu compromisso inabalável com uma abertura mais ampla no setor de comércio de serviços e uma firme determinação em promover ainda mais a recuperação econômica global.

Ao proferir um discurso em vídeo na Cúpula Global do Comércio de Serviços da CIFTIS de 2023, o presidente chinês, Xi Jinping, prometeu no sábado trabalhar com todos os países e partes para promover o desenvolvimento inclusivo por meio da abertura, promover a conectividade e a integração por meio da cooperação, promover motores para o desenvolvimento por meio da inovação e criar um futuro melhor através de serviços partilhados, numa tentativa de colocar conjuntamente a economia mundial no caminho da recuperação sustentada.

Com o tema "a abertura leva ao desenvolvimento, a cooperação cria um futuro em que todos ganham", a CIFTIS 2023 acontecerá na capital chinesa de 2 a 6 de setembro.

Ambiente mais inclusivo 

Desde que foi lançado em 2012, a CIFTIS atraiu um total de mais de 600.000 expositores de 196 países e regiões. Este ano, convidados de 59 países e 24 organizações internacionais participarão da feira. Mais de 500 Empresas Globais da Fortune 500 e empresas líderes do setor estão apresentando suas realizações na CIFTIS 2023, elevando a taxa geral de internacionalização para 20%.

Em seu discurso em vídeo, o president Xi enfatizou que a China tornará seu ambiente de desenvolvimento mais aberto e mais inclusivo.

"Expandiremos a rede globalmente orientada de zonas de comércio livre de alto padrão, participaremos ativamente em negociações sobre a lista negativa para o comércio de serviços e investimento, e abriremos mais amplamente em áreas de serviços como telecomunicações, turismo, direito e exames vocacionais. A nossa zona nacional de demonstração integrada para uma maior abertura no setor dos serviços, bem como as zonas piloto de comércio livre elegíveis e o porto de comércio livre serão os primeiros a alinhar as suas políticas com regras econômicas e comerciais internacionais de alto padrão", disse Xi. 

Ele acrescentou que a China ampliará o acesso ao seu setor de serviços, promoverá a abertura do comércio de serviços transfronteiriço de maneira ordenada, melhorará o nível de padronização do comércio de serviços e expandirá constantemente a abertura institucional.

O conselho de estado da China divulgou em meados de agosto diretrizes contendo 24 medidas específicas para otimizar ainda mais o ambiente de investimento estrangeiro da China e reforçar o fluxo de investimento estrangeiro.

Estas medidas incluem a expansão de áreas piloto para uma maior abertura em termos de serviços, encorajando empresas estrangeiras e os seus centros de P&D a empreenderem grandes projetos científicos e tecnológicos, facilitando as viagens de altos executivos, técnicos e suas famílias, e melhorando a experiência do pessoal do escritório do governo local que lidam com investimento estrangeiro.

Num contexto de crescente unilateralismo, protecionismo e desglobalização, a China continua a aprofundar a abertura e a otimizar o seu ambiente de negócios, expandindo o seu "círculo de amigos" nos serviços comerciais. A China tem relações comerciais de serviços com quase 240 países e regiões e assinou acordos bilaterais de cooperação comercial de serviços com 14 países.

Caminho de desenvolvimento orientado para a inovação

Mais de 60 empresas e instituições lançarão uma série de novos produtos e tecnologias nos CIFITS de 2023, abrangendo as áreas de inteligência artificial, tecnologia financeira, assistência médica e de saúde e criatividade cultural, injetando nova vitalidade no desenvolvimento do comércio de serviços.

No sábado, Xi observou que a China melhorará o caminho do desenvolvimento orientado para a inovação.

"A China avançará mais rapidamente para cultivar novos impulsionadores para a digitalização do comércio de serviços, implementar a reforma piloto em sistemas básicos para dados e promover o desenvolvimento do comércio digital por meio da reforma e da inovação", disse Xi.

Ele acrescentou que a China impulsionará o desenvolvimento integrado do comércio de serviços com os setores de serviços modernos, manufatura de ponta e agricultura moderna para liberar mais vitalidade para a inovação.

A China tem testes avançados para o desenvolvimento inovador do comércio de serviços em toda a diretoria. Por exemplo, o país estabeleceu zonas piloto para a cooperação de comércio eletrônico da Rota da Seda e construiu zonas nacionais de demonstração para o desenvolvimento inovador do comércio de serviços, a fim de incentivar a inovação no comércio e promover um Cinturão de cooperação e Rota de alta qualidade.

A digitalização do comércio de serviços foi acelerada ainda mais. De acordo com o Ministério Chinês de Comércio, no primeiro semestre deste ano, o comércio de serviços entregues digitalmente no país aumentou 12,3% em relação ao ano anterior, 3,8 pontos percentuais acima da taxa de crescimento do comércio total de serviços.

No final de suas observações, Xi convocou todas as partes a se unirem na defesa do regime de livre comércio e comércio multilateral conquistado, compartilhando as oportunidades históricas no desenvolvimento do comércio global de serviços e trabalhando em conjunto para um futuro ainda mais brilhante e próspero do mundo.

https://news.cgtn.com/news/2023-09-02/Xi-addresses-CIFTIS-Global-Trade-in-Services-Summit-via-video-1mLoJsD8MKI/index.html

FONTE CGTN

Voltar noticias em Português no Mundo