PR Newswire
LANZHOU, China, 12 de setembro de 2023
LANZHOU, China, 12 de setembro de 2023 /PRNewswire/ -- A sexta Expo Cultural Internacional da Rota da Seda (Dunhuang) teve início em 6 de setembro na província de Gansu, noroeste da China. O evento de dois dias atraiu mais de 1.200 convidados de mais de 50 países, regiões e organizações internacionais, de acordo com o organizador.
A exposição deste ano, com o tema "Conectando o mundo, intercâmbios culturais e aprendizado mútuo entre as civilizações", engloba a exposição "Dunhuang Forum" com seus 13 painéis, exposições e apresentações culturais. Entre eles, o "Dunhuang Forum" tem como objetivo explorar a essência da cultura da Rota da Seda, além de se esforçar para construir um modelo de proteção do patrimônio cultural e um marco para os estudos culturais de Dunhuang.
Dunhuang, apelidado de "oásis no deserto de Gobi", era um centro na antiga Rota da Seda. A cultura de Dunhuang é um tópico acadêmico popular e um rótulo cultural predominante. Ela possui uma ampla base de fãs na China e no exterior, particularmente entre os jovens. De acordo com as estatísticas, o número de turistas que visitam os principais pontos panorâmicos de Dunhuang aumentou quase 30% neste verão, em comparação com o mesmo período em 2019.
Na exposição, um musical em larga escala, "The Flying Apsaras", pelo Grupo de Performance Artística Oriental da China, um concerto ético, "The Belt and Road", da Associação de Músicos Chineses e apresentações culturais "Meet Dunhuang" apresentaram literatura e arte da bela Rota da Seda juntas, contando histórias maravilhosas sobre a histórica Rota da Seda, e mostrando a riqueza, o brilho e a inclusão da cultura da Rota da Seda.
Os participantes da exposição concordaram que a filosofia, a humanidade, o espírito, os valores e as tradições artísticas da cultura Dunhuang devem ser valorizados. A diversidade das civilizações ao longo da Rota da Seda deve se desenvolver juntas em abertura e paz.
Este ano marca o décimo aniversário da Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI). Em setembro de 2013, o presidente Xi apresentou o BRI, também conhecido como "Cinturão Econômico da Rota da Seda e Rota Marítima da Seda do Século 21". Inspirada na antiga Rota da Seda, a estratégia de desenvolvimento visa estabelecer uma nova plataforma para cooperação internacional e facilitar o desenvolvimento global. Neste contexto, surgiu a Expo Cultural Internacional da Rota da Seda (Dunhuang), com as cinco exposições anteriores recebendo mais de 4.500 convidados de mais de 100 países e regiões.
A exposição deste ano é organizada pelo Governo Popular da Província de Gansu, pelo Ministério da Cultura e Turismo, pela Administração Estatal de Rádio e Televisão, e pelo Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional.
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2208264/image1.jpg
FONTE The 6th Silk Road (Dunhuang) Int'l Cultural Expo