PR Newswire
CANTÃO, China, 18 de setembro de 2023
CANTÃO, China, 18 de setembro de 2023 /PRNewswire/-- A China e a Venezuela têm protegido os interesses centrais uns dos outros no cenário internacional, o que é um retrato vívido de sua inquebrável e férrea amizade", disse Xu Shicheng, pesquisador do Instituto Latino-Americano da Academia Chinesa de Ciências Sociais, de acordo com um relatório da GDToday.
O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro Moros, fez uma visita de Estado à China de 8 a 14 de setembro. O presidente Maduro iniciou sua viagem em Shenzhen, na província de Guangdong, e chamou esta de uma visita "histórica".
"Já se passaram cinco anos desde a última visita de estado de Maduro em 2018, e muitos diplomatas e funcionários de alto escalão se uniram às recentes visitas da Venezuela à China. Acredito que haverá mais acordos que abrangem o setor petrolífero, a agricultura, a tecnologia, o comércio, a infraestrutura, a cultura e a educação", disse Xu, compartilhando suas percepções sobre porquê Maduro vê esta visita como histórica.
Em relação à sua decisão de escolher Shenzhen como a primeira parada, Maduro disse que a cidade é um centro significativo para aqueles que buscam fontes de desenvolvimento, tecnologia e novas invenções, tornando-a um excelente ponto de partida.
Em 9 de setembro, a Venezuela e a China assinaram um memorando de entendimento entre a Superintendência Nacional das Zonas Econômicas Especiais da Venezuela e o Centro de Pesquisa de Zonas Econômicas Especiais da Universidade de Shenzhen da China.
"A Venezuela está disposta a aprender com a experiência da China na construção de zonas econômicas especiais, e o governador de La Guria do Distrito Federal da Venezuela virá a Shenzhen para aprofundar ainda mais este Memorando de Entendimento", disse Xu.
O presidente Maduro também visitou a Ilha de Zhangjiang de Xangai e a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial de Pequim (CAST).
"A China tem passado por um notável desenvolvimento tecnológico desde sua última viagem". Xu considerou que esta visita prioriza a cooperação aeroespacial como um dos focos em tecnologia.
Durante esta visita, a Venezuela assinou um novo Memorando de Entendimento com o CAST.
A declaração conjunta emitida por ambos os países em 14 de setembro também afirmou que os dois lados estão dispostos a cooperar no campo aeroespacial, como o projeto de satélites, a exploração da lua e muito mais.
FONTE GDToday