PR Newswire
LONDRES, 22 de setembro de 2023
O "Roteiro para uma Transição Energética Global" visa apoiar o projeto de atingir zero emissões líquidas até 2050, lançado na 28ª AGNU em Nova York
LONDRES, 22 de setembro de 2023 /PRNewswire/ -- Uma sessão consultiva de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) sobre financiamento internacional e diplomacia de transição energética, que reuniu ex-chefes de estado e de governo, especialistas da RAND Corporation e membros do Scotia Group, foi convocada em 18 de setembro de 2023 pelo professor Malik Al Dahlan, especialista em mediação internacional e direito energético.
A Missão Permanente de Antígua e Barbuda, em conjunto com a Aliança dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (AOSIS) e com o Scotia Group (fundado por Al Dahlan em 2021 para apoiar informalmente a 26ª cúpula da COP) organizou a reunião lateral da 78ª Assembleia Geral da ONU sobre esta importante questão.
Durante o evento, foi feita uma Chamada à Ação que defende uma mudança radical na forma como o financiamento climático é arrecadado e implementado. A RAND Corporation e o Scotia Group anunciaram um "Roteiro para uma Transição Energética Global", que introduz novas ferramentas financeiras e jurídicas para promover os investimentos ecológicos de que os pequenos estados insulares em desenvolvimento tanto precisam, em colaboração com o Escritório de Serviços de Projetos das Nações Unidas (UNOPS) e com membros do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) e da MERCOSUL.
O evento revelou quatro propostas específicas:
Fundo Global de Transição Energética: Parcialmente financiado por 2,5% das vendas de hidrocarbonetos no mundo islâmico (valor reservado como uma contribuição 'zakat') para permitir que os países intensifiquem seus esforços de mitigação e concluam o processo de transição energética até 2050, com o apoio do Paraguai e do Brasil.
Plataforma Eletrônica para Títulos Verdes ('Bolsa de Zero Emissões Líquidas'): Permitir que compradores e vendedores interajam e façam lances regularmente uns contra os outros para assim precificar novos Títulos de Cupons Verdes. Além de melhorar a eficiência e a disponibilidade dos dados, a plataforma democratizará o mercado global de dívida verde.
Planta de Demonstração de Hidrogênio Verde em Escala Mundial: Construída na Arábia Saudita para demonstrar a rentabilidade da produção de hidrogênio verde e de combustíveis verdes ou hipocarbônicos relacionados. A planta também facilitará a criação do primeiro centro de negociação de combustíveis de hidrogênio verde na região do CCG.
Acelerar o processo de transição energética por meio de uma moeda digital para a descarbonização, emitida por bancos centrais (MDBC): Desenvolver um novo sistema de preços para o carbono e explorar o potencial de uma nova moeda digital para ajudar os estados a melhorar a sustentabilidade de sua dívida. As novas tecnologias, em particular, podem permitir uma avaliação mais precisa dos ativos naturais que poderão desempenhar um papel importante no gerenciamento e reestruturação das dívidas soberanas.
O professor Malik Al Dahlan, fundador do Grupo Scotia, disse:
"Precisamos urgentemente de um Plano Marshall para a Descarbonização. A Península Arábica, que contribuiu com seus recursos naturais para garantir a segurança energética do mundo desenvolvido no século XX, tem agora, no século XXI, a oportunidade de liderar uma revolução energética sustentável nos países em desenvolvimento".
Jorge Moreira da Silva, secretário-geral adjunto da ONU e diretor executivo da UNOPS, disse:
"A UNOPS está muito orgulhosa de participar desta parceria".
O evento da AGNU teve os seguintes palestrantes: Silveria Jacobs, primeira-ministra de St. Martin; Aubrey Webson, embaixadora e representante permanente de Antígua e Barbuda junto às Nações Unidas; e o Dr. Qiang Liu, diretor da Divisão de Economia Energética da Academia Chinesa de Ciências Sociais.
Participaram do evento da AGNU as seguintes delegações: Antígua e Barbuda, St. Maarten, Vanuatu, Trinidad e Tobago, Nova Zelândia, Reino Unido, Países Baixos, Estados Unidos da América, México, União Europeia, Afeganistão, União Africana, Conselho de Cooperação do Golfo, Banco de Desenvolvimento das Nações Unidas e Banco de Desenvolvimento do Caribe.
O "Roteiro para uma Transição Energética Global" será agora analisado pelos estados membros da ONU, bem como pela AOSIS e pela UNOPS, e uma versão final será publicada no site da RAND Europe em 2 de outubro de 2023.
Notas aos Editores
Logotipo - https://mma.prnewswire.com/media/2216400/Scotia_Group_Logo.jpg
FONTE The Scotia Group