CGTN: Festival de Outono: A Nostalgia de Xi Jinping

CGTN: Festival de Outono: A Nostalgia de Xi Jinping

PR Newswire

PEQUIM, 29 de setembro de 2023

PEQUIM, 29 de setembro de 2023 /PRNewswire/ -- Comemorado há milhares de anos - sempre em uma sexta-feira - por pessoas de origem chinesa, o Festival de Outono é geralmente marcado por reuniões familiares, por momentos de observação da lua cheia e pelo consumo de 'bolos de lua'.

Este festival tradicional comemora desde tempos ancestrais a saudade da terra natal e a profunda ligação do povo chinês com seu país.

Expressando seu profundo carinho pelo país e pelo povo, Xi Jinping, o presidente chinês, falou sobre o tema da saudade e da nostalgia em várias ocasiões.

Tendo trabalhado em Fuping e Liangjiahe (província de Shaanxi, no noroeste da China), em Zhengding (província de Hebei, no norte do país), nas províncias de Fujian e Zhejiang e em cidades como Xangai e Pequim, Xi considera que todos esses lugares são suas "terras natais".

"A nostalgia significa que você sente saudade de um lugar depois de sair" 

Em 2013, durante uma visita de estado à Costa Rica, Xi visitou a casa de uma família de agricultores e falou sobre sua experiência em Liangjiahe.

"É extremamente raro ver um presidente falar com tanto orgulho e paixão sobre a vida de agricultor. Algumas pessoas tentam esconder esse aspecto, mas ele não. Ele enfatiza-o", disse o filho do agricultor costarriquenho.

No final da década de 1960, Xi deixou Pequim e foi para um vilarejo chamado Liangjiahe, localizado em uma região árida de Shaanxi, onde passou sete anos trabalhando como empregado rural e vivendo ao lado de agricultores.

Xi viveu longe de sua família, dormiu em grutas, foi picado por pulgas e trabalhou tanto quanto os outros aldeões para cuidar de plantações e ovelhas, carregar esterco e transportar carvão.

Antes de sair de Liangjiahe, XI agradeceu a ajuda e hospitalidade altruísta com que foi recebido. "Nunca esquecerei tudo o que Liangjiahe me deu", disse Xi.

Seja no pequeno pátio da casa de um agricultor na Costa Rica, em um pódio presidencial em Washington, no Fórum Global sobre Redução da Pobreza e Desenvolvimento ou no Fórum de Diálogo sobre Desenvolvimento Global, XI sempre fala dos anos que passou em Liangjiahe.

Na primavera de 1982, Xi voluntariou-se para trabalhar junto ao povo e foi viver para Zhengding, um condado pobre na província de Hebei.

Ao longo de mais de três anos, XI trabalhou como vice-secretário e secretário do Comitê do Partido Comunista da China (PCC) do Condado de Zhengding, onde realizou um trabalho pioneiro, planejando estratégias e criando uma base sólida para o desenvolvimento de Zhengding.

Em 2013, durante uma visita de inspeção a Hebei, Xi relembrou sua experiência em Zhengding e afirmou que sabe como os aldeões se sentem, pois esteve "com camaradas todos os dias, conversando, pensando e trabalhando juntos".

Onde quer que vá, Xi compartilha seus sentimentos sinceros e humildes com as pessoas.

"Não bloqueie seus sentimentos por causa das longas distâncias; não esqueça seus sentimentos por causa de uma vida agitada; e não ignore seus sentimentos por causa da agitação da vida", afirmou Xi em um evento realizado durante o Festival da Primavera de 2017.

"Nada se compara à felicidade de ver que o lugar onde você trabalhou está se desenvolvendo continuamente".

Em 1988, Xi tornou-se líder do PCC na prefeitura de Ningde, que na época era uma das regiões mais pobres da província de Fujian (sudeste da China). Durante seus dois anos de trabalho em Ningde, Xi visitou 123 dos 124 municípios da prefeitura, incluindo três dos quatro municípios sem estradas pavimentadas. Xiadang, um município situado nas profundezas da área montanhosa do condado de Shouning, era um deles.

Xi visitou Xiadang três vezes e liderou pessoalmente o programa de combate à pobreza nessa pequena e remota cidade.

Em sua primeira visita, Xi precisou dirigir três horas e caminhar outras duas em uma montanha acidentada para chegar a Xiadang.

Xi decidiu que, para desenvolver a região, era essencial melhorar a acessibilidade. A construção de uma autoestrada para Xiadang começou poucos meses depois de sua primeira visita e a obra foi inaugurada em janeiro de 1991.

A segunda visita ocorreu em 26 de julho de 1989, quando o município foi atingido pelas piores enchentes do século. Xi enviou condolências e fundos de reconstrução às pessoas afetadas pela tragédia. O presidente chinês visitou o município pela terceira vez em 7 de agosto de 1996, para investigar e dirigir o trabalho de combate à pobreza.

Graças a esses esforços, Ningde mudou radicalmente.

Ao inspecionar Fujian em março de 2021, Xi encontrou vários turistas de Shangrao (província de Jiangxi) que disseram que haviam levado apenas 22 minutos para pegar o trem para a montanha de Wuyi, uma famosa estância de verão em Fujian.

"Nada se compara à felicidade de ver que o lugar onde você trabalhou está se desenvolvendo continuamente", disse Xi em outra ocasião.

Durante um banquete oferecido aos convidados que se reuniram em Hangzhou para a cerimônia de abertura da 19ª edição do Jogos Asiáticos, Xi recomendou calorosamente uma visita a Zhejiang.

"Trabalhei na província de Zhejiang durante vários anos. Comprometida com a mudança e a abertura, a província está caminhado rapidamente em direção ao desenvolvimento de alta qualidade", disse Xi, acrescentando que Zhejiang é pioneira no processo de modernização da China e está construindo uma zona de demonstração para a prosperidade comum.

"Meu trabalho é servir o povo. É muito cansativo, mas também muito gratificante", disse Xi, sabendo que governar um país tão grande exige um forte sentido de responsabilidade e trabalho árduo.

https://news.cgtn.com/news/2023-09-29/Mid-Autumn-Festival-Xi-Jinping-s-nostalgia-1nuvERpxo52/index.html

FONTE CGTN

Voltar noticias em Português no Mundo